26 maio, 2008

A colecção "Blueberry", pelo Público

Conforme já havia referido no post anterior, é já no próximo dia 4 de Junho, que o jornal Público em colaboração com a editora ASA, dará inicio à colecção "Blueberry". Todas as Quartas-feiras, ao longo de 18 semanas, serão publicados os álbuns da melhor banda desenhada alguma vez feita sobre o Oeste americano, pelo preço unitário de € 5,90.

Logo à partida, umas das mais-valias desta colecção é a publicação, logo no 1º volume, de uma historia inédita em Portugal. Trata-se de "Apaches" (ver imagem ao lado), um álbum fora da colecção, dedicado ao chefe índio Gerónimo, que inclui além de pranchas inéditas, a história completa de quando Blueberry o conheceu, e que já nos tinha sido dado a conhecer, em flashbacks durante o arco "Tombstone".

De destacar também, finalmente a re-publicação de alguns álbuns à muito esgotados, nomeadamente os nºs 13, 14 e 15 desta nova colecção, e que andavam a ser vendidos a preços de um barril de petróleo (passe o exagero!)


Assim, para os (muitos, espero eu) interessados deixo aqui o calendário completo da colecção:



E para quem quiser conhecer melhor esta magnifica colecção, deixo aqui também o excelente site oficial (em francês).

Boas leituras!

8 comentários:

Bongop disse...

Verbal, vão editar a série toda mesmo ??

verbal disse...

@ bongop

Da colecção principal, esta colecção do Público só não publica os seis primeiros álbuns. Deixa também de fora o ciclo ‘Tombstone’ que abrange os últimos 5 álbuns publicados, cuja conclusão aconteceu em “Dust”, o primeiro álbum de Blueberry editado pela ASA.

Relativamente ao que foi editado entre nós pela Meribérica, faltam as colecções “Juventude de Blueberry” (7 álbuns) e Marschal Blueberry (3 álbuns).

Como pontos positivos, destaco o 1º álbum que é um inédito entre nós (apesar de ser fora de colecção), a publicação de álbuns que se entravam à muito esgotados e que são vendidos a preços estupidamente altos e o facto da publicação da colecção respeitar a cronologia oficial.

Para quem nunca leu (e não só) é uma excelente oportunidade para conhecer esta magnifica obra da BD franco-belga.

Um abraço

Anónimo disse...

a capa é rija ou mole? se é que me faço entender...

verbal disse...

Certamente que será de capa mole, até porque tem sido sempre assim nas colecções de BD do Público.

Bongop disse...

Já comprei Apaches :-)

verbal disse...

e eu já o li :)

Anónimo disse...

rija ou mole.. lá comprei. deixei-me influenciar pela tua opiniao e pelo que li sobre blueberry. acho que nao me vou arrepender.

thanks Verbal

verbal disse...

@anónimo
eu sou suspeito para falar porque para mim é "apenas" a melhor banda desenhada que já li!

Boas leituras!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...