08 setembro, 2022

Lançamento TIGRE DE PAPEL: Palestina

 
É um dos lançamentos surpresa deste ano da Feira do Livro de Lisboa, a obra PALESTINA, do importante marco do jornalismo em BD, Joe Sacco, aqui numa versão definitiva. Além da novela gráfica original, de 288 páginas, e textos de introdução de Edward Said e Sandra Monteiro, esta edição especial em capa dura inclui um conjunto de materiais exclusivos, muitas notas originais de Sacco, esboços e referências fotográficas, com a chancela da TIGRE DE PAPEL.
 
Não é a estreia deste autor em Portugal, porque já anteriormente  tinha sido editado GORAZDE: ÁREA DE SEGURANÇA (Levoir, 2019) onde nos tinha trazido o lado nu e cru da Guerra na Bósnia.
 
Com o papel que o Médio Oriente tem na política mundial contemporânea, a Palestina de Sacco nunca foi tão relevante. Resultado de largos meses de investigação e de uma longa visita à Cisjordânia e à Faixa de Gaza no início dos anos 1990 (onde realizou mais de cem entrevistas com palestinianos e israelitas), Palestina foi o primeiro grande trabalho em BD de não-ficção política e histórica de Sacco, cujo nome se tornou sinónimo desse formato gráfico do Novo Jornalismo. A reportagem perspicaz de Sacco é feita nas linhas de frente, onde populações são atingidas por tiros e gás lacrimogéneo, soldados espancam civis e estradas são bloqueadas. Sacco entrevistou prisioneiros, refugiados, manifestantes, crianças feridas, agricultores que perderam as suas terras e famílias dilaceradas pelo conflito.
 
Ficha técnica:
Palestina 
De Joe Sacco
Capa dura, p/b, 300 páginas
PVP: € 25,95
Edição TIGRE DE PAPEL 

2 comentários:

Antonio disse...

Nuno, esta obra já tinha sido publicada anteriormente em Portugal em 2 volumes (com prefácio de Mário Soares), julgo pela Gradiva. Pode confirmar?..

Nuno Neves disse...

Olá António, tive a pesquisar sobre a edição de Palestina, e de facto tem razão. Já tinha sido anteriormente publicada em dois volumes, Uma nação ocupada (2004)
e Na faixa de Gaza (2004), numa edição não da Gradiva, mas em co-edição da Mundo Fantasma e Devir. Não conhecia estas edições.