23 junho, 2024

Há uma nova editora de manga no mercado!


Hoje o dia por aqui é de apresentação da mais recente editora, ou chancela se preferirem, de banda desenhada japonesa. Integrada no grupo Penguin Random House – em Portugal, Penguin Livros – a DISTRITO MANGA acaba de chegar com a premissa de editar mangas para todos os gostos, desde o shōnen ao shōjo, ao seinen ao josei e até ao infantil, o kodomo, mas também em diferentes géneros, desde a aventura, à ação, ao desporto e à vida escolar. Ainda que já existisse dentro do grupo editorial uma chancela – Iguana – dirigida especialmente para a banda desenhada, esta nova oferta vem dedicar-se em exclusivo a um público específico.

O inusitado nome da chancela foi buscá-lo à congénere espanhola. E o catálogo inicial veio da malfadada JBC Portugal. Uma editora que há uns atrás entrou com o pé esquerdo em Portugal, e tão depressa chegou como saiu. Não obstante os títulos muito interessantes que detinha, um mau conhecimento do nosso mercado, a que acrescento uma deficiente comunicação, aliado à reestruturação da casa-mãe brasileira, ditaram o fim rápido da aventura portuguesa. Durou um ano.

Assim, não é de estranhar que um dos primeiros lançamentos revelados já pela nova editora seja O ATAQUE DOS TITÃS, de Hajime Isayama. A JBC chegou a editar os três primeiros volumes, e a DISTRITO recupera o título para o editar integralmente. O segundo título a ser lançado é o inédita aventura espacial  EDENS ZERO, de Hiro Mashima. Para o próximo mês, a editora já revelou um terceiro título, Tokyo Revengers, de Ken Wakui. Em termos de valores, para já a editora prima pela originalidade de apresentar um preço de capa de € 9,95 contra os habituais € 9,99 dos mangás da Devir.


Futuramente, e atendendo que adquiriu os direitos da JBC, é de esperar que a DISTRITO acabe por reeditar e completar os “pesos-pesados” GHOST IN THE SHELL (apenas o primeiro volume foi cá editado) e AKIRA (igualmente com apenas um volume editado).

E se a comunidade de leitores portugueses de mangá já estava bem servida, agora melhor fica.

Ficam os votos de muitos sucessos editoriais para este novo projecto! 

 

Sem comentários: