26 janeiro, 2013

Confesso um fascino por estatuetas de figuras da banda desenhada

Batwoman, Bullseye, Carnage e Lizard
E estas são as últimas aquisições de uma colecção variada onde tenho provavelmente menos de metade daquilo que gostava de ter. É um fascino limitado. Só adquiro as personagens que gosto. Da DC só as figuras pertencentes ao universo Batman. E da Marvel tenho uma predilecção especial pelo universo Homem-Aranha. Tendo estatuetas de ambas as colecções da Planeta DeAgostini, não posso deixar de notar que a qualidade da pintura das figuras da DC mostram-se em muito superiores às das figuras da Marvel. Mas curiosamente a colecção da DC terminou com 80 figuras e a da Marvel aponta para as 120. Por mim, entre super-herois e vilões fico por volta das 50. Haja espaço!

17 janeiro, 2013

Hoje nas bancas...

Segundo volume da colecção Comics Star Wars
Histórias deste volume, publicadas originalmente pela Marvel Comics, entre Junho de 1978 e Abril de 1979, correspondentes aos n.º 12 a 22:

DOOMWORLD!
Página 5
Guião: Archie Goodwin
Desenhos: Carmine Infantino e Terry Austin
Cores: Janice Cohen

O DIA DOS LORDES DRAGÃO!
Página 22
Guião: Archie Goodwin
Desenhos: Carmine Infantino e Terry Austin
Cores: Janice Cohen

O SOM DO ARMAGEDÃO!
Página 39
Guião: Archie Goodwin
Desenhos: Carmine Infantino e Terry Austin
Cores: Janice Cohen

DUELO ESTELAR!
Página 56
Guião: Archie Goodwin
Desenhos: Carmine Infantino e Terry Austin
Cores: Janice Cohen

O CAÇADOR!
Página 73
Guião: Archie Goodwin
Desenhos: Walt Simonson e Bob Wiacek
Cores: Bob Sharen

A PROVA!
Página 90
Guião: Archie Goodwin e Chris Claremont
Desenhos: Herb Trimpe e Allen Milgrom
Cores: Marie Severin

O IMPÉRIO ATACA!
Página 107
Guião: Archie Goodwin
Desenhos: Carmine Infantino e Gene Day
Cores: Janice Cohen

A APOSTA DEFINITIVA!
Página 124
Guião: Archie Goodwin
Desenhos: Carmine Infantino e Bob Wiacek
Cores: Gaff

JOGO MORTAL
Página 141
Guião: Archie Goodwin
Desenhos: Carmine Infantino e Bob Wiacek
Cores: George Roussos

A SOMBRA DO LORDE NEGRO!
Página 158
Guião: Archie Goodwin
Desenhos: Carmine Infantino e Gene Day
Cores: George Roussos

ATÉ AO ÚLTIMO GLADIADOR!
Página 175
Guião: Archie Goodwin
Desenhos: Carmine Infantino e Bob Wiacek
Cores: Bob Sharen

ERRATA: Por motivo de erro no agendamento da data este post, ele foi publicado com uma semana de antecedência. Peço desculpa pelo engano. Depois de ter corrigido a data de lançamento deste segundo volume para o dia 24 de Janeiro, parece que a editora alterou todas as datas, e assim o lançamento está agora marcado para o dia 28 de Janeiro.

15 janeiro, 2013

A Norte, encontro com Sama

Sama
Tal como o Dr. Jekyll e o Sr. Hyde, Eduardo Filipe e Sama ocupam o mesmo corpo. Oriundo do Brasil, passou pela televisão, teatro e cinema como actor e realizador e por salões de Arte Contemporânea e Bienais internacionais, onde ganhou alguns prémios.

Agora, depois da sua passagem pelo 23º Amadora BD, o autor brasileiro vai marcar presença a norte, já no próximo dia 17 de Janeiro, Quinta-feira, pelas 18H na FNAC de Santa Catarina, no Porto.

No Fórum FNAC, Sama irá falar sobre a produção autoral de BD, tendo como exemplo os seus livros, A Balada de Johnny Furacão (2011), dos mais vendidos no Brasil nesse ano, e o mais recente Cadernos do Sama, volume I (2012).




Cadernos do Sama - Vol. I (edição com capa personalizada)

11 janeiro, 2013

7ª edição da BDTECA - Mostra de Banda Desenhada de Odemira

A BD volta a mostrar-se no distrito de Beja. Desta vez é na vila alentejana de Odemira, onde começou a 7ª edição da BDTECA - Mostra de Banda Desenhada, que decorre na Biblioteca Municipal José Saramago daquela cidade, entre 10 de Janeiro e 30 de Março.

A BDTECA é promovida pelo Município de Odemira e pela Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos. Um programa vasto inclui Concursos de BD, exposições, feira do livro, workshops e tertúlias.

No sitio do município, pode-se ler que "para além de se divulgar este género artístico e estimular a criatividade, pretende-se afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento da Banda Desenhada na região e no país". Obviamente que iniciativas destas merecem todo o apoio e destaque aqui no blogue.

Sobre o 7º Concurso de Banda Desenhada
O prazo para entrega de trabalhos decorrerá entre os dias 10 de Janeiro e 20 de Fevereiro. O concurso é dirigido a maiores de 16 anos e tem como prémios 300 euros para o 1º classificado, 150 euros para o segundo e 75 euros para o e terceiro lugar. O tema é livre e os trabalhos devem ser apresentados em folhas de formato A3. Cada concorrente pode participar com mais do que um trabalho, desde que enviados separadamente e com pseudónimos diferentes. A identificação e contactos do autor devem constar apenas no interior de envelope fechado, com o pseudónimo no exterior. Os concorrentes deverão entregar os seus trabalhos no Balcão Único do Município de Odemira ou enviar para o Município de Odemira, na morada Praça da República, 7630-139 Odemira. A entrega de prémios e a inauguração da exposição com os trabalhos participantes no Concurso de BD decorrerá no dia 9 de Março, na Biblioteca Municipal, pelas 16.00 horas.

Sobre o programa da BDTECA
O Concurso de Banda Desenhada decorrerá entre os dias 10 de Janeiro a 20 de Fevereiro, sendo conhecidos os vencedores e expostos os trabalhos concorrentes no dia 9 de Março, na Biblioteca Municipal de Odemira.
Entre 2 de Fevereiro e 9 de Março, decorrerá a Feira do Comic Book e da BD, onde serão apresentados títulos recentes e também os clássicos deste género literário.
De 9 a 28 de Fevereiro, estará patente a exposição “Cinzas da Revolta, do álbum com o mesmo título, com argumento de Miguel Peres e desenhos de João Amaral, sobre a guerra colonial, tema nunca antes retratado em BD.
No dia 22 de Fevereiro, será realizado um encontro entre o público escolar e Hugo Teixeira, autor e ilustrador de BD.
No dia 23 de Fevereiro, o autor irá ministrar um workshop, destinado ao público com idades entre os 10 aos 18 anos.

Mais informações podem ser obtidas no sitio da CM de Odemira [link]

10 janeiro, 2013

Começa hoje a Guerra das Estrelas


Tem hoje inicio uma das mais ambiciosas colecções de banda desenhada dos últimos anos em Portugal. A Planeta DeAgostini lança para as bancas o 1º volume da colecção Comics Star Wars, que reúne as primeiras onze histórias publicados pela Marvel Comics, entre Julho de 1977 e Maio de 1978. É o inicio de uma grande aventura, que se tudo correr bem, nos acompanhará até Julho de 2014 com a edição do 70º e último volume da colecção. Um ano de 2013 que começa em Força!

Histórias deste volume:

STAR WARS
Página 4
Guião: Roy Thomas
Desenhos: Howard Chaykin
Cores: Marie Severin

SEIS CONTRA A GALÁXIA
Página 21
Guião: Roy Thomas
Desenhos: Howard Chaykin
Cores: Steve Leialoha

A ESTRELA DA MORTE!
Página 39
Guião: Roy Thomas
Desenhos: Howard Chaykin e Steve Leialoha
Cores: Steve Leialoha

LUTA CONTRA DARTH VADER
Página 57
Guião: Roy Thomas
Desenhos: Howard Chaykin e Steve Leialoha

OLHEM, AS LUAS DE YAVIN!
Página 74
Guião: Roy Thomas
Desenhos: Howard Chaykin e Steve Leialoha
Cores: Glynis Wein

SERÁ ESTE… O ÚLTIMO EPISÓDIO?
Página 91
Guião: Roy Thomas
Desenhos: Howard Chaykin, com Rick Hoberg e Bill Wray
Cores: Paty

NOVOS PLANETAS, NOVOS PERIGOS
Página 108
Guião: Roy Thomas
Desenhos: Howard Chaykin e Frank Springer
Cores: Carl Gafford

OS OITO CAMPEÕES DE ADUBA-3
Página 125
Guião: Roy Thomas
Desenhos: Howard Chaykin e Tom Palmer
Cores: Tom Palmer

CONFRONTO NUM MUNDO DESOLADO!
Página 142
Guião: Roy Thomas
Desenhos: Howard Chaykin e Tom Palmer
Cores: Tom Palmer

O COLOSSO DO MUNDO SUBTERRÂNEO
Página 159
Guião: Don Glut e Roy Thomas
Desenhos: Howard Chaykin e Tom Palmer com Alan Kupperberg
Cores: F. Mouly

BUSCA ESTELAR!
Página 176
Guião: Archie Goodwin
Desenhos: Carmine Infantino e Terry Austin
Cores: Janice Cohen

08 janeiro, 2013

A NetCom2 Editorial reúne autores e leitores

Depois da boa surpresa que foi a aposta em Portugal, a NetCom2 Editorial continua a surpreender. Prepara-se para organizar o 2º encontro editorial de BD Europeia, ou seja, reunir durante três dias os autores que publica com os leitores que os lêem, num evento de entrada livre. Haverá sessões de autógrafos, sorteios, entrevistas, apresentações e curiosidades sobre as colecções da editora. E o único senão é que isto se realiza em Madrid e não em Lisboa. E como estas boas práticas ainda não foram adoptadas em Portugal, esta experiência só pode ser gozada com uma deslocação nos próximos dias 15, 16 e 17 de Fevereiro ao Hotel Catalonia Las Cortes, em Madrid.
Os autores presentes são:

- Jean Pleyers (Keos, Jhen, Viajes de Jhen-Gilles de Rais)
- Emilio van der Zuiden (Margot, Las chicas del tío Bob)
- José Luis Povo (Miquel Mena)
- Marco Venanzi (Alix, Masquerouge, Hidalgos, Viajes de Jhen-Los Templarios).


Para os interessados, deixo o excelente programa de festas, chamando a atenção para os brindes no final.


06 janeiro, 2013

Janeiro na Bedeteca de Beja

Ano novo mas a Bedeteca de Beja continua com a mesma energia de sempre. Janeiro abre com sotaque brasileiro, com a presença do autor André Diniz, que vai estar presente para inaugurar uma exposição com os seus trabalhos e dois dedos de conversa. Mas a Bedeteca tem mais para apresentar. Fica o programa completo.

EXPOSIÇÕES

De 12 de janeiro a 28 de fevereiro
O MORRO DA FAVELA E OUTRAS HISTÓRIAS
Exposição de Banda Desenhada de André Diniz, no 1º andar.
Organização: CMB (Bedeteca de Beja) / André Diniz.
Nota: a exposição inaugura dia 12 de janeiro, sábado, às 17h30, com a presença do autor.







De 12 de janeiro a 28 de fevereiro
AVENIDA MARGINAL
Exposição coletiva de Banda Desenhada com Afonso Ferreira, André Valente, Catarina Gil, Daniela Viçoso, Diogo Campos, Fábio Araújo, Fernando Madeira, Filipe Cardoso, Lucas Marques, Luís Nogueira, Luís Silva, Pedro Horta e Silvestre Francisco (Véte), entre muitos outros.
Local: rés-do-chão, ala esquerda.
Organização: CMB (Bedeteca de Beja) / Laboratório de Arte e Comunicação Multimédia do Instituto Politécnico de Beja / Flávia Carvalho / Marco Silva / Paulo Fino.
Nota: a exposição inaugura dia 12, às 17h30, com a presença de vários autores.




De 12 de janeiro a 28 de fevereiro
ARTISTAS DO METAL
Exposição de Ilustração para capas de discos de vinil da coleção particular de Nuno Fonseca, com trabalhos de Derek Riggs (Iron Maiden), Steve Huston (Dio), Ken Kelly (Manowar), John Blanche (Sabbat) Jean Delville (Morbide Angel), Sean Rodgers (Nuclear Assault), David Heffernan (Anthrax), Joe Petagno (Motorhead), Phil Lawvere (Kreator), Edward J. Repka (Megadeth), Kev Walker (Toranaga), Paul R. Alexander (Assassin), Eric Phillipe (Thanatos), Michael R. Whelan (Sepultura), Sebastian Krüger (Tankard), William Benson (Testament), Thomas Holm & Thorbjorn Jorgenson (King Diamond), John Martin (Angel Witch), Greg Hildebrandt (Black Sabbath) e Thomas Holm (Mercyful Fate). Local: hall de entrada. Organização: CMB (Bedeteca de Beja) / Nuno Fonseca.


De 12 de janeiro a 28 de fevereiro
CAVALEIRO ANDANTE
Exposição Bibliográfica da revista Cavaleiro Andante (1952 / 1962).
Local: cafetaria.
Organização: CMB (Bedeteca de Beja).


CONVERSAS

Dia 12, sábado, das 18h15 às 18h45
DOIS DEDOS DE CONVERSA COM ANDRÉ DINIZ
A caminho de Angoulême, André Diniz estará na Bedeteca de Beja para nos falar do seu trabalho.
Local: Bedeteca de Beja (1º andar, ala esquerda).
Organização: CMB (Bedeteca de Beja).


LIVROS DO MÊS NA BEDETECA

7 VIDAS / FAWCETT / A CACHOEIRA DE PAULO AFONSO / O QUILOMBO ORUM AIÊ / MORRO DA FAVELA
Este mês é inteiramente dedicado a André Diniz, um dos mais talentosos autores brasileiros da sua geração, quer como argumentista, quer como desenhador. Uma ocasião rara para conhecer o autor em todas as suas facetas…



CINEMA E BANDA DESENHADA


Dia 17, quinta-feira, às 21h30
NOITE DE FICÇÃO CIENTÍFICA
Conversa sobre o autor de banda desenhada LOWELL CUNNINGHAM e exibição do filme HOMENS DE NEGRO (1997), de Barry Sonnenfeld, que adaptou a banda desenhada ao cinema. Um filme divertido que constitui também uma bela oportunidade para ver os fantásticos efeitos especiais de Rick Baker.
Apresentação de Paulo Monteiro.
Local: Bedeteca de Beja (1º andar, ala esquerda).
Organização: CMB (Bedeteca de Beja).
Entrada livre.


CLUBES

LEMON STUDIO – CLUBE DE MANGÁ
Horário: sextas-feiras, das 16h00 às 18h30.
Frequência livre.
Local: Bedeteca de Beja (1º andar, ala esquerda)
Organização: Lemon Studio.
Apoio: CMB (Bedeteca de Beja).


ATELIÊS

De 2 de outubro a 25 de junho
ATELIÊ DE BANDA DESENHADA OURIÇO-DE-MAR (dos 8 aos 12 anos)
Com Paulo Monteiro.
Horário: terças-feiras, das 18h30 às 20h00.
Frequência livre.
Local: Bedeteca de Beja (1º andar, ala esquerda).
Organização: CMB (Bedeteca de Beja).

De 4 de outubro a 27 de junho
ATELIÊ DE BANDA DESENHADA TOUPEIRA (a partir dos 13 anos).
Com Paulo Monteiro.
Horário: quintas-feiras, das 18h30 às 20h00.
Frequência livre.
Local: Bedeteca de Beja (1º andar, ala esquerda).
Organização: CMB (Bedeteca de Beja).

Até 26 de junho
ATELIÊ DE DESENHO E PINTURA com Ana Lopes
Horário: segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h15.
Número limite de inscrições: 10.
Mensalidade: 20 euros.
Inscrição: 5 euros.
Local: Sala de Desenho.
Organização: Associação Pegada no Futuro.
Parceria: CMB (Casa da Cultura).

Até 27 de junho
ATELIÊ DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA I E II com Ana Lopes
Horário: terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h15.
Número limite de inscrições: 10.
Mensalidade: 20 euros.
Inscrição: 5 euros.
Local: Sala de Desenho.
Organização: Associação Pegada no Futuro.
Parceria: CMB (Casa da Cultura).

Até 26 de junho
ATELIÊ DE ILUSTRAÇÃO (EDITORIAL / INFANTIL) com Ana Lopes
Horário: segundas e quartas-feiras, das 21h30 às 23h15.
Número limite de inscrições: 10.
Mensalidade: 20 euros.
Inscrição: 5 euros.
Local: Sala de Desenho.
Organização: Associação Pegada no Futuro.
Parceria: CMB (Casa da Cultura).


OUTROS SERVIÇOS

CEDÊNCIA DE ESPAÇOS PARA ATIVIDADES
Apoio e cedência de espaços, a escolas e outras instituições, para a realização de reuniões e eventos na área da banda desenhada ou da ilustração.

APOIO A ALUNOS E PROFESSORES
Apoio a alunos e professores para a realização de exposições ou outros projectos específicos na área da banda desenhada e ilustração.


BEDETECA DE BEJA
Edifício da Casa da Cultura
Rua Luís de Camões
7800 – 508 Beja
Telefone: 284 313 318
Telemóvel: 969 660 234
E-mail: bedetecadebeja@cm-beja.pt
Horário: de terça a sexta-feira, das 14h00 às 23h00. Sábados das 14h00 às 20h00.

APOIOS E PARCEIROS PARA A PROGRAMAÇÃO
Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja / Associação Pegada no Futuro / Lemon Studio / Museu Regional de Beja

PARCEIROS PARA A DIVULGAÇÃO NA NET
AS LEITURAS DO PEDRO / CENTRAL COMICS / DRMAKETE / KUENTRO / LEITURAS DE BD / NOTAS BEDÉFILAS

05 janeiro, 2013

Leitura: Comprimidos Azuis

Foi uma das minhas últimas leituras de 2012, e devo dizer que fiquei bastante agradado com Comprimidos Azuis, de Frederik Peeters, da Devir. É o mais recente bom exemplo de um género que ganhou espaço na edição de banda desenhada em Portugal. Na onda de novelas gráficas autobiográficas, Comprimidos Azuis é um diário pessoal, ilustrado a preto-e-branco, num desenho solto a pincel, simples mas expressivo, onde encontro algumas semelhanças com o traço de Craig Thompson.

O autor descreve uma poderosa experiência de vida. São quatro os intervenientes na história. Um deles é invisivel, mas está sempre presente ao longo da narrativa. Trata-se do vírus VIH. Elemento central da história, faz o papel de figura desencadeadora de emoções como a paixão, o medo, a angustia, a punição, a raiva numa escalada até à redenção. Cati é uma jovem mãe divorciada por quem Fred (o autor usa pseudónimos), se apaixona. Cati é seropositiva. O seu filho menor também o é. Toda a narrativa é feita pelo olhar de Fred. Nunca conheceremos o estado de espírito de Cati. Apenas aos pensamentos e as interpretações de Fred. O surgimento da figura do rinoceronte branco no consultório médico é poderosa e bastante elucidativa da angustia e a ignorância perante uma doença silenciosa. A linguagem visual de Peeters é quase perfeita.

De leitura fluída, Comprimidos Azuis é uma obra convincente, acessível, onde o tom bem-humorado de alguns momentos de vida ajudam a desmistificar, sem dramas, o vírus VIH, transformando-o como parte integrante de um quotidiano real. Recomendo a leitura!



Comprimidos Azuis
Autor: Frederik Peeters
Álbum único, preto e branco, capa dura
Editora: Devir, Biblioteca da Alice, edição de Dezembro de 2012

A minha nota:

04 janeiro, 2013

O ESTADO DA ARTE EM 2012

Como já o tenho feito em anos anteriores, abro o ano novo aqui no blogue para falar do ano velho. E começo por resumir. Numa escala de mau a excelente, classifico 2012 como um ano muito bom para a banda desenhada em Portugal. A análise é feita dentro de um cenário de crise económica real que a todos afecta e que veio para ficar. E no entanto, em 2012 houve arte e engenho para se realizar quatro festivais de banda desenhada em Portugal, houve coragem para fazer surgir no mercado uma nova editora especializada, houve ambição noutras editoras em abrirem o seu catalogo à banda desenhada, houve trabalho de qualidade na edição de obras de referência, houve reconhecimento do talento de autores portugueses por parte de editoras estrangeiras e houve o regresso das revistas Disney aos quiosques nacionais. Convenhamos que para um mercado periférico como o nosso, onde escasseiam novos leitores, onde a banda desenhada tem tão pouca visibilidade, com culpas repartidas entre editores e lojistas, mais a crise instalada, tudo o que aconteceu e que se fez em 2012 foi de facto muito bom.

É verdade que não se editou muito. Uma consulta às entradas aqui no blogue, e ressalvo que não regista todas as novidades, e contabilizo cerca de 80 novos lançamentos, incluindo as colecções Thorgal (16 volumes) e Heróis Marvel I e II (25 volumes no total). Admito que no total a edição de livros e álbuns de banda desenhada ultrapasse a centena e se aproxime dos números de 2011 (cerca de 140 obras). Não é muito quantitativamente. Mas o que faltou em quantidade sobejou em qualidade. E exemplos não faltam.

Começo pela parceria ASA+Público, finalmente uma colecção como deve ser. Nada de reedições, de misturas de histórias e personagens. Thorgal foi exclusivo numa colecção com álbuns inéditos e de excelente apresentação. A ASA voltou ainda a brilhar com 12 de Schuiten, Portugal de Cyril Pedrosa ou Bouncer (vol. 6 e 7) de Boucq. Mas de Pedrosa, tivemos ainda a edição de Três Sombras, da Polvo. Trata-se de uma obra extraordinária, que para mim merece destaque nas melhores do ano. Outro destaque vai para o regresso dos super-herois da Marvel em português às bancas de jornais. A Levoir, uma empresa especializada na produção de conteúdos, em parceria com o jornal Público (que outro mais?) apresentou Herois Marvel, uma colectânea de histórias de vários super-heróis, cujo sucesso garantiu uma continuação. A coleçcão Herois Marvel II surpreendeu pelas excelentes escolhas, e finalmente vimos publicado em Portugal clássicos como Surfista Prateado: Parábola, Wolverine: Arma X ou Demolidor: Renascido. Espera-se agora que este sucesso se estenda aos super-heróis da DC Comics.

Depois entramos nas surpresas do ano. Editoras de géneros de literatura tão variados, como o romance ou o fantástico, começaram a editar banda desenhada. E foi ver a Saída de Emergência, a Contraponto ou a Planeta a acrescentar bd ao seu catalogo. E um género pouco divulgado em banda desenhada entre nós, as autobiografias, de repente ganham um importante peso pela edição de obras premiadas internacionalmente: Persepolis, de Marjane Satrapi, FunHome, de Alison Bechdel ou Comprimidos Azuis, de Frederik Peeters (sobre este último escreverei aqui amanha). A Autobiografia foi mesmo tema escolhido para a 23ª edição do Amadora BD. Apesar dos cortes orçamentais, tanto Beja como a Amadora, conseguiram montar os respectivos festivais, e na verdade, é que com pouco fez-se muito, e a qualidade das exposições e dos autores convidados foi mantida.
Continuando com as surpresas, surge a Netcom2, uma editora espanhola, especializada em banda desenhada franco-belga. Anuncia o lançamento de três novas séries, duas delas já disponíveis. Peca por uma distribuição limitada o que lhe retira alguma visibilidade. Pessoalmente ainda não consegui comprar qualquer dos álbum desta editora. E falar em (boa) distribuição é falar na Disney. Quiosques, hipermercados, livrarias, é só escolher. Após longa ausência (e aqui podemos "agradecer" à Edimpresa) os "patinhas" estão por todo lado, ocupando um espaço que precisava urgentemente de ser ocupado. A futura geração de leitores de banda desenhada começa aqui a sua escola.

E tivemos também autores portugueses a publicar em Portugal. Não foram muitos. E cito aqui só a Joana Afonso com o seu O Baile e o Marco Mendes e o seu Diário Rasgado. Porque foram os primeiros livros destes autores e exemplificam bem o muito talento que há na nossa arte. Mas continua a faltar qualquer coisa para haver uma explosão de edições. Entretanto, lá fora há reconhecimento e o André Araujo é o mais recente reforço da Marvel.

E termino falando da Devir. Esta editora merece toda a minha simpatia. Pequenos passos de cada vez. E só publica livros que gosto de ler. Entre outros, obras como The Walking Dead, uma série que explora, de forma viciante para o leitor, os limites da natureza humana como nenhuma outra. Ou os quatro volumes de Death Note, que me deixam ansioso pelo quinto. E eu que nunca me tinha interessado pela leitura de manga. E pelo Hobbit, pois então!

Mais havia para dizer, mas este testamento já vai longo. A ideia era fazer um apanhado geral do mais relevante. Para finalizar, deixo a minha escolha pessoal das cinco melhores de 2012. Como sempre só edições portuguesas. Move-me um gosto pessoal na selecção, e não existe qualquer critério na ordem apresentada. São estes os escolhidos:


Que o ano de 2013 nos traga muita e boas leituras bedéfilas!

27 dezembro, 2012

Colecção Comics STAR WARS


Então é assim: 2012 ainda não terminou e 2013 não podia começar da melhor maneira. A Planeta DeAgostini vai iniciar em Janeiro próximo "a" colecção em banda desenhada Comics Star Wars que reúne "só" 35 anos de histórias da famosa saga A Guerra das Estrelas. São no total uns incríveis 70 volumes distribuídos ao longo de 19 meses, onde as histórias estão agrupadas por sagas em livros de capa dura. Um lançamento verdadeiramente galáctico. O primeiro volume tem um preço de promocional de € 1,99. O segundo de € 5,99 e daí em diante o preço é de € 9,99. Para apontarem no calendário, ficam as datas das primeiras entregas:

Entrega 1
- Livro: Clássicos 1
- Data de Distribuição Prevista: 10-01-2013

Entrega 2
- Livro: Clássicos 2
- Data de Distribuição Prevista: 24-01-2013

Entrega 3
- Livro: Clássicos 3
- Data de Distribuição Prevista: 07-02-2013 

Para mais informações consultem o sitio da Planeta DeAgostini.


24 dezembro, 2012

A todos os que por aqui passam...

... e ao contrário do que a magnifica ilustração de Carl Barks possa transmitir,
ficam os generosos votos de Boas Festas!

A todos os que por aqui passam...

... e ao contrário do que a magnifica ilustração de Carl Barks possa transmitir,
ficam os generosos votos de Boas Festas!

16 dezembro, 2012

Lançamento NetCom2: Keos - Osíris | Margot - O Mistério do Traction 22

Nos tempos que correm não é normal o surgimento de uma nova editora de banda desenhada em Portugal, sobretudo se a aposta passar pela publicação de bd franco-belga, até porque a ASA detém nesta área uma posição invejável. Mas a verdade é que a Netcom2 Editorial que primeiro anunciou, agora concretiza. Assim, no próximo dia 18 saem os dois primeiros álbuns desta editora. Uma antecipação face ao calendário inicial que se justifica pela época natalícia que atravessamos e que nós bedéfilos compulsivos compreendemos e agradecemos. Osiris da série Keos é talvez dos lançamento aquele que me desperta maior curiosidade ou não tivesse o nome de Jacques Martin associado.


Do universo Jacques Martin, do qual em Portugal penso que Alix é o único publicado, surge agora Keos. A história do álbum conta que quando Ramsés II morre, o seu escudeiro é levado para morrer com ele. O filho deste, o jovem Keos, fica órfão e enobrecido. Protegido pelo deus Osíris, através de um anel mágico que concede o poder de salvar a humanidade, Keos torna-se amigo e conselheiro do novo faraó Mineptah e de Moshe (mais conhecido como Moisés), que vê em Keos o jovem mais nobre dos filhos do Egipto. Enquanto não chega Terça, ficam algumas páginas.


O segundo lançamento trata-se de Margot. Pouco posso dizer acerca desta série porque se trata de surpresa para mim. De acordo com a nota da editora, é uma série automobilística dedicada aos modelos míticos da Citroën ou não fosse o desenhador Olivier Marin, um amante dos carros e, especialmente, na época da famosa Tração Dianteira do Citroën.


Nesta primeira aventura, intitulada O Mistério do Traction 22, Margot trabalha como estagiária numa revista de automóveis. Um mundo essencialmente masculino, principalmente naquela época. Margot tenta ganhar uma posição como jornalista embora caia numa armadilha dos seus colegas que apenas querem gozar com ela. Entretanto, dedica-se a redigir a página dos anúncios. Sob o mote dos 25 anos da Tração dianteira da Citroën, Margot terá de fazer a sua primeira reportagem de investigação, sobre o mítico modelo 22 CV, do qual pouco se sabe e apenas foram produzidos alguns exemplares, no final dos anos 30. Embora muito entusiasta, Margot ignora que que este trabalho trata-se de uma jogada do seu chefe para a tornar na piada da revista.De facto, o Traction 22 CV é um carro fantasma do qual tudo se desconhece... ou quase tudo.À medida que a investigação se desenrola terá repercussões inesperadas. Ficam algumas páginas.



15 dezembro, 2012

Lançamento DEVIR: Comprimidos Azuis


A DEVIR está nesta ponta final do ano em grande forma. Depois dos dois volumes de Death Note e Walking Dead, segue-se agora um novo lançamento, desta vez com o selo da colecção Biblioteca da Alice, o livro Comprimidos Azuis, de Frederik Peeters.
Trata-se de uma novela gráfica premiada com o prémios Rodolphe Töpffer para a jovem banda desenhada de Genebra, em 2001 e  Alph’Art, na Polónia, em 2002.
Num registo autobiográfico, a história fala da relação do autor com uma namorada seropositiva de nome Cati. Um casal como outro qualquer: os encontros fugazes, a magia do enamoramento, uma vida em comum com uma criança.
Mas nesta história de cunho autobiográfico, a intimidade com a doença e o espetro da morte desafiam o amor e os laços do jovem casal. As pranchas de Peeters complementam a narração com imagens de silêncio e inquietude, naqueles momentos em que a vida se suspende em interrogação profunda, e é necessário convocar todas as energias vitais para proteger um horizonte de felicidade, indefeso de certezas. Uma obra dedicada a todos os que apreciam desenrolar os novelos da paixão e sabem que sem dedicação a vida não é a dois. Para apaixonados pela vida de carne e osso.

14 dezembro, 2012

Os Prémios Profissionais de Banda Desenhada

Durante o último Amadora BD, no âmbito da chamada Iniciativa 2013, foram apresentados os novos Prémios Profissionais de Banda Desenhada (PPBD).

Mais uns prémios, o que não é mau, mas os PPBD destinam-se, de acordo com os seus organizadores, a premiar do que melhor se faz de BD em Portugal. Falamos portanto de banda desenhada portuguesa, e a bem desta, parece-me ser uma óptima e corajosa iniciativa. Ainda não se conheçe em detalhe os moldes em que estes prémios irão funcionar, quais as categorias a concurso, como distinguir uma obra portuguesa das restantes edições, mas a ideia de premiar em exclusivo o que melhor se faz em Portugal e o facto de todos os livros de banda desenhada editados no nosso país durante um ano civil estarem a concurso sem quaisquer condicionalismos, diferenciam os PPBD dos restantes Prémios Nacionais do Amadora BD e Troféus Central Comics. E não ser mais do mesmo já valida esta iniciativa.

Um calendário provisório já apresentado indica o mês de Março para as nomeações e no mês de Maio, durante o festival AniComics, o anúncio dos vencedores. Teremos portanto a 1ª edição dos PPBD já em 2013.

Uma das novidades é a existência de um designado Grande Júri, composto por 25 pessoas convidadas, entre autores, jornalistas, divulgadores e investigadores do meio bedéfilo, a quem caberá a nomeação inicial das obras a concurso em cada categoria e por votação a posterior eleição dos vencedores em cada uma dessas categorias. O Grande Júri da 1ª edição dos PPBD já é conhecido e é composto pelos seguintes nomes:

André Lima Araújo (artista de BD)
Artur Correia (artista de BD)
Carlos Pedro (artista de BD)
Carlos Pessoa (jornalista)
David Soares (escritor e argumentista de BD)
Eurico de Barros (jornalista)
Fernando Dordio (argumentista de BD)
Filipe Melo (músico e argumentista)
João Miguel Lameiras (crítico e livreiro)
João Miguel Tavares (jornalista)
João Paiva Boleo (investigdor)
João Paulo Cotrim (investigador e argumentista)
João Ramalho Santos (crítico)
Jorge Coelho (artista de BD)
Júlio Moreira (responsável de galeria)
Manuel Espírito Santo (divulgador)
Nuno Neves (divulgador)
Nuno Saraiva (ilustrador e artista de BD)
Osvaldo Medina (ilustrador e artista de BD)
Paulo Monteiro (argumentista e director do festival de Beja)
Pedro Brito (ilustrador e artista de BD)
Pedro Cleto (jornalista e crítico)
Pedro Veiga Grilo (divulgador)
Santos Costa (autor de BD)
Sara Figueiredo Costa (crítico)

Conhecendo os nomes de uma grande maioria, e pessoalmente alguns deles, aprecio sobretudo a variedade e a representatividade de vários gostos e tendências.

Temos portanto uns prémios de banda desenhada verdadeiramente nacionais, ainda que a designação de "profissionais" sugira um patamar que penso poucos autores de bd em Portugal se possam situar, um júri de especialistas reconhecido e representativo e faltam agora os livros. E é este talvez o maior dos problemas.

Recordo aqui uma conversa, tida com José Carlos Fernandes (JCF), alguns anos atrás, durante um Amadora BD, ao dar-lhe os parabéns por mais uma nomeação para os Prémios Nacionais do festival, respondeu-me "que não dava muito valor aos prémios porque era fácil ser-se rei nesta terra". Referia-se obviamente ao facto de poucos autores nacionais conseguirem editar em Portugal, e quem conseguia quase que garantia um prémio. A verdade é que a situação não se alterou muito desde então. A verdade é que temos muitos autores de qualidade, mas não é menos verdade que tal não se traduz numa garantia de publicação, e por vezes quando esta existe, nem sempre tem qualidade. E aqui o risco dos prémios, a falta de candidaturas válidas, quantitativamente e qualitativamente falando, que possam eventualmente retirar a credibilidade aos prémios que se destinam a promover.

Mas acredito que o maior contributo dos PPBD não serão os prémios em si, mas a promoção e divulgação da banda desenhada portuguesa e dos autores nacionais ao longo do ano, até pelo eco que terá nos principais festivais nacionais. Tudo o resto, de bom, virá por acréscimo, com o tempo. Espera-se.

13 dezembro, 2012

Lançamento: Wolverine Arma-X


Saiu hoje para as bancas o 9º volume da segunda série Heróis Marvel. Traz só aquela que considero ser das melhores histórias do Wolverine: Arma-X. Lembro-me de ter lido isto pela primeira vez, alguns anos atrás, numa numa edição brasileira da Abril Jovem, revista que ainda conservo, e ter ficado fascinado com a origem deste personagem. O desenho de Barry Windsor-Smith é aqui simplesmente explosivo, apresentando um Wolverine num estado tão selvagem, que não imagino outro autor que pudesse desenhar esta história de forma tão intensa. Depois todo o argumento é vertiginoso. Torna-se difícil não gostar deste personagem depois de perceber tudo o que ele passou. A sucessão de vinhetas torna contagiante uma leitura que se prolonga por mais de 100 páginas. Se os restantes volumes da colecção Heróis Marvel nada valessem, mas alguns valem e muito, só esta edição portuguesa em capa dura já justificava o nosso obrigado à Levoir. Wolverine: Arma-X é obrigatório em qualquer boa bedeteca.


12 dezembro, 2012

A revista Disney em Portugal

Pato Donald 1, Ed. Morumbi, Maio de 1981
No outro dia falava aqui no blogue acerca da quase inexistência de revistas de banda desenhada para um público mais infantil "et voilà" surgem as revistas Disney literalmente em tudo o que é ponto de venda. Sem dúvida a "cereja no topo do bolo" num ano excelente para a edição de banda desenhada em Portugal.

Uma revista de banda desenhada com periodicidade semanal com uma tiragem de vários milhares de exemplares, é algo que já não assistíamos à largos anos por cá.

A verdade é que este regresso é o retomar de uma importante ligação, da banda desenhada da Disney com Portugal, que já remota à decada de 30, ainda que com os seus altos e baixos.

Começou com a publicação de tiras de jornais americanos das histórias do Mickey, no jornal infantil ilustrado Mickey, que durou 58 números, publicados entre Novembro de 1935 e Dezembro de 1936.

Seguiu-se em meados da decada de 50, mais concretamente a partir de Agosto de 1955, uma nova revista Mickey semanal, propriedade da saudosa Agência Portuguesa de Revistas, igualmente com histórias publicadas nos Estados Unidos, com um preço de capa de 2$50. Como curiosidade as capas e as histórias do Pato Donald foram desenhadas por Carl Barks e as do Rato Mickey por Paul Murry. Infelizmente problemas de vária ordem inviabilizaram a publicação que durou apenas quatro meses, até Dezembro de 1955, num total de 13 números.


Entretanto, a brasileira Editora Abril tinha entrado no mercado português com as revistas brasileiras Pato Donald e Mickey. E a partir daqui, seguiram-se mais títulos e as revistas brasileira Disney tornaram-se um objecto massivo de consumo entre os leitores portugueses, que justificou que em inicios da decada de 80, a Abril abrisse cá a Editora Morumbi, passando as revistas Disney de novo a serem editadas em português e em Portugal. O primeiro título da nova editora foi de novo Mickey lançado em Abril de 1980. Seguiram-se muitos outros títulos entre os quais o Pato Donald, os vários Almanaques, os Disney Especial, etc. A revista Mickey durou 190 números até Dezembro de 1991.


Com o passar dos anos, a editora Morumbi em Portugal foi sofrendo alterações, tendo numa primeira fase passado a designar-se Editora Abril Morumbi, e posteriormente com a entrada da Controljornal no sua estrutura accionista passou a Abril/Controljornal. Mais tarde, em 1999, juntou-se-lhe o grupo suiço Edipresse. Em 2003, a Abril saiu e nasceu a Edimpresa, tendo a Impresa e a Edipresse como acionistas. Em Maio de 2008 a Impresa assumiu a totalidade do capital da Edimpresa e manteve na sua posse os direitos de publicação da Disney que vigoram até 2010. Virada esta página, os direitos encontram-se agora na posse da Goody.

No entanto, as revistas da Disney começaram a partir de 2005 a desaparecer dos pontos de venda, o que não impediu que o surgimento esporádico de algumas publicações, como foi o caso da magnifica colecção Obras-Primas da BD Disney, publicada entre 2004 e 2006 que reunia histórias de Carl Banks num total de 9 volumes. Mas em 2006 acabou tudo.

E desde então um vazio de publicações. Assim, o primeiro número da Disney Comix foi neste sentido uma boa surpresa.  Eu agora aproveitei o balanco para reunir e ler alguns dos meus antigos “patinhas”. É verdade que a leitura agora é feita com outros olhos, e do confronto entre a escola brasileira (antigos "patinhas") e a escola italiana (novo "patinhas") saltem importante diferenças. Mas o importante é que para as novas gerações a revista Disney está de volta, e hoje sai para as bancas o segundo número da Disney Comix.

A revista Disney em Portugal

Pato Donald 1, Ed. Morumbi, Maio de 1981
No outro dia falava aqui no blogue acerca da quase inexistência de revistas de banda desenhada para um público mais infantil "et voilà" surgem as revistas Disney literalmente em tudo o que é ponto de venda. Sem dúvida a "cereja no topo do bolo" num ano excelente para a edição de banda desenhada em Portugal.

Uma revista de banda desenhada com periodicidade semanal com uma tiragem de vários milhares de exemplares, é algo que já não assistíamos à largos anos por cá.

A verdade é que este regresso é o retomar de uma importante ligação, da banda desenhada da Disney com Portugal, que já remota à decada de 30, ainda que com os seus altos e baixos.

Começou com a publicação de tiras de jornais americanos das histórias do Mickey, no jornal infantil ilustrado Mickey, que durou 58 números, publicados entre Novembro de 1935 e Dezembro de 1936.

Seguiu-se em meados da decada de 50, mais concretamente a partir de Agosto de 1955, uma nova revista Mickey semanal, propriedade da saudosa Agência Portuguesa de Revistas, igualmente com histórias publicadas nos Estados Unidos, com um preço de capa de 2$50. Como curiosidade as capas e as histórias do Pato Donald foram desenhadas por Carl Barks e as do Rato Mickey por Paul Murry. Infelizmente problemas de vária ordem inviabilizaram a publicação que durou apenas quatro meses, até Dezembro de 1955, num total de 13 números.


Entretanto, a brasileira Editora Abril tinha entrado no mercado português com as revistas brasileiras Pato Donald e Mickey. E a partir daqui, seguiram-se mais títulos e as revistas brasileira Disney tornaram-se um objecto massivo de consumo entre os leitores portugueses, que justificou que em inicios da decada de 80, a Abril abrisse cá a Editora Morumbi, passando as revistas Disney de novo a serem editadas em português e em Portugal. O primeiro título da nova editora foi de novo Mickey lançado em Abril de 1980. Seguiram-se muitos outros títulos entre os quais o Pato Donald, os vários Almanaques, os Disney Especial, etc. A revista Mickey durou 190 números até Dezembro de 1991.


Com o passar dos anos, a editora Morumbi em Portugal foi sofrendo alterações, tendo numa primeira fase passado a designar-se Editora Abril Morumbi, e posteriormente com a entrada da Controljornal no sua estrutura accionista passou a Abril/Controljornal. Mais tarde, em 1999, juntou-se-lhe o grupo suiço Edipresse. Em 2003, a Abril saiu e nasceu a Edimpresa, tendo a Impresa e a Edipresse como acionistas. Em Maio de 2008 a Impresa assumiu a totalidade do capital da Edimpresa e manteve na sua posse os direitos de publicação da Disney que vigoram até 2010. Virada esta página, os direitos encontram-se agora na posse da Goody.

No entanto, as revistas da Disney começaram a partir de 2005 a desaparecer dos pontos de venda, o que não impediu que o surgimento esporádico de algumas publicações, como foi o caso da magnifica colecção Obras-Primas da BD Disney, publicada entre 2004 e 2006 que reunia histórias de Carl Banks num total de 9 volumes. Mas em 2006 acabou tudo.

E desde então um vazio de publicações. Assim, o primeiro número da Disney Comix foi neste sentido uma boa surpresa.  Eu agora aproveitei o balanco para reunir e ler alguns dos meus antigos “patinhas”. É verdade que a leitura agora é feita com outros olhos, e do confronto entre a escola brasileira (antigos "patinhas") e a escola italiana (novo "patinhas") saltem importante diferenças. Mas o importante é que para as novas gerações a revista Disney está de volta, e hoje sai para as bancas o segundo número da Disney Comix.

11 dezembro, 2012

Dezembro na Bedeteca de Beja

Como habitualmente aqui fica o programa das festas da Bedeteca de Beja para o mês corrente

EXPOSIÇÕES


Até 31 de dezembro
PROVA UM GOLE DE CAFÉ ESPACIAL
Exposição comemorativa dos 5 anos da revista de banda desenhada Café Espacial, com trabalhos de Ana Vieira (Portugal), André Diniz Fernandes (Brasil), Dalts (Brasil), Daniel Bueno (Brasil), DW Ribatski (Brasil), Ebbios (Brasil), Fábio Lyra (Brasil), Guilherme Caldas (Brasil), Jefferson Cortinove (Brasil), José Aguiar (Brasil), Jozz (Brasil), Laudo Ferreira Junior (Brasil), Lese Pierre (Brasil), Loris Ziggiotto (Argentina), Lu Cafaggi (Brasil), Magenta King (Brasil), Marcela Mannheimer (Brasil), Mario Cau (Brasil), Paula Mello (Brasil), Paulo Monteiro (Portugal), Samanta Flôor (Brasil), Shiko (Brasil), Sissy Eiko (Brasil), Sueli Mendes (Brasil), Susa Monteiro (Portugal) e Viktor Sack (Argentina).
Local: 1º andar.
Organização: CMB (Bedeteca de Beja) / Café Espacial.





Até 31 de dezembro
LOBATO
Exposição / Mostra de Banda Desenhada e Fotografia de Lobato.
Local: Bedeteca de Beja (1º andar, ala esquerda).
Organização: CMB (Bedeteca de Beja) / Lobato.











Até 31 de dezembro
CAETANO MIGUEL
Exposição de Desenho e Pintura de Caetano Miguel.
Local: cafetaria.
Organização: CMB (Bedeteca de Beja) / Caetano Miguel.








LIVRO DO MÊS NA BEDETECA



ROUBARAM O CORREIO DO PEQUENO PAI NATAL, de Lewis Trondheim e Thierry Robin
Alguém roubou milhões de cartas dirigidas ao Pequeno Pai Natal. E é preciso recuperá-las… Uma banda desenhada sem palavras capaz de cortar o fôlego a qualquer um…









CINEMA E BANDA DESENHADA



Dia 20, quinta-feira, às 21h30
NOITE DE FICÇÃO CIENTÍFICA
Conversa sobre a obra do autor de banda desenhada ALEX RAYMOND (Agente Secreto X-9, Flash Gordon, Jim das Selvas, Rip Kirby, etc.), e exibição do filme FLASH GORDON (1980), de Mike Hodges, adaptado da obra de Raymond (um filme de culto que falhou nas bilheteiras).
Apresentação de Paulo Monteiro.
Local: Bedeteca de Beja (1º andar, ala esquerda).
Organização: CMB (Bedeteca de Beja).
Entrada livre.






CLUBES

Ao longo de todo o ano
LEMON STUDIO – CLUBE DE MANGÁ
Horário: sextas-feiras, das 16h00 às 18h30.
Frequência livre.
Local: Bedeteca de Beja (1º andar, ala esquerda)
Organização: Lemon Studio.
Apoio: CMB (Bedeteca de Beja).


ATELIÊS

Até 25 de junho
ATELIÊ DE BANDA DESENHADA
OURIÇO-DE-MAR (dos 8 aos 12 anos)
Com PAULO MONTEIRO
Horário: terças-feiras, das 18h30 às 20h00.
Frequência livre.
Local: Bedeteca de Beja (1º andar, ala esquerda).
Organização: CMB (Bedeteca de Beja).

Até 27 de junho
ATELIÊ DE BANDA DESENHADA
TOUPEIRA (a partir dos 13 anos).
Com PAULO MONTEIRO
Horário: quintas-feiras, das 18h30 às 20h00.
Frequência livre.
Local: Bedeteca de Beja (1º andar, ala esquerda).
Organização: CMB (Bedeteca de Beja).

Até 26 de junho
ATELIÊ DE DESENHO E PINTURA
Com ANA LOPES
Horário: segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h15.
Número limite de inscrições: 10.
Mensalidade: 20 euros.
Inscrição: 5 euros.
Local: Sala de Desenho.
Organização: Associação Pegada no Futuro.
Parceria: CMB (Casa da Cultura).

Até 27 de junho
ATELIÊ DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
Com ANA LOPES
Horário: terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h15.
Número limite de inscrições: 10.
Mensalidade: 20 euros.
Inscrição: 5 euros.
Local: Sala de Desenho.
Organização: Associação Pegada no Futuro.
Parceria: CMB (Casa da Cultura).

Até 26 de junho
ATELIÊ DE ILUSTRAÇÃO (EDITORIAL / INFANTIL)
Com ANA LOPES
Horário: segundas e quartas-feiras, das 21h30 às 23h15.
Número limite de inscrições: 10.
Mensalidade: 20 euros.
Inscrição: 5 euros.
Local: Sala de Desenho.
Organização: Associação Pegada no Futuro.
Parceria: CMB (Casa da Cultura).


OUTROS SERVIÇOS

CEDÊNCIA DE ESPAÇO PARA ATIVIDADES
Apoio e cedência de espaços, a escolas e outras instituições, para a realização de reuniões e eventos na área da banda desenhada ou da ilustração.

APOIO A ALUNOS E PROFESSORES
Apoio a alunos e professores para a realização de exposições ou outros projectos específicos na área da banda desenhada e ilustração.


BEDETECA DE BEJA
Edifício da Casa da Cultura
Rua Luís de Camões
7800 – 508 Beja
Telefone: 284 313 318
Telemóvel: 969 660 234
E-mail: bedetecadebeja@cm-beja.pt
Horário: de terça a sexta-feira, das 14h00 às 23h00. Sábados das 14h00 às 20h00.


APOIOS E PARCEIROS PARA A PROGRAMAÇÃO
Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja / Associação Pegada no Futuro / Lemon Studio / Museu Regional de Beja /

PARCEIROS PARA A DIVULGAÇÃO NA NET
AS LEITURAS DO PEDRO, CENTRAL COMICS, DRMAKETE, KUENTRO, LEITURAS DE BD e NOTAS BEDÉFILAS