Este é o mais recente lançamento da DEVIR. Trata-se do primeiro volume de uma tetralogia monumental que revisita os principais momentos da era SHOWA, um dos períodos mais turbulentos e transformadores do Japão moderno, com a assinatura do mestre Mizuki (1922-2015), um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, cuja obra versa sobretudo sobre as suas memórias de guerra, lenda do folclore japonês e grandes temas da história do Japão.
O autor alia aqui o rigor histórico à crónica pessoal, narrando de forma acessível e visualmente envolvente o caminho que levou o seu país ao militarismo, ao conflito com a China e à Segunda Guerra Mundial. A sua arte mistura o traço caricatural das figuras com cenários meticulosamente detalhados, quase fotográficos, e o resultado final traduz-se numa reflexão profunda sobre o Japão, contada de uma forma visualmente impactante e emocionalmente rica, por um dos mais respeitados autores de manga.
A Era Showa, que foi dos mais turbulentos e transformadores períodos da história do Japão, teve início em 1926 e durou até ao final do séc. XX. Nesta obra, Shigeru Mizuki usa a sua própria vida como pano de fundo para relatar os acontecimentos políticos e sociais da época. Através de uma perspectiva intimista e original, o autor explora como os eventos históricos afetaram a população japonesa, os efeitos devastadores da II Grande Guerra, a ocupação americana e a transformação económica e social que moldaram o Japão moderno.
Este primeiro volume abrange o periodo entre 1926 e 1939.
Sem comentários:
Enviar um comentário