A editora A SEITA acaba de alargar o âmbito do seu projecto editorial que, para além da edição normal de obras de banda desenhada, contempla agora a edição de livros sobre banda desenhada. O mote já tinha sido dado há uns tempos trás aquando foi lançamento de Imagens de uma Revolução - O 25 de Abril e a BD, e o que se segue agora é o reforço da oferta de obras que versam igualmente sobre BD. Ao abrigo do programa «Garantir Cultura» fica garantida a edição de mais três livros sobre BD, que abordam temáticas desde de entrevistas a autores, passando por resenha históricas e homenagens.
E o que penso sobre estes lançamentos? A Seita viu aqui uma oportunidade e aproveitou-a, criando uma oferta num género que não tem grande tradição no nosso mercado. Pessoalmente confesso-me um leitor ocasional deste tipo de livros. Tirando os catálogos do Amadora BD, do tempo que o festival os editava, os poucos que guardo na minha bedeteca são praticamente relacionados com personagens, pelo que dos títulos anunciados aquele talvez me suscite maior curiosidade seja o dedicado ao Tex, ainda que não seja um irredutível leitor das suas aventuras. Só folheando é que decidirei.
Para além do referido Imagens de um Revolução, já disponível, estão igualmente em distribuição Conversas de Banda Desenhada e Variantes - Homenagem à BD Portuguesa. O Tex: Mais que um Herói, terá lançamento daqui a uma semanas durante o festival Amadora BD. Ficam aqui as capas e uma sinopse dos mesmos.
Imagens de uma Revolução: O 25 de Abril e a BD, de João Miguel Lameiras, João Paulo Boleo e João Ramalho Santos
Trata-se de um livro de ensaio ilustrado, que procura documentar e reflectir sobre a forma como o período da ditadura salazarista, da guerra colonial e da revolução de 25 de Abril que lhes pôs termo, foram abordados pela BD, tanto de autores nacionais como estrangeiros. Baseado em projectos anteriores dos mesmos autores ligados a uma exposição comemorativa do 25 de Abril, este volume actualizou os últimos 20 anos de produção de BD nacional, com inúmeras referências novas, e capítulos adicionais.
Conversas de Banda Desenhada, de João Miguel Lameiras e Carina Correia
Um
registo escrito de entrevistas informais com alguns dos principais
autores nacionais em actividade.
Os escolhidos para as conversas neste primeiro volume, foram Filipe Melo
e Juan Cavia, Joana Afonso, Jorge Coelho, Luís Louro, Marco Mendes,
Nuno Saraiva, Osvaldo Medina e Paulo Monteiro. Realizadas entre Novembro
de 2021 e Março de 2022, estas oito conversas - que na verdade são
nove, uma vez que há uma dupla - possibilitarão ao leitor uma visão mais
abrangente do panorama actual da BD portuguesa e um melhor conhecimento
dos autores por trás das obras.
Variantes – Uma Homenagem à BD portuguesa
Uma homenagem à BD portuguesa, através de um percurso pela sua história, autores e obras emblemáticas, cujas pranchas escolhidas são recriadas por alguns dos desenhadores mais representativos das gerações actuais. O volume completa-se com textos evocativos de cada autor e obra assim homenageados. Extenso repositório da história da BD portuguesa até 2000, que junta criadores, críticos e especialistas, e descoberta do património da Nona Arte portuguesa de uma forma atenta e apaixonada, explorando as mais diversas vertentes, começando pelo início e pelas primeiras obras de Bordallo Pinheiro, este álbum implicou a encomenda de 24 pranchas originais de BD e outros tantos textos a duas dúzias de criadores e especialistas. (editado em parceria com a Turbina).
Tex: Mais que um Herói, de Mário João Marques
Trata-se do primeiro livro temático, publicado em Portugal, dedicado a Tex. Uma extensa obra de 488 páginas(!) sobre o mítico ranger eterno que documenta e analisa detalhadamente toda a trajetória e história de Tex, desvendando mais de sete décadas de autores, ilustradores, sagas e segredos desta carismática personagem dos fumetti italianos.
Sem comentários:
Enviar um comentário