19 maio, 2022

Lançamento A SEITA: O Perigoso Pacifista - Histórias de Adriano Correia de Oliveira

Uma BD biográfica de uma voz da canção popular portuguesa é nova proposta de leitura da editora A SEITA, aqui em associação com o Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira. Com o provocatório titulo O PERIGOSO PACIFISTA, este livro que conta com o argumento de Paulo Vaz de Carvalho e o desenho de João Mascarenhas, traz-nos a vida e obra de Adriano Correia de Oliveira, músico português e cantor de intervenção no período do Estado Novo. 
 
Sobre esta obra escreveu Paulo Monteiro, Director do Festival de BD de Beja: 
Boa parte da alma cantada da Revolução dos Cravos passa pelos acordes e pela voz de Adriano. E é boa parte dessa alma que nos é revelada neste livro. A vida como ela é, contada de forma sublime neste livro encharcado em humanidade e poesia. Um livro que reverbera a vida de Adriano mas que fala essencialmente da condição humana, trazendo o músico para o nosso convívio, para a nossa intimidade.” 
 
O PERIGOSO PACIFISTA
A música de Adriano Correia de Oliveira marcou profundamente a vida de Portugal antes e depois do 25 de Abril, e foi uma das peças fundamentais com que se construiu o país democrático em que hoje vivemos. Durante muito tempo injustamente esquecida, a obra de Adriano é homenageada neste livro que, através de depoimentos daqueles que privaram directamente com o cantor, recolhidos por Paulo Vaz de Carvalho e João Mascarenhas, mostra um lado mais divertido e mais humano de uma das mais importantes vozes portuguesas da segunda metade do século XX.
 
Não sendo uma originalidade, este livro é complementado com um CD em que se reúnem sete dos maiores êxitos de Adriano Correia de Oliveira, proporcionando desta forma ao leitor um conhecimento literal da vida e obra do cantor. A saber:
 
1 – Minha Mãe (1962)  2 – Trova do Vento que Passa (1963)  3 – Cantar de Emigração (1970)   4 – Canção com Lágrimas (1970)  5 – E Alegre se Fez Triste (1971)   6 – Tejo que Levas as Águas (1975)  7 – Vira Velho (1980)
 
 
Ficha técnica:
O Perigoso Pacifista - Histórias de Adriano Correia de Oliveira
Arte de João Mascarenhas e argumento de Paulo Vaz de Carvalho
Capa dura, formato 215x285 mm, cores, 56 páginas.
ISBN: 978-989-53382-6-9 
PVP: € 17,50
Edição A SEITA

Sem comentários: