quarta-feira, 24 de junho de 2026

Há cartaz para o Amadora BD!

Foi hoje divulgado o cartaz oficial do 37º Amadora BD, evento que este ano se apresenta uma semana mais cedo relativamente ao ano anterior, com início a partir de 15 de Outubro. A intenção percebe-se. De encaixar no programa do festival o Dia da Banda Desenhada Portuguesa (que se celebra a 18 de Outubro), data que, desde que foi criada, tem vivido praticamente ignorada, mas que o Ministério da Cultura resolveu acolheu para anunciar os vencedores dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada. Integrar a data dentro do festival é o mínimo que se pode fazer para lhe dar alguma relevância.

Sobre o cartaz propriamente dito, temos uma magnifica ilustração assinada por Luís Louro. Um primeiro olhar, e com o edifício da Câmara Municipal da Amadora a servir de cenário, e é facilmente reconhecível o universo onírico do autor, povoado com a suas personagens principais. Um olhar mais atento e o desenho revela-se mais generoso, com um mar de referências escondidas, que vão desde o Alien ao Wally. Muito bom!

Agora não posso deixar de falar do "elefante na sala". Da coisa tão malparida que é aquele trabalho de composição gráfica do cartaz. Tudo muito pow!! Desde o lettering, que mete medo ao susto, até aos elementos gráficos ali enfiados de forma descontextualizada e e que destoam completamente em forma e cores, conseguindo estragar o bom ponto de partida que foi o trabalho de ilustração. É uma pena ver um belíssimo desenho ficar refém de uma composição que não lhe faz a mínima justiça. Penso que não seria possível fazer-se pior!

O festival Amadora BD realiza-se entre 15 e 25 de Outubro e promete celebrar aniversários de Lucky Luke, Blake & Mortimer, Quarteto Fantástico, Dylan Dog e do Menino Triste, de João Mascarenhas. 


 

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenha calma, ainda faltam quatro meses para o festival, há muito tempo para acertar o cartaz. Os festivais dos seus amigos, a faltar quatro meses, ainda nem convidados tinham, quanto mais cartaz…

Antonio disse...

Viva Nuno. Partilho a sua opinião relativamente ao cartaz (cartazes, porque nos últimos anos têm sido particularmente infelizes...). Continuo sem saber se irá ser no mesmo sítio com tendas e barracões. Já agora a "organização " teria surpreendido se tivesse divulgado o programa - provavelmente só alguns dias antes, como tem sido hábito.