24 novembro, 2024

Lançamento CAVALO DE FERRO: AQUI

Esta não é uma banda desenhada convencional. AQUI, de Richard McGuire é tida como uma obra gráfica inovadora e revolucionária, pela sua abordagem visual e narrativa que explora a passagem do tempo num único espaço físico, no interior de uma normal casa - a sala de estar. 
 
Literalmente das novelas mais gráficas editadas este ano no nosso mercado.
 
Esta obra, numa edição da CAVALO DE FERRO, traz-nos uma história  de eventos que acontecem no mesmo espaço ao longo de milhões de anos, alternando entre momentos do passado distante e vislumbres de futuros imaginários. E o que a torna particularmente marcante é o facto de não assumir uma narrativa linear, mas sim desafia-la com um jogo de painéis sobrepostos e janelas de tempo para mostrar como o mesmo espaço físico é habitado, transformado e afectado ao longo das eras. É esta estrutura que cria uma experiência de leitura quase meditativa,  e que força o leitor a refletir sobre a  memória e a continuidade.
 
Publicado originalmente em 2014, foi publicada em mais de vinte países e chegou agora a Portugal.  Não obstante vir adjectivada como uma obra de arte, pela sua "originalidade" e sobretudo pelo preço de capa, não será certamente um livro acessível a muitos dos tradicionais leitores portugueses de banda desenhada.

Ficha técnica:
AQUI
De Richard McGuire
Capa dura, dimensões 17 x 24 cm, cores, 304 páginas.
ISBN 9789895833757
PVP: € 35,45
Edição CAVALO DE FERRO
 

4 comentários:

Antonio disse...

Como diz, Nuno, "Aqui" é uma obra difícil, mesmo para aqueles habituados a narrativas gráficas mais, digamos, diferenciadas e exigentes. A pergunta que se coloca é porquê esta obra em particular, porquê agora e porquê através de uma editora que não tem pergaminhos nem conhecimento deste mercado? Qual foi o processo de seleção de edição? Quais foram os critérios? Fizeram uma pesquisa no Google de BDs premiadas e meia bola e força?... Gostaria muito de saber. Pena que o editor tenha optado pela capa cartonada em vez da dura como acontece na maioria das edições estrangeiras (e pelo preço justificava-se plenamente...) e o volume, apesar das suas 304 páginas, é do tamanho de um paperback americano.

Nuno disse...

Caro António, eu só atribuir este tipo de edições a um entusiasmo editorial que vive actualmente no nosso mercado e que leva a estas “loucuras”. Desconfio que não temos mercado para este tipo de edições. Agora desconheço os critérios subjacentes ao processo de escolha, mas presumo que cada chancela da Penguin portuguesa queira também ela queira dar um tirinho na novela gráfica 😊 Neste momento são oito as chancelas deste grupo que editaram pelo menos uma obra de bd em 2024.

PS A edição de Aqui é em capa dura.

Antonio disse...

Nuno agradeço o escale relativo ao acabamento. Acrescento apenas que haveria outras “aventuras” de igual ou melhor qualidade e mais “acessíveis” no catálogo.da Penguin- Random House. Coisas..,

Nuno disse...

Em tempos cheguei a sugerir à Penguin que editassem obras de Chabouté. Tem livros magnificas. Seria um género de novela gráfica que assentaria bem no catalogo deles. Agradeceram a indicação e puseram-se a editar "Let's Play" e "Lore Olympus". Ficamos conversados.