15 fevereiro, 2024

Lançamento RELÓGIO D'ÁGUA: Patos - Dois Anos nas Areias Petrolíferas

A editora independente RELÓGIO D'ÁGUA que nos trouxe já algumas interessantes novelas gráficas acaba de lançar agora uma obra que traz consigo dois Will Eisner Comic Industry Awards (das distinções mais importantes do mundo da banda desenhada), incluindo como Melhor Autora. Trata-se de PATOS - DOIS ANOS NAS AREIAS PETROLIFERAS, um registo gráfico das memórias da autora canadiana Kate Beaton.

Antes de Kate Beaton, cartoonista de Hark! A Vagrant, existia Katie Beaton dos Beatons de Cabo Bretão, especificamente de Mabou, uma comunidade à beira-mar onde as lagostas são tão abundantes como as praias, os violinos e as canções folclóricas gaélicas. Com o objetivo de pagar os seus empréstimos estudantis, Katie viaja para o Oeste para aproveitar a corrida ao petróleo em Alberta — parte da longa tradição dos habitantes da Costa Leste que procuram um emprego lucrativo noutro lugar quando não o encontram na terra natal que amam.

Katie depara-se com a dura realidade da vida nas areias petrolíferas, onde o trauma é ocorrência quotidiana, mas nunca é discutido. É disto que esta obra fala, um retrato sobre solidão, trabalho e sobrevivência.

Ficha técnica:
Patos - Dois Anos nas Areias Petrolíferas
De Kate Beaton
Capa mole, 171x227, 440 páginas. 
ISBN: 9789897833816
PVP: € 26,00 
Edição RELÓGIO D'ÁGUA

7 comentários:

Antonio disse...

Viva Nuno. Aconselho vivamente a quem tiver intenção de adquirir o livro que confirme se a impressão está de acordo com a versão original (bicromia azul/azul acizentado/preto). Por alguma razão as imagens disponibilizadas pelo editor estão completamente alteradas. São mais de 400 páginas... Nota negativa igualmente para a adulteração da tipografia original na capa.

Nuno disse...

Olá António, confesso que quando vi as imagens fiquei algo céptico com a qualidade das cores. Se o desenho já pouco me atrai então com estas cores fujo! Mas salvaguardo que pode ser do pdf disponibilizado e este não ter correspondência com a impressão no livro. Agora só confirmando em livraria. Fico surpreendido é com os dois Eisner... só se for pela qualidade narrativa!

Optimus Primal disse...

Patos para mim só dá Disney.

Paulo Silva disse...

Já comprei o livro e não se põe a questão do azul, o livro está a cinzento.
Preço muito ajustado para uma boa edição como objeto físico (ainda não li)

Antonio disse...

@Paulo Silva Pulo se puder confirme se o contorno dos personagens, objectos e paisagens está a preto uma vez que nas imagens disponiibilizadas pela Relógio de água está completamente ausente. O cinzento que observa pode ser fruto de várias opções em termos de impressão (entre as quais o papel). A versão original é uma bicromia (preto/azul acizentado) e as tonalidades podem variar consoante as edições.

Paulo Silva disse...

Parece-me estar conforme as imagens da Amazon, por exemplo. Desastre evitado, mas nada como confirmar em loja

Antonio disse...

@Paulo Silva Agradeço, no entanto continua a não ser compreensível terem alterado a tipografia da capa (incluindo o subtitulo, em versaletes...) e continuarem a disponibilzar para a imprensa (e público) imagens erróneas. Se isto é trabalho profissional...