07 novembro, 2023

Vêm aí O Assassino!

Estreou recentemente estreou nas salas de cinema portuguesas O Assassino (The Killer, no seu original), o filme do realizador David Fincher (Fight Club, Seven, Millenium) e que conta com as participações, entre outros, do actor Michael Fassbender, e a ligação disto com o universo da banda desenhada faz-se porque o argumento do filme é adaptado a partir da banda desenhada Le Tueur, da dupla Matz (também argumentista da série Tango publicada pela Gradiva) e do desenhador Luc Jacamon.
 
Em França, a colecção está fechada sendo composta por um total de treze álbuns. Em Portugal, temos os dois primeiros, Debaixo de mira e A Engrenagem, editados pela Booktree, e o terceiro e quarto volumes, A Dívida e Laços de Sangue, reunidos num álbum duplo pela ASA correspondente ao 12º volume da colecção Os Incontornáveis da Banda Desenhada (2011). 
 
A história é envolvente e caracteriza-se pela exploração fascinante do lado mais negro da natureza humana, com Matz a oferecer-nos uma narrativa sombria e complexa a partir do mundo de um assassino profissional. Tudo se desenrola de uma forma não linear, uma vez que somos confrontados com o lado psicológico do protagonista, mergulhando nos seus pensamentos, dilemas morais e angustias. O trabalho gráfico de Luc Jacamon é magnifico, tanto no desenho dinâmico e realista, como no uso das cores, pela combinação de tons frios e escuros. Em suma, adoro isto, e nem percebia como é que esta colecção ficou “pendurada”!
 
Mas não por mais tempo, porque O ASSASSINO é a próxima colecção ASA/Público! 
 
Com data de lançamento a partir do próximo dia 22 de Novembro, a colecção integral é constituída por 13 títulos, distribuída por 6 volumes duplos + 1 volume único.
 
O único senão, porque não existem mundo perfeitos, é que será lançada no formato de... capa mole! Uma opção editorial que ainda me custa a acreditar!

Títulos da colecção e datas de lançamento:

  1. Debaixo de Mira + A Engrenagem, a 22 Nov.
  2. A Dívida + Laços de Sangue, a 29 Nov.
  3. Com a Morte na Alma + Modus Vivendi, a 06 Dez.
  4. O Comum dos Mortais + A Ordem Natural das Coisas, a 13 Dez.
  5. Concorrência Desleal + A Mão na Massa, a 20 Dez.
  6. Quando o Passado nos Persegue + A Mão que Alimenta, a 27 Dez.
  7. Pontos de Fuga + Making of, a 03 Jan.




Sem comentários: