29 março, 2007

O Mundo da Banda Desenhada

"Aqui há selo"... é o nome de uma curiosa e inovadora iniciativa promovida pelos CTT que passa pela obtenção de sugestões de temas para incluir na emissão filatélica do ano de 2008. Assim, qualquer pessoa, através do site www.aquihaselo.com, pode sugerir um novo tema e/ou votar em qualquer outro já a concurso. Os 20 temas mais votados passam à fase final, que passa pela elaboração do desenho do próprio selo.

Ora bem, no sentido de enriquecer ainda mais a filatelia portuguesa e simultaneamente ajudar na promoção e a divulgação da Banda Desenhada, apresentei uma proposta de tema nesse sentido, intitulada de “O Mundo da Banda Desenhada” como o seguinte argumento:

"A feliz associação entre selos e bd traduz-se num excelente convite a descobrir não só a riqueza da filatelia portuguesa bem como o maravilhoso mundo da chamada 9ª arte"

Convido o caro leitor a votar no sentido de contribuir para a Banda Desenhada fazer-se representar (mais uma vez) na filatelia portuguesa.

21 março, 2007

1º Aniversário

O portal português BDesenhada.com – A Volta do Mundo da BD está de parabéns! Celebra hoje o seu primeiro aniversário. Apesar de sua curta existência, o seu site é actualmente uma incontornável referência bedéfila na internet, pela divulgação e promoção que faz da Banda Desenhada, nas suas várias vertentes.


Assim, desde de múltiplas noticias a entrevistas a autores nacionais e estrangeiros, de artigos a colunas de opinião, o portal convida o visitante a “perder-se” pelo mundo da BD.

Para comemorar este primeiro aniversário, o BDesenhada.com está a promover passatempos com ofertas variadas. Façam uma visita.

16 março, 2007

BD no Cinema: Homem-Aranha

Spirou e Fantásio em Tóquio

Três anos depois do último álbum publicado entre nós, estão de regresso a Portugal, as aventuras de Spirou e Fantásio, com o lançamento pelas Edições ASA, do mais recente álbum (o 49º) da série, intitulado “Spirou e Fantásio em Tóquio”.

A história, que coloca os nossos heróis no meio de uma movimentada e perigosa aventura na capital do país do Sol Nascente, conjuga todos os símbolos da cultura “manga”, ou seja, envolve “um ronin que combate yazukas, um herói desastrado, um animal amoroso e um miúda com poderes extra-sensoriais”.

Esta incursão da bd franco-belga pela cultura “manga” já não é novidade, atente-se ao último álbum do Asterix (ver “O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça”), mas desta vez as intenções são diferentes, ou talvez menos explicitas, apesar de se concluir que no final “o europeu vence o japonês”. A trama, bem estruturada, assenta no desaparecimento de dois irmãos, dotados de poderes paranormais e o envolvimento de uma máfia local com interesses imobiliários, transporta os nossos heróis (e o leitor) numa animada aventura que percorre os famosos bairros de Tóquio.

O argumento rápido de Jean-David Morvan e o desenho esguio e bem conseguido de Munuera traduzem-se num álbum bastante agradável, onde não são esquecidos aqueles pormenores que nós ocidentais distinguimos na cultura nipónica, nomeadamente a febre consumista expressa na figura do Fantasio ou a forte densidade populacional da cidade japonesa expressa numa sequencia passada dentro do metro ou os problemas de comunicação, com a deliciosa sequência de Spirou na recepção do hotel.

Para quem, como eu, já não lia um “Spirou” há bastantes anos, e que agora via Público, começa a ficar afectado por uma "spiroumania", a leitura deste álbum foi uma lufada de ar fresco, não só pela história, mas também pela renovação, leia-se modernização, que assisti das personagens, incluindo a do pequeno Spip.

Spirou e Fantásio em Tóquio
Autores: Morvan e Munuera
Álbum #49, cores, cartonado
Editora: ASA, 1ª edição de Janeiro de 2007

A minha nota:


nota adicional:
Entretanto, surgiu a noticia que este álbum foi o ultimo com a assinatura da dupla Morvan-Muruena, que assim foram afastados do álbum 50 da série. O pretexto parece ter sido a divergência sobre o rumo a seguir pelas personagens, mas também não deve ter sido alheio os maus resultados de vendas dos últimos álbuns da série, que passaram dos 250 mil exemplares de “Paris submerso!” para “apenas” 160 mil exemplares desta aventura em “Tóquio”.


Cinema: "Ghost Rider"

Começo por dizer que provavelmente é o pior filme que vi nos últimos meses. Não havia outra forma de começar esta crónica. As expectativas eram baixas, mas o filme conseguiu supera-las… pela negativa.

Esta adaptação de um “comic” da Marvel, transformada na história de um motard que vende a sua alma ao Diabo e que depois é obrigado a lutar contra uns demónios desavindos com o senhor das Trevas é estupidamente “bera”. Tudo salpicado com personagens sem conteúdo e efeitos especiais que não são tudo e também não são nada de especial (um esqueleto em chamas… bah!) e mais alguns bocejos da minha parte durante a exibição, levam-me a concluir que assisti a um filme muito mau, a raiar o pior que se pode fazer em cinema.

Confesso que o Motoqueiro Fantasma nunca foi daquelas histórias que despertasse a minha atenção, mas quero crer que a banda desenhada original tem muito mais potencial, do que aquele que me foi dado a ver.

Bem, importa sublinhar é que há um nome a não esquecer, o de Mark Steven Johnson. FUJAM dos filmes desta "espécie de realizador", principalmente das suas adaptações de bd ao cinema, quer intervenha como realizador (“Daredevil” e agora “Ghost Rider”) ou como argumentista (”Electra”). É uma estranha forma de estar, esta da Marvel, ao insistir em “assassinar” cinematograficamente as suas personagens com este aprendiz de realização.

As minhas estrelas: 1 em 5

10 março, 2007

V Troféus Central Comics

Começou fase final dos V Troféus Central Comics. Uma vez concluído o apuramento dos votos da primeira fase, a escolha do leitor encontra-se agora mais facilitada, uma vez que existe apenas short-list a concurso em cada categoria.

Pessoalmente confesso que fiquei algo surpreendido com estes primeiros resultados. Quanto aos álbuns nomeados, nem vou discutir, até porque 'gostos não se discutem', mas por exemplo, nas nomeações para a categoria de “Melhor Álbum Estrangeiro”, a Devir coloca três títulos seus (o que acresce mais um para “Melhor Álbum Nacional”) perfazendo desta forma 40% do total das edições candidatas a melhor álbum e curiosamente não se encontra entre as nomeadas na categoria de “Melhor Editora”; depois nesta categoria, encontram-se nomeadas editoras que não tem qualquer publicação a concurso nas demais categorias.

Paradoxos à parte, as votações finais estão abertas até à meia-noite do dia 10 de Abril de 2007 e podem ser feitas aqui.

08 março, 2007

"Ghost Rider"

Estreia hoje nas salas portuguesas “Ghost Rider”, a adaptação cinematográfica de mais uma personagem do universo Marvel. O Motoqueiro Fantasma (em português) foi criado por Roy Thomas (argumento) e Mike Ploog (desenho), tendo feito a sua primeira aparição no comic Marvel Spotlight #15 (em Agosto de 1972).

Na adaptação ao cinema temos… “Nicola Cage é Johnny Blaze, motociclista famoso pelas suas proezas em cima de uma mota, que vendeu a alma ao diabo para proteger aqueles a quem mais amava: o seu pai e Roxanne (Eva Mendes), sua namorada dos tempos de infância.

Agora, o diabo veio buscar o que é seu.

Durante o dia, Johnny é um acrobata sem medo...mas à noite, na presença do mal, ele torna-se o Ghost Rider, um implacável caçador de demónios fugitivos a soldo do senhor das trevas.

Mas Johnny está decidido a enfrentar o seu destino e a usar os seus poderes e a maldição que o persegue para defender os inocentes.

Ficha Técnica
Título: «Ghost Rider»
Título Original: «Ghost Rider»
Realização: Mark Steven Johnson
Elenco: Nicolas Cage, Eva Mendes e Peter Fonda
Género: Acção/Fantasia
País: EUA
Ano: 2007
Duração: 114 min.
Site oficial: Ghost Rider

Classificação IMDB: 5.5/10

06 março, 2007

"Os Quatro" da Marvel

A edição desta semana (1 a 7 de Março) da revista Sábado traz uma interessante reportagem sobre como uma viagem de quatro jovens autores portugueses, a saber Ricardo Tércio, Nuno Alves, Ricardo Venâncio e João Lemos, ao Festival de Angoulême, onde um encontro casual com Joe Quesada terminou num contrato com a editora americana Marvel.

