09 setembro, 2022

As Exposições do 33º AMADORA BD

Não sei se estão preparados para isto, mas a mês e meio do inicio da edição deste ano do festival AMADORA BD e a organização divulgou quais as EXPOSIÇÕES que irão estar patentes no núcleo central, bem como na galeria Artur Bual e na Bedeteca da Amadora. Podem pensar que não é lá grande coisa, certo... mas a verdade é que já não tenho memória de uma antecipação destas. Revela um esforço da organização em mudar. Valha-nos isso!
 
 
Seguindo talvez o modelo de Beja, na maioria das exposições anunciadas podemos contar com a presença dos respectivos autores, e aqui temos as dedicadas a «Balada para Sophie» e «Armazém Central», e noutras junta-se o lançamento de novidades como é o caso de «Os Portugueses», com os autores Olivier Afonso e Chico, «Os mundos de Thorgal» com um novo álbum da série e a presença do desenhador Fréd Vignaux e «O Infeliz Pacto do George Walden» igualmente com a presença dos autores, Rodolfo Oliveira e André Morgado, e o lançamento do respectivo livro que dá o nome à exposição. 
 
Das restantes mostras, destaco a celebração dos «60 anos do Homem-Aranha» que traz a Portugal, o desenhador americano Bob McLeod e «Fora» dedicada a Hugo Van der Ding (de quem sou ouvinte da sua rubrica radiofónica «Vamos todos morrer») mas que surge aqui certamente na qualidade de autor pela obra O Lixo na Minha Cabeça, recentemente editado, onde reúne as tiras de humor com que nos tem brindado nos últimos anos, desde A criada malcriada até à Dra. Messalina. Nas restantes mostras, temos «4 Quartos (e são nossos!)» das portuguesas Joana Mosi e Patrícia Guimarães e das francesas Elléa Bird e Blanche Sabbah e «Companheiros de Penumbra – A BD Underground portuguesa» do português Nunsky, e ainda a dedicada ao selo editorial COMIC HEART.

No que respeita às exposições deslocalizadas do núcleo central, coisa que não acho piada até porque os locais não ficam propriamente perto e implicam deslocações extras, penso que repetem Beja a «Desenhar no escuro» e a dedicada a «Jayme Cortez». Ambas valem a pena a quem se der ao trabalho de as ir ver.

Atualizando a lista de autores presentes, temos:

- Filipe Melo e Juan Cavia
- Olivier Afonso e Chico
- Régis Loisel e Jean-Louis Tripp
- Fréd Vignaux
- Bob McLeod
- Luis Louro
- Osvaldo Medina
- Marcelo Quintanilha
- Ricardo Venâncio
- Rodolfo Oliveira e André Morgado
- Joana Mosi e Patrícia Guimarães
- Elléa Bird e Blanche Sabbah
- Nunsky
- Hugo Van der Ding
 
Não faltam bons motivos para visitar a edição 33º do Amadora BD.
Apontem a data de 20 a 30 de Outubro!
 

Sem comentários: