07 maio, 2024

Lançamento LEVOIR: História de Jerusalém

Esta é uma semana em que a LEVOIR se mostra particularmente activa. São várias as novidades previstas, e começam já hoje com o lançamento da novela gráfica sobre a HISTÓRIA DE JERUSALÉM, de Vincent Lemire e Christophe Gaultier. Obra para conhecer a evolução de uma das cidades mais famosas e emblemáticas do mundo, capital de dois povos, lugar santo para três religiões e  o cenário do dia do Juízo Final.

Em 10 capítulos são aqui contados pela primeira vez numa banda desenhada, 4.000 anos de história universal. Foram consultadas mais de 200 fontes publicadas e de arquivos inéditos, para dar corpo a esta história coral. Há 4.000 anos Jerusalém era uma pequena cidade isolada, situada numa cordilheira entre o Mediterrâneo e o deserto. Foi conquistada e reconquistada, povoada e despovoada. Foi egípcia, persa, judaica, grega, romana, bizantina, árabe, cruzada, mameluca, otomana, inglesa, jordana, israelita e palestina. Os maiores conquistadores apoderaram-se dela e os maiores impérios defrontaram-se. Jerusalém está no centro dos interesses e das paixões do mundo, e é hoje a capital espiritual de mais de metade da humanidade. 

Tudo começa à sombra de uma oliveira, que conseguiu criar raízes no solo seco de uma colina mesmo em frente a Jerusalém. É sólida e imponente, e servirá de narrador principal. Será ajudada na sua tarefa por testemunhas célebres como reis, imperatrizes, conquistadores, profetas, poetas, santos ou anónimos, todos aqueles que percorreram as ruas de Jerusalém ao longo dos séculos  e que contam a história desta mistura de influências. Aparecem nomes como Suleiman, Abraão, Cleópatra, Churchill, Lawrence da Arábia, Maomé e Jesus Cristo. Graças aos escritos que eles deixaram, vivemos cada episódio da história secular da cidade o mais próximo possível dos seus habitantes. 

Ficha técnica:
História de Jerusalém
De Vincent Lemire e iIlustração de Cristophe Gaultier
Capa dura, 197x278, cores, 264 páginas.
ISBN: 9789896829551
PVP: € 33
Edição LEVOIR
 

Sem comentários: