29 junho, 2012

Lançamentos: Lance - Volume 4



Finalmente o editor Manuel Caldas acaba de anunciar que o quarto e último volume de Lance está pronto para, a partir da próxima semana, poder ser enviado aos interessados. Fica assim concluída a edição integral em português de todas as pranchas dominicais, devidamente restauradas, publicadas entre 1955 e 1960, de um dos grandes clássicos da banda desenhada americana, da autoria de Warren Tufts.
Por não ter ainda data marcada para distribuição pelas livrarias (talvez Setembro), pode ser já efectuado o pedido directamente ao editor (e este agradece), com o envio sem a cobrança de portes de correio, e com a oferta de um novo poster com a reprodução da 1ª prancha da série a cores e no enorme tamanho da página de jornal em que se publicou. O preço é o mesmo dos volumes anteriores: 26,50 Euros. Este e outros pedidos podem ser feitos através da pagina do editor disponivel em www.manuelcaldas.com.

Entradas neste blogue relacionadas: 

Boas Leituras!

Lançamentos: Lance - Volume 4



Finalmente o editor Manuel Caldas acaba de anunciar que o quarto e último volume de Lance está pronto para, a partir da próxima semana, poder ser enviado aos interessados. Fica assim concluída a edição integral em português de todas as pranchas dominicais, devidamente restauradas, publicadas entre 1955 e 1960, de um dos grandes clássicos da banda desenhada americana, da autoria de Warren Tufts.
Por não ter ainda data marcada para distribuição pelas livrarias (talvez Setembro), pode ser já efectuado o pedido directamente ao editor (e este agradece), com o envio sem a cobrança de portes de correio, e com a oferta de um novo poster com a reprodução da 1ª prancha da série a cores e no enorme tamanho da página de jornal em que se publicou. O preço é o mesmo dos volumes anteriores: 26,50 Euros. Este e outros pedidos podem ser feitos através da pagina do editor disponivel em www.manuelcaldas.com.

Entradas neste blogue relacionadas: 

Boas Leituras!

25 junho, 2012

[actualização] Confirma-se a colecção "Heróis Marvel"

Heróis Marvel. O diário de referência ‘Público’ lança a colecção ‘Heróis Marvel’, os melhores heróis da BD norte-americana em 15 obras em capa dura e inéditas em português. Todas as quintas-feiras, entre 05 de Julho e 11 de Outubro, por mais 8,90 euros cada volume.

Homem-Aranha, X-Men, Capitão América, Thor, Vingadores e Hulk, entre outros, são os super-heróis da Marvel convocados para a colecção ‘Heróis Marvel’, concebida pela Levoir, editora de marketing e conteúdos multimédia de Silvia Reig Molina.

Destaque para o primeiro volume da colecção, ‘Homem-Aranha - Integral Frank Miller’, com o preço de lançamento de 4,90 euros, do premiado argumentista e desenhador norte-americano. A eterna luta do bem contra o mal em apresentação no ‘Público’, em comics da Marvel, a ‘house of ideas’ da Walt Disney Company.

COLECÇÃO HERÓIS MARVEL:
  1. Homem-Aranha - Integral Frank Miller
  2. X-Men - Os Filhos do Átomo
  3. Capitão América - A Lenda Viva
  4. Thor - As Idades do Trovão
  5. Homem-Aranha - A Morte dos Stacy
  6. Vingadores - Confiança Mundial
  7. Vingadores - Zona Vermelha
  8. Hulk - Tempest Fugit
  9. Wolverine - Madripoor
  10. Justiceiro - Diário de Guerra
  11. X-Men - Graduação
  12. Guerras Secretas - Heróis vs. Vilões
  13. Guerras Secretas - A Batalha Final
  14. Quarteto Fantástico - Em Busca de Galactus
  15. Nick Fury - Agente da Shields

Heróis da Marvel no Público?!


Regressado de umas curtas férias, venho aqui dar nota de uns rumores sobre o Jornal Público estar a preparar a edição de uma colecção de banda desenhada com aventuras clássicas dos Super-Heróis da Marvel agora para o Verão. Já tinha ouvido falar disto à uns tempos atrás, mas como depois saiu a colecção Thorgal pensei tratar-se de um falso boato. Mas agora outras fontes falam do lançamento da colecção a coincidir com a estreia do novo filme "O Fantástico Homem-Aranha" em Portugal nos inícios de Julho. A verdade é que já não faltam muitos dias para se confirmar se há fogo onde há fumo e termos o regresso do Homem-Aranha, Homem-de-Ferro, Thor e companhia às bancas portuguesas.

15 junho, 2012

Centenário de Franco Caprioli: Exposição e Fanzine


A Câmara Municipal de Moura, em parceria com o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu, produziu uma exposição (comissariada por Luiz Beira), intitulada “Franco Caprioli: no centenário do desenhador-poeta do mar”. A inauguração ocorrerá no próximo dia 22 de Junho, pelas 18:00 horas, no Espaço Inovinter (Moura). A exposição poderá ser visitada até 8 de Julho, todos os dias, no horário das 09h00 às 12h00 h e das 17h00 às 19h00. Seguirá, depois, para Viseu onde será exposta em datas a designar brevemente.

Na mesma ocasião, será apresentado um fanzine (profusamente ilustrado e com texto do investigador Jorge Magalhães) sobre a obra de Caprioli, dentro da linha de publicações BD de qualidade que Moura tem produzido nos últimos anos.

O fanzine inclui uma história completa, em oito pranchas, de Olac, o Gladiador (uma aventura nunca antes publicada a cores em Portugal).

Está, também, programada a venda de publicações italianas, com trabalhos de Caprioli, numa colaboração especial entre a ANAFI (Associazione Nazionale Amici del Fumetto e dell’Illustrazione) e a Câmara Municipal de Moura. Os interessados podem ver aqui a lista das publicação italianas disponíveis.

Breve biografia de Franco Caprioli

Franco Caprioli, um dos mais ilustres autores da banda desenhada italiana e mundial, nasceu em Mompeo, província de Rieti, no dia 5 de Abril de 1912.

Desde cedo, manifestou grande paixão pelas coisas do mar (talvez influenciado por um tio, Capitão de fragata), o que, aliado ao jeito para o desenho, originou um caso curioso: o pequeno Caprioli começou a desenhar o mar mesmo antes de o ter visto pela primeira vez! Esta paixão manteve-a ao longo da vida o que, naturalmente, se refletiu na sua obra, onde a temática marítima e os países exóticos tiveram um papel muito relevante. Por essa razão Caprioli ficou conhecido como “O Poeta do Mar”.

A sua “imagem de marca” foi a utilização do “pontilhismo” (técnica que consiste em desenhar pontos muito próximos uns dos outros, para dar a ilusão de sombras ou relevo), que aplicou com maestria nas histórias que desenhou.

A obra de Caprioli - imensa e magnífica – espraiou-se por revistas italianas mas também inglesas, francesas, belgas, espanholas e portuguesas.

Na sua obra contam-se algumas das melhores adaptações de clássicos da literatura popular, muitas delas publicadas no nosso país como, por exemplo, “A Ilha Misteriosa”, “Miguel Strogoff”, “Os filhos do Capitão Grant”, “Os violadores do bloqueio” ou “Aventuras no Mar” (romances de Julio Verne, editados nos anos 70 e 80, sob a forma de álbum BD, e que hoje se encontram praticamente esgotados).

“Os filhos do Capitão Grant” foi mesmo a última história em que o artista trabalhou, deixando-a inacabada devido ao seu súbito falecimento, em Roma, a 8 de Fevereiro de 1974.

Outro desenhador italiano, Gino D’Antonio, completaria, posteriormente, o seu trabalho, desenhando as últimas sete páginas.

12 junho, 2012

Leitura: Death Note vol. 2 - Encontro


Depois da bela descoberta que foi a leitura do primeiro volume de Death Note em português, eis-me de regresso a este universo agora com o segundo tomo da coleção. Esgotado que está o efeito surpresa que foi a definição das premissas da história, delicio-me agora com o seu desenvolvimento.

Capa do 2º volume
Neste "Encontro", Tsugumi Ohba explora exemplarmente em termos narrativos a natureza humana. Todo o processo de desconstrução de uma lógica inicial, que nos foi dado nos primeiros sete capítulos e para a qual nós leitores fomos condescendentes, é subvertido agora em nome de um instinto de sobrevivência. Light aka Kira assume o papel de presa. Sentindo-se ameaçado, envereda por uma caminho de eliminