10 abril, 2022

Arte de Autor em 2022!

Depois da DEVIR ter falado sobre plano editorial para 2002 (ver aqui), também a ARTE DE AUTOR abriu o seu livro. Nas redes sociais divulgou o seu calendário editorial para o presente ano, e como não podia deixar de ser, deixou a promessa de óptimas novidades.
 
Depois de ter fechado o ano passado com 15 novas edições (+3 em co-edição), para 2022, este número promete ser ultrapassado, até porque há um reforço da parceria com A Seita. No imediato, entre Janeiro e Março, a editora conta já com 5 lançamentos. Para os restantes nove meses do ano, segue-se o guia das novidades:
 
Assim, e ainda durante o presente mês, podemos contar com AS HELVÉTICAS, o penúltimo volume da Colecção Corto Maltese por Hugo Pratt da editora. Acresce a reedição do (esgotado) primeiro álbum, A BALADA DO MAR SALGADO. Mais para o final do mês, teremos MAUSART. Finalmente uma novidade com a assinatura de Gradimir Smudja. Será uma edição integral, que reúne os dois álbuns Mausart e Mausart em Veneza. Sobre o Smudja, repito o finalmente, porque depois do maravilhoso Vincent e Van Gogh de alguns anos atrás, já era tempo de redescobrimos os seus desenhos e cores absolutamente fantásticos. Estou expectante com este lançamento. Ainda em Abril, e em co-edição com a A Seita, está previsto o segundo (e volume final) de O COMBATE QUOTIDIANO, de Manu Larcenet.

Para Maio, teremos o final da bela colecção Armazém Central. Com mais um volume duplo, que reúne as histórias AS MULHERES e NOTRE-DAME-DESLACS, fica fechada em português esta magnifica série, assinada por Loisel e Tripp.

Em Junho, e a avaliar pelas imagens de algumas páginas disponíveis na internet, chega mais uma bela surpresa. No formato integral temos A VINGANÇA DO CONDE SKARBEK, da autoria de dois grandes nomes da bd franco-belga, Yves Sente e Rosinsky. Uma história de vingança e julgamento, no mundo da arte em Paris, em meados do século XIX. Promete!
 
Aqui pelo meio, e depois de Shangai Dream e de Sapiens Imperium, e mais uma vez em co-edição, teremos a reedição do álbum O FADO ILUSTRADO, da autoria de Jorge Miguel. A aposta neste autor nacional continua a dar os seus frutos.
 
O retrato biográfico do autor de Blake e Mortimer, intitulado EDGAR P. JACOBS – SONHADOR DE APOCALIPSES é a aposta para Julho. E chegados a Agosto, há a continuação da saga BUG, com a publicação do terceiro álbum, escrito e desenhado por Enki Bilal.
 
E chegamos ao último trimestre do ano.
 
Em Outubro, e muito provavelmente a pensar no Amadora BD, teremos , o último volume da Colecção Corto Maltese. Para esta altura está também previsto o NOIR BURSLESQUE, o mais recente álbum do excelente Marini. Trata-se de um policial ambientado nos anos 50, que junta paixão, crime, ciúme e vingança numa história, a qual o autor já se encontra a trabalhar numa segunda parte, com edição igualmente já assegurada para Portugal.
 
E até ao final do ano, ainda podemos contar com o terceiro álbum da excelente história O CASTELO DOS ANIMAIS, o terceiro álbum de OS FILHOS DE EL TOPO, e diz a editora que... pode ser que haja ainda espaço para mais uma novidade! Aguardemos.
 
Da colaboração com a A Seita, está previsto NATUREZAS MORTAS, do nosso já conhecido e muito admirado Zidrou e com arte do espanhol Oriol. E para o final do ano um álbum completo, uma história fechada, O CAVALEIRO DO UNICÓRNIO, apresentado como uma saga medieval com toques de fantástico e em tons de alegoria sobre a violência, com argumento de Stéphane Piatzszek e arte de Guillermo Gonzalez Escalada. 
 
Isto promete.... boas leituras!
 

Sem comentários: