30 junho, 2010

O senhor que se segue é... Gaston Lagaffe

Com a publicação do 16º álbum – O Cavalo de Tróia – terminou hoje a colecção Alix pela mão da parceria ASA/Público. Rei morto, rei posto diz o dito popular e é já a partir da próxima semana, dia 7 de Julho – Quarta-feira, que começa uma nova colecção, desta vez dedicada ao desconcertante e mandrião Gaston Lagaffe, personagem criada por André Franquin, que personifica na perfeição o conceito de anti-herói.

A colecção é composta por 19 álbuns em capa dura com desenho exclusivo para Portugal. O primeiro volume tem o preço de lançamento de € 2,50, sendo os restantes vendidos ao preço de € 6,40.

De referir que depois de “Os Passageiros do Vento” e de “Alix” esta colecção é a 3ª colecção a ser publicada de uma lista de 10 que foram inicialmente apresentadas pelo Jornal Público para votação dos leitores.

Pessoalmente, das séries propostas, Gaston não é daquelas mais me entusiasme, mas atendendo ao facto de se publicar a colecção completa em capa dura a um preço bastante acessível, para além de comprar a colecção vou ter igualmente de comprar espaço!

TÍTULOS DA COLECÇÃO GASTON:

1. Os arquivos do Lagaffe
2. Gafes em barda
3. Gafes de um fanfarrão
4. Festival de broncas
5. O escritório vai abaixo
6. Calinadas do Calinas
7. Mais Gafes do Lagaffe
8. Gafes às rajadas
9. De gafe em gafe
10. O ás das argoladas
11. O descanso do trapalhão
12. Engenhocas do Lagaffe
13. Um bronco do piorio
14. Gafes, argoladas e trapalhadas
15. É só broncos!
16. Tabefes para o Lagaffe
17. Gafes atrás de gafes
18. Resmas de Gafes
19. Cuidado com o Lagaffe



3 comentários:

RuiR disse...

E viva a ASA!

Lá vou ficar com uns albuns em duplicado mas vale a pena. Pensando bem os livro que tenho são do Gastão Dábronca e não do Gaston Lagaffe :-)

Reconheço que sou um fã desta série, além de ter um excelente desenho, tem das melhores histórias curtas de humor que já li. Os pormenores são fantásticos, alêm das já famosas assinaturas.

É umas das personagens que desperta o lado "geek" que há em mim, uma das ultimas estátuas de BD que comprei é precisamente do Gaston, meio em desequilibrio, a transportar uma pilha de ENORME de livros. LOL

Abraço

Anónimo disse...

Eu quero é saber o nome original (em francês) dos albuns a publicar.

Se soubermos isto, ficamos a saber quais são os albuns que já temos e quais os que faltam na colecção.

Quem é que sabe os titulos originais em francês dos albuns que vão ser publicados, nesta colecção?

Nuno Neves disse...

Caro anónimo, olhando para os títulos dos álbuns a publicar nesta colecção, onde predomina "calão" português, é muito difícil fazer a correspondência para com os originais da edição francesa. No entanto, penso que a colecção deve respeitar a ordem de publicação original.