sexta-feira, 31 de outubro de 2025

inVISÍVEIS por uma Boa Causa!

Uma bela surpresa (e por uma boa causa) foi lançado no Amadora BD o álbum inVISÍVEIS – Histórias de Banda Desenhada Que Desmistificam Preconceitos sobre a Deficiência, uma antologia que reúne seis histórias em banda desenhada, que são seis olhares sobre o mesmo compromisso: a inclusão.

A edição é da CERCIOEIRAS, uma cooperativa que tem como missão a promoção dos direitos e da inclusão das Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade, e que na celebração do seu 50º aniversário, viu na banda desenhada uma bonita forma de falar sobre barreiras sociais, invisibilidades e a urgência de construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva. O projeto contou com a coordenação de Hugo Pinto (o mesmo do Vinheta 2020) que reuniu, diria,  a “nata” dos nossos artistas nacionais contemporâneos. Esta obra conta com histórias assinadas por Daniel Maia, Joana Afonso, Luís Louro, Osvaldo Medina, Paulo J. Mendes, Ricardo Santo e Susana Resende, e tem capa original de Jorge Coelho.

Cada história cruza o universo da deficiência com a missão transformadora da CERCIOEIRAS, dando voz a experiências reis, imaginadas e sentidas. Entre o traço e a palavra, esta antologia de banda desenhada celebra a diversidade, a empatia e a força de uma Organização que, há meio século se dedica a Integrar a Diferença, Construir a Inclusão.

O livro inVISÍVEIS que se encontra disponível no Amadora BD – nos stands A SEITA e Kingpin Books, terá a sua apresentação oficial no festival no próximo dia 2 de novembro, Domingo, às 17h20

Ficha técnica:
inVISÍVEIS - Histórias de Banda Desenhada que Desmistificam Preconceitos sobre a Deficiência
Autores: Daniel Maia, Hugo Pinto, Joana Afonso, Jorge Coelho, Luís Louro, Osvaldo Medina, Paulo J. Mendes, Ricardo Santo e Susana Resende
Capa dura, formato 21x29,7 cm, cores, 48 páginas.
ISBN: 9789893382387
PVP: € 14,90
Edição: CERCIOEIRAS 

Sem comentários: