11 junho, 2024

Lançamento IGUANA: Erva

A editora IGUANA continua a explorar o universo da autora coreana Keum Suk Gendry-Kim, que nos traz as memórias gráficas das realidades mais negras da história da Coreia. Depois do retrato da trágica experiência dos refugiados coreanos aquando da separação das Coreias, segue-se uma história, de uma atrocidade da guerra que devastou a vida de inúmeras mulheres.

ERVA é uma poderosa novela gráfica que conta a história verídica de Ok-Sun Lee, uma criança sul-coreana que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi vendida pela família e explorada como «mulher de conforto», o eufemismo utilizado pelos militares japoneses para se referirem às suas escravas sexuais. Até hoje, este continua a ser um dos capítulos mais negros e chocantes da História. 

Ok-Sun Lee sobreviveu a décadas de desespero e, no fim da sua longa vida, tornou-se ativista pelos direitos das mulheres, dando a conhecer as suas dolorosas memórias. Com base nos seus relatos, Keum Suk Gendry-Kim ilustra o período que antecedeu a guerra a partir da perspetiva vulnerável de uma criança forçada a enfrentar as mais cruéis adversidades, valendo-se apenas da sua força e determinação para sobreviver. Com recurso a pinceladas a negro tão delicadas quanto duras, a autora descreve em pormenor a forma desumana como muitas raparigas de famílias humildes viveram a ocupação japonesa e a vida de sofrimento generalizado que herdaram.

Ficha técnica:
Erva
De Keum Suk Gendry-Kim
Capa mole, formato 170x240mm, p/b, 488 páginas.
ISBN 9789897875878
PVP: € 23,95
Edição IGUANA

Sem comentários: