Faltam apenas dois dias para a mais famosa dupla de irredutíveis gauleses trocarem os seus javalis pelo nosso bacalhau! A expectativa é grande para os receber aqui pela primeira vez em Portugal na Lusitânia. Afinal foram 40 álbuns de aventuras e mais de 15 países visitados, desde as frias terras dos da América à Índia, da Europa do Norte ao Egipto, das longínquas e frias terras dos Sármatas até ao país dos Pictos, portanto já estava mais do que na hora de Asterix e Obelix se aventurarem por cá, com a garantia da edição da ASA, no lançamento do ano!
Nas palavras de Fabcaro, a escolha da Lusitânia impôs-se como uma evidência: Para começar, era preciso encontrar um destino onde naturalmente os nossos amigos ainda não tivessem estado. E, parecendo que não, as opções vão ficando cada vez mais reduzidas, pois os nossos gauleses já fizeram muitas viagens! Depois, eu queria um álbum ensolarado, luminoso, num país não muito distante que remetesse para férias. E portanto a Lusitânia impôs-se rapidamente. Eu já lá tinha ido várias vezes de férias e sempre adorei! As pessoas são muito calorosas.
Mas não será a primeira vez que os nossos gauleses e cruzam com os lusitanos. Como reza o ditado, “há um português em cada canto do mundo”. e encontramos em vários álbuns de Asterix diversas referências lusas. Em O Domínio dos Deuses aparece um ousado “lusitano” que agora, curiosamente, e pelo seu pedido de ajuda será o grande responsável por trazer os nossos heróis ao país do Viriato. Em O Pesadelo de Obelix, há um escravo lusitano entre o grupo de amotinados. E mais recentemente em Astérix e a Transitálica, entre as várias equipas participantes na corrida, encontramos uma dupla de lusitanos (Àsduasportrês e o Biscatês) que até levam a taça para casa.
Sobre esta nova aventura, a censura gaulesa não revelou muito, mas as imagens divulgadas já deixaram escapar algumas pistas: referências à nossa História (sim, o guerreiro Viriato marca presença), o inevitável bacalhau, o artesanato em azulejo e, claro, as irresistíveis belas lusitanas.
Mas como não há bela sem vilão, teremos nesta aventura, o Sacanês, um nome diz tudo o que é preciso saber sobre esta personagem. Será acompanhado por um centurião chamado Comicus. Um nome bem encontrado, pois os autores emprestaram-lhe para a ocasião os traços de um humorista britânico, bem conhecido pelo seu humor sarcástico.
E pronto, na próxima Quinta, dia 23...
1 comentário:
Bem sei que isto é uma obra de BD e fantasia mas a verdadeira Lusitânia nunca correspondeu ao actual território nacional ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Lusitânia ) assim como a Hispânia nunca correspondeu ao que hoje é o Estado espanhol ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Hispâniam ).
Enviar um comentário