A editora ASA este mês voltou à média de lançamentos mensais a que nos habituou no ano passado, e preparou um bom lote de interessantes novidades. E posso desde já adiantar que o melhor ficou guardado para o fim. Mas lá chegaremos. Para já, trago aqui a nota de lançamento deste A DETETIVE RUSSA, de Carol Adlam, uma história onde a autora foi beber da tradição da literatura russa do século XIX, incluindo elementos como o enredo de mistério, a análise psicológica das personagens e a crítica social.
Nesta reimaginação de um policial russo do mundo de Dostoiévski, Carol Adlam apresenta Charlie Fox, jornalista, mágico, mentiroso e ladrão, que relutantemente retorna à sua cidade natal, Nowheregrad, para investigar o assassinato de Elena Ruslanova, filha de um fabricante de vidro fabulosamente rico.
Em Nowheregrad, Charlie vê-se envolvida numa história de múltiplas camadas que é contada através dos dispositivos visuais ricamente variados da época. Com a ajuda involuntária de seu amante, Netochka, Charlie desvenda o mistério da família Bobrov, apenas para enfrentar a verdade sobre si mesma. Requintadamente desenhada e contada de forma convincente, a narrativa complexa e elegante de Adlam dá vida aos legados perdidos da ficção policial antiga e das primeiras mulheres jornalistas e detetives.
Álbum já disponível nas livrarias.
2 comentários:
Mais uma decisão incompreensível por parte da ASA - porquê este título em capa dura e "Um Oceano de Amor" em capa mole (todas as edições estrangeiras que conheço são em capa dura)? Por quê ASA, porquê?...
Também não consigo compreender! Mas a partir deste lançamento, que todas as novidades da editora tem sido editadas em capa dura. Este mês é quatro em quatro. Não sei se por coincidência...
Enviar um comentário