15 abril, 2021

Colecção «Peter Pan» - Livro 1: Londres

Sai hoje para as bancas em distribuição com o jornal Público, o primeiro álbum (de seis) que compõem a Coleçcão Peter Pan numa edição da ASA.

Este Peter de Loisel é uma adaptação negra e livre das personagens da clássica história escrita por James Matthew Barrie e publicada em livro em 1911. Peter é aqui um menino nascido na miséria e na violência dos bairros londrinos do século passado, e que descobre na leitura de epopeias fantásticas um mundo paralelo ao dos homens, mas que não é menos perturbante.

Londres, Inverno de 1887. Peter é uma criança e, como tantas outras naquela cidade, vive na miséria. Porém, tem o dom de contar histórias fantásticas aos seus companheiros, conseguindo assim trazer um pouco de luz e de sonho às suas vidas sombrias. Inventa também uma mãe afectuosa e elegante, em contraste com a sua que, consumida pelo álcool, há muito deixou de lhe proporcionar qualquer tipo de sustento e muito menos de carinho. Na verdade, Peter tem a sorte de conhecer o senhor Kundal, um velho médico que decide protegê-lo e ajudá-lo, dando-lhe não só de comer, mas encarregando-se igualmente da sua educação: ensina-o a ler, escrever e contar, iniciando o jovem indigente no apaixonante mundo das histórias e das lendas. Um dia, Kundal conta a Peter que conheceu o pai dele e entrega-lhe um livro sobre mitologia grega que lhe tinha pertencido, o único legado de um pai desaparecido. Depois de uma discussão violenta com a mãe, Peter refugia-se no velho porto e começa a ler o livro do seu pai.
 
Ficha técnica:
LONDRES - Volume 1 (de 6) da Colecção «Peter Pan»
Argumento e desenho de Loisel
Capa dura, cores, 56 pags.
PVP: € 10,90
Editora ASA 

Sem comentários: