22 novembro, 2023

Colecção O Assassino - volume 1: Debaixo de Mira | A Engrenagem

Esta é daquelas séries de leitura tão boa que nem sei como é possível ter ficado na altura incompleta e depois esquecida tanto tempo. Felizmente que esta falta começa agora a ser reparada. Assim, a partir de hoje e nas próximas seis semanas, teremos todas as Quartas-feiras a companhia de O ASSASSINO, da dupla Jacamon e Matz, em álbuns duplos, numa edição da ASA/Público.
 
Este primeiro volume não traz histórias inéditas. Debaixo de Mira e A Engrenagem foram por cá publicados anteriormente, em 2002 e 2003, respectivamente, pela desaparecida editora Booktree.
 
Matz escreve uma narrativa sedutora, apresentando-nos uma personagem com uma visão muito simplista do seu trabalho: dar resposta a uma procura, por sinal bem remunerada. É a vida de um um assassino profissional. Um trabalho solitário que conduz invariavelmente a longos periodos de espera, onde a personagem central vai falando com o leitor através dos seus pensamentos. São monólogos introspetivos, onde reflecte sobre o sentido literal da vida, sobre as suas idiossincrasia, partilhando pensamentos e angustias. Acabamos por aceitar a sua lógica e gera-se uma empatia com a personagem. Os tempos mortos são intercalados com flashbacks e sequências de grande violência. 
 
O desenho de Luc Jacamon é magnifico e serve na perfeição à história. Um registo gráfico realista e dinâmico, e uma aplicação de cor que na definição de ambientes acompanham exemplarmente o ritmo lento nos tempos mortos ou conferem uma grande intensidade nas situações de confronto. 
 
Como extra, os sete volumes que compõem esta colecção devidamente alinhados na vertical formam um desenho na lombada.
 
Bastante recomendável. Hoje nas bancas!



 
1. Debaixo de Mira
Debaixo de Mira é a autobiografia de um assassino profissional. Um homem solitário e frio, metódico e consciencioso, sem escrúpulos nem remorsos. Enquanto vigia a sua próxima vítima, partilhamos os seus pensamentos, aprendemos a conhecê-lo, descobrimos a sua vida através de muitas recordações. A espera é longa e ele exaspera, arrastando-nos para abismos de violência, até à explosão final. Mas será que o jogo está viciado? Cuidado… 
 
2. A Engrenagem
No final do primeiro volume, o Assassino estava em fuga, a bordo de um avião com destino a Caiena. Reencontramo-lo na Venezuela, ao sol. Restabeleceu-se e vive la dolce vita com uma rapariga linda. Fica a saber por um autóctone da chegada de um gringo e isto cheira-lhe a esturro: rapidamente se apercebe de que o recém-chegado o observa. Trata-se de Laporte, um polícia que começara a segui-lo em Paris… Continuamos a seguir o rasto do Assassino, a «ouvir» o seu monólogo, a habituar-nos à sua lógica implacável de solitário e, ao fecharmos este segundo volume, apetece-nos logo saber o resto da sua história. Quase começamos a simpatizar com ele. 
 
Ficha técnica:
O Assassino: Debaixo de Mira  |  A Engrenagem
Colecção O ASSASSINO - volume 1 (de 7)
De Matz e Luc Jacamon
Capa mole, cores, 128 páginas.
PVP: € 12,90
Edição ASA
 

1 comentário:

Mirax disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.