29 março, 2024

Lançamento ASA: Feminists in Progress - Vamos abrir os olhos sobre o sexismo

A ASA nos últimos tempos tem-se aventurado por edições que diria que saem fora da sua tradicional "zona de conforto" talvez numa tentativa de tornar o seu catalogo mais eclético. É aqui entram as edições de Quentin por Tarantino, uma biografia gráfica do realizador, o Não me Esqueças, um olhar emocional sobre a doença de Alzheimer (já agora, a autora é uma das convidadas do próximo Festival de Beja), ou o Dia de Folga, um piscar de olhos ao público LGBTQIA+. Temos agora este FEMINISTS IN PROGRESS, da autoria de Lauraine Meyer, que acaba de chegar agora aos escaparates das livrarias.

Por vezes surgem tendências na edição de banda desenhada no nosso mercado. E obras sobre liberdades e direitos das mulheres é actualmente uma dessas tendências.  Outras editoras já tinham abordado recentemente esta questão em edições como Mulher Vida Liberdade (Iguana) ou Uma Mulher, Um Voto (Levoir), e no mesmo caminho segue-se este livro que nos leva ao interior do movimento feminista.

FEMINISTS IN PROGRESS
Amargas, Peludas, Agressivas, Misandricas, Lésbicas, (ou pior ainda Solteiras)… É muito difícil acabar com os clichés, quando o tema é o feminismo. Mas o que significa ser feminista, hoje? Em forma de ensaio gráfico colorido, divertido e descomplexado, este álbum convida-nos a desconstruir, uma após outra, normas e ideias pré-concebidas, para nos abrir os olhos a todes! Do sexismo comum ao movimento #MeToo, da carga mental ao consentimento, do Body Positive à reinvenção da heterossexualidade, passando pelo ecofeminismo e pela sororidade, Lauraine Meyer procura revisitar alguns temas e conceitos fundamentais, no cerne do feminismo pós #Metoo. 
 
Ficha técnica:
Feminists in Progress - Vamos abrir os olhos sobre o sexismo
De Lauraine Meyer
Capa mole, formato 152x222, cores, 248 páginas.
ISBN: 9789892359748
PVP: € 22,90
Edição ASA
 

Sem comentários: