17 outubro, 2005

FIBDA 2005: (actualização)

Já está em contagem decrescente a abertura do FIBDA deste ano. Li recentemente que o espaço na estação de metro da Falagueira encontra-se a ser devidamente preparado para o festival, com especial atenção para as questões que foram objecto de critica no ano passado, nomeadamente o problema do calor e a disposição do espaço da exposição. Também ainda “em construção” está o site oficial do festival [link], por isso mesmo as novidades escasseiam. Assim, certo certo é mesmo a abertura ofical do FIBDA no próximo dia 21 (Sexta-feira), pelas 21.30.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
- De 22 de Outubro a 6 de Novembro, todos os dias das 10.00 às 22.00 horas

BILHETEIRA
- Público em geral (maior de 12 anos): bilhete no valor de 3 euros
- Público menor de 12 anos (acompanhado por adulto): acesso gratuito
- Bilhete permanente: bilhete no valor de 10 euros
- Estudantes/cartão-jovem/pensionistas: bilhete no valor de 2 euros

PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES (Estação de metro da Falagueira - Núcleo Central)

»» Ricardo Ferrand: Autor português em destaque. É, igualmente, o autor da imagem do FIBDA 2005
»» O Sonho na Banda Desenhada: Little Nemo e Winsor McCay
»» O Sonho na BD Portuguesa: Esta exposição reúne alguns dos exemplos mais significativos da presença do sonho na banda desenhada portuguesa dos últimos 15 anos, integrando trabalhos de Antônio Jorge Gonçalves, David Soares, Diniz Conefrey, Filipe Abranches, João Fazenda, José Carlos Fernandes, José Ruy, Luís Louro, Miguel Rocha, Rui Lacas e Rui Pimentel.
»» O Sonho na BD: Exposição que dará especial atenção às seguintes séries e autores: Sandman (de Neil Gaiman e diversos autores, editado em Portugal pelas edições Devir), Olivier Rameau (de Dany e Greg, editado em Portugal na revista Tintin), O Sonho Prolongado do Sr. T (de Max, autor espanhol autor de Peter Pank, personagem que esteve em evidência no FIBDA 1995), Alice in Sunderiand (de Bryan Talbot, autor que esteve presente no FIBDA 2004), As Cidades Obscuras (de Schuiten & Peeters, editado em Portugal pela Meribérica-Liber e Witloof Edições), Promethea (de Alan Moore e J.H.Williams, série que esteve em destaque na exposição Argumentos, apresentada pelo CNBDI em 2002).
»» Homenagens e Paródias a Little Nemo: Exposição que dará especial atenção às seguintes séries e autores: Agar, de Molitemi (o argumentista de Harry Chase, Scarlett Dream e Taar, todos editados em Portugal pela Meribérica-Liber) e Gigi, Little Ego, de Giardino, editado em Portugal pela Meribérica-Liber, Little Nemo, de Moebius e Marchand, editada em Portugal pela Meribérica- Liber, McCay, de Smolderen (o argumentista de Gipsy e Olivier Varése, ambas com Marini e editadas em Portugal pelas Edições Asa) e Braman
»» Dream Comics: Uma exposição colectiva de autores de todo o mundo que registam os seus sonhos em forma de banda desenhada: David B. (França), Steve Bissette (EUA), Al Davison (Ing), Rick Grimes (EUA), Horus (Ale), Jesse Reklaw (EUA), Rick Veitch (EUA), Jim Woodring (EUA), Aleksandar Zograf (Jug), Michael Zulli (EUA), etc.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vou estar no Festival, mas não posso deixar de comentar que é pena que o programa à semelhança do ano passado, seja divulgado tão tarde.
À pessoas que de certeza ainda não sabem que o festival começa este fim de semana.
Assim não admira que a BD tenha tantas dificuldades.