14 junho, 2021

Murena continua bem entregue e a ASA aventura-se

 
Depois do desaparecimento de Phillipe Delaby, estava expectante relativamente a «O Banquete», o 10º volume da série «Murena» recentemente publicado pela ASA. Mas, felizmente, e após a sua leitura, a primeira coisa que me apraz dizer é que o legado de Delaby está bem entregue nas mãos e arte de Theo Caneschi. Enquanto Dufaux continua a gerir todo o enredo com mestria, desenvolvendo, ainda que por vezes por caminhos sinuosos, toda a luta histórica de bastidores pelo poder em Roma, a arte de Theo garante uma linha de continuidade da série com grande realismo, revelando igualmente uma excelente planificação, e o que se perde, eventualmente, em algum rigor no desenho, característica de Delaby, ganha-se agora em expressividade. E a leitura continua cativante. Aguardo por «Lemúria» em Setembro.
 
Entretanto, e aproveitando estar a falar de edições da ASA, soube agora que, para o segundo semestre de 2021, e tirando as continuações dos clássicos Astérix (novo álbum «Astérix e o Grifo» em Outubro), Michel Vaillant (novo álbum «Pikes Peak» em Novembro) e Blake e Mortimer (novo álbum «O último Espadão» também em Novembro), a editora prepara uns "fora da colecção" dos populares universos Astérix e do Tintim.
 
Porque a ASA não é só banda desenhada, o primeiro destes lançamentos será o gastronómico livro «Les banquets d'Astérix» de Thibaud Villanova e o segundo «L'Integrale Des Jurons Du Capitaine Haddock» de Albert Algoud. Pessoalmente confesso alguma surpresa!

2 comentários:

Ricardo Amaro disse...

Em frente é o caminho! Mas que não abandonem a reedição de murena.

Optimus Primal disse...

A concorrência faz milagres.