Em 2025 estamos acima das nuvens. A edição de banda desenhada em Portugal continua a crescer, com números que poderíamos eventualmente pensar não ser possíveis. Mas a verdade é que são, e o primeiro semestre do ano continua a confirmar o bom momento do nosso mercado editorial. Estamos no terceiro ano de crescimento consecutivo. Foram contabilizados um total de 189 lançamentos, um aumento de 8% relativamente a igual período do ano passado. A média mensal de lançamentos foi de 31,6 o que equivale dizer que por cada um dos dias do semestre foi editado um livro para o mercado. Mesmo considerando que algumas das habituais editoras estejam abaixo do seu ritmo de edição, e é verdade que existem algumas, o espaço desta nas livrarias tende logo a ser ocupado por outras. Mas vamos aos números:
- TOTAL de lançamentos no 1º semestre de 2025: 189 (incluindo variantes e reedições com novo ISBN)
- TOTAL de editoras activas durante o 1º semestre de 2005: 31 (com pelo menos um livro de BD editado)
- TOP 3 das editoras mais activas temos a DEVIR (49 lançamentos), a ASA (26 lançamentos) e a LEVOIR (13 lançamentos). A oferta conjunta destas três editoras totaliza 46% da oferta total. Uma ressalva aqui para o grupo editorial Penguin que, considerando o conjunto das chancelas, tem um total de 22 lançamentos de banda desenhada.
- Por origem, temos a BD europeia (excluindo Portugal) a ser responsável por 40% da oferta, seguida pelo o manga que assegura um total de 37%. A BD portuguesa soma 11%.
- A BD infanto-juvenil continua com uma forte oferta (17% do total) nos escaparates das livrarias nacionais, a confirmar uma tendência que já se observava no ano passado.
- O preço médio de um livro de BD situou-se nos € 17,81.
Sem comentários:
Enviar um comentário