A reportagem fala ainda dos projectos em que se encontram envolvidos, entre os quais “Spider-Man Fairy Tales” desenhado por Ricardo “Ric” Tércio, uma história em que o capuchinho vermelho é a MJ e a avozinha é a Tia May, e cuja publicação está prevista para Maio próximo.

Uma entrevista com estes quatro autores publicada pelo BDesenhada.com pode ser lida aqui. A arte (p.e. ver imagem) e os projectos de Nuno “Plati” Alves podem ser observados aqui. Um pequeno trailer de "Shiki" de João Lemos pode ser visto visto aqui. O blogue de Ricardo Venâncio é este. A seguir com atenção as histórias dos quatro portugueses da Mavel.

03 março, 2007

Agenda Bedéfila para Março

Eis-nos chegados ao mês de Março. Olhando para a agenda bedéfila, vejo que entre estreias no cinema, lançamentos de colecções e novas publicações, o mês promete. Senão vejamos:

Começo pela edição n.º 17 do “BDjornal” que falhou a saída para as bancas no mês de Fevereiro. Se tudo correr bem, e esperemos que sim, o mais tardar no final da próxima semana, certamente já poderemos ler as “novas”.

Dias 7, 14, 21 e 28 - são os dias de publicação dos primeiros quatro álbuns da colecção SPIROU pelo jornal Público. A expectativa é grande, até porque pelo que tenho observado “não se pouparam” em publicidade. Ainda em Março, a ASA promete a estreia a série Spirou no seu catálogo, com a publicação do 49º álbum da colecção principal, intitulado “Spirou e Fantasio em Tóquio” de Munuera e Morvan (provavelmente o último álbum assinado por esta dupla).

Dia 8 - estreia em Portugal numa sala de cinema perto de si, o “Motoqueiro Fantasma” (“Ghost Rider” no original), a primeira das adaptações cinematográfica de BD esperadas para este ano. Apesar das críticas más, a verdade é que o filme encontra-se a dominar o box-office americano.

Ainda sem data definida, mas espera-se que ainda durante este mês, se dê início à venda em Portugal dos novos “gibis” (nova numeração) da "Turma da Mónica", de Maurício de Sousa, numa distribuição da PANINI. Fala-se que o intervalo de publicação entre Portugal e Brasil é de dois meses, como no Brasil a nova colecção foi lançada em Janeiro… é só fazer as contas!

Dia 28 - a GRADIVA acompanha o lançamento mundial e lança em Portugal o 15º álbum da colecção Largo Winch, com o título “Os Três Olhos dos Guardiães de Tão”. Apesar do “salto” na colecção, este álbum vem reforçar a ideia que esta aposta (felizmente) é para manter!

"Qual o filme que vos desperta maior expectativa?"

A temporada oficial, em Portugal, das estreias das adaptações de bd para o cinema começa na próxima Quinta-feira, 9 de Março, com o “Motoqueiro Fantasma”. Aproveito o "timing" para lançar aqui mais uma sondagem aos visitante deste blogue, desta vez sobre "qual o filme que vos desperta maior expectativa?". Podem votar!

01 março, 2007

Hulk esmaga!!!

Terminada que está a “Civil War” (será?), a Marvel prepara já os leitores para o novo evento. Para quem tem acompanhado a história recente (exclusivamente através dos comics americanos, porque por cá não se publica nada disto) do gigante verde, sabe do seu exílio forçado no distante planeta Sakaar, cujos desenvolvimentos podem ser lidos no arco “Planet Hulk”. Agora, o Hulk está de regresso ao planeta Terra! E ao que parece bastante zangado! Tão zangado que o seu regresso é designado de “World War Hulk” o que deixa antever bastantes estragos num futuro próximo. Com inicio em “Incredible Hulk” # 106. E como não há anda melhor para promover qualquer história que um trailer, ele aqui está...



Digam lá se isto não promete?!

Hulk esmaga!!!

Terminada que está a “Civil War” (será?), a Marvel prepara já os leitores para o novo evento. Para quem tem acompanhado a história recente (exclusivamente através dos comics americanos, porque por cá não se publica nada disto) do gigante verde, sabe do seu exílio forçado no distante planeta Sakaar, cujos desenvolvimentos podem ser lidos no arco “Planet Hulk”. Agora, o Hulk está de regresso ao planeta Terra! E ao que parece bastante zangado! Tão zangado que o seu regresso é designado de “World War Hulk” o que deixa antever bastantes estragos num futuro próximo. Com inicio em “Incredible Hulk” # 106. E como não há anda melhor para promover qualquer história que um trailer, ele aqui está...



Digam lá se isto não promete?!