O mais recente relatório da GFK sobre o mercado livreiro em Portugal (com dados de 2025) refere a categoria infanto-juvenil como a que melhor desempenho teve, o que vem confirmar dados que já aqui tenho divulgado no que toca à edição de banda desenhada, onde a oferta destinada a leitores mais jovens tem vindo a crescer nos últimos dois anos, representado já 15% da oferta total. Portanto quando alguém diz ou escreve que não se andam a formar novos leitores de banda desenhada, é porque anda desatento. E a confirmar esta ideia, temos já a editora BERTRAND com novidades para um público que se encontra a trocar a infância pela pré-adolescência, decretando Janeiro como um mês «girl power» com o lançamento, não de um, mas de dois livros, dirigidos a leitoras meninas.
Primeiros volumes de ELAS e AS SISTERS, já disponíveis nas livrarias.
A primeira novidade, ELAS - A MIÚDA NOVA, de Kid Toussaint e com ilustração de Aveline Stokart, tem como seu público principal pré-adolescentes dos 13 aos 14 anos, e apresenta uma estética cinematográfica perfeita para uma narrativa que mistura ficção e fantasia.
A Ella parece ser uma adolescente de 15 anos como as outras. É uma miúda espirituosa, equilibrada e atraente que chegou à escola nova e foi rapidamente acolhida por um grupo alegre de amigos. Acontece que a Ella não é apenas uma rapariga. A Ella tem cinco personalidades, cada uma com a sua cor de cabelo. Mas lá por serem coloridas não quer dizer que estas personalidades sejam amigáveis. E qual delas será, afinal, a Ella real? É uma pergunta para os leitores, uma vez que são os únicos com o privilégio de ver as diferentes cores de cabelo.
SISTERS - IRMÃS À FORÇA, de Christophe Cazenove e com ilustração de William, é uma série de sucesso em França na faixa etária entre os 8 e aos 14 anos, com mais de sete milhões de exemplares vendidos. Neste primeiro livro vamos ficar a conhecer as duas irmãs, Wendy e Marina, que ora se adoram, ora não se podem ver, em iguais medidas.
A Wendy é uma pré-adolescente que tem muitos amigos e um namorado que adora. A sua vida parece espetacular, mas há um pequenino problema: tem também uma irmã mais nova. Pois, é a Marina, que é uma chata e não a larga! A Wendy só quer falar com as amigas sobre rapazes, arranjar-se para sair e que a deixem em paz. Já a Marina sonha em estar sempre com a mana mais velha e saber tudo o que ela faz. Em cada página, uma nova aventura que segue a vida do dia a dia com muito humor e algumas situações em que todas as pessoas com irmãos se poderão rever.




Sem comentários:
Enviar um comentário