30 junho, 2022

Lançamento LEVOIR: «Clássicos da Literatura em BD» - vol. 15: 20.000 Léguas submarinas

O lento retomar da LEVOIR na edição de BD por cá faz-se sob a forma de uma segunda série (que na pratica é uma continuação) da Colecção Clássicos da Literatura em BD. Já disponível nas bancas e livrarias, temos a adaptação das 20.000 Léguas Submarinas, o 15º livro da colecção, que nos traz de volta um dos grandes nomes da literatura mundial e um dos pioneiros no género de ficção cientifica: Júlio Verne
 
A obra 20000 Léguas Submarinas foi publicada pela primeira vez em 1871, e conta a história das descobertas do Professor Pierre Aronnax e dos seus companheiros, do seu criado Conseil e do exímio arpoador Ned Land a bordo do submarino Nautilus pertencente ao enigmático capitão Nemo.
 
Em 1866, quando navios de diversas partes do mundo começaram a naufragar e a sofrer misteriosas avarias, governantes e homens de ciência mobilizaram-se para identificar, localizar e deter o misterioso monstro marinho responsável por tais ataques. Procuravam algo descrito como “comprido, fusiforme, fosforescente em certas ocasiões, infinitamente maior e mais veloz que uma baleia”. Mas a missão não correu conforme os planos, e a besta desconhecida destroçou a fragata que fora em sua captura e onde viajavam o Professor Aronnax, Conseil e Ned, conseguindo sobreviver ao ataque, mas são capturados pelo “monstro”. Neste momento eles descobrem que na verdade não existe nenhuma criatura, mas sim um gigante submarino, Nautilus, com uma tecnologia que jamais tinha sido vista no mundo. A bordo estão o misterioso Capitão Nemo e os seus companheiros. Nemo recebe os três sobreviventes como parte da sua tripulação, com a condição de que eles nunca mais voltassem para casa, pois o capitão não quer que o seu segredo seja revelado. Sem ter muitas opções, os três homens aceitam o acordo, esperando que em algum momento exista uma possibilidade de fuga ou que o Nautilus seja capturado. E é desta forma que os três começam a navegar pelo mundo submarino, conhecendo lugares e criaturas incríveis, que nunca imaginaram existir.
 
O livro está dividido em duas partes a primeira em banda desenhada e na segunda há um dossier onde se apresenta o percurso e a obra do autor em questão, numa cronologia cheia de curiosidades e histórias.

Ficha técnica:
20.000 Léguas Submarinas
Colecção «Clássicos da Literatura em BD» - Livro 15
Adaptação e argumento de Fabrizio Lo Bianco e desenhos de Francesco Lo Storto
Capa dura, formato 210 x 285 mm, cores, 64 págs.
ISBN 9789896828936
PVP: € 13,90
Edição LEVOIR

1 comentário:

Optimus Primal disse...

Continuo a dispensar,mas com aumentos e " canibalismo" dos álbuns duplos num só,estão a seguir o rumo que afundou a dc/novelas gráficas/Black Label.Deve ser a 1a vez que a numeração não volta ao 1!!!
A marvel safou-se de boa quando apareceu a Salvat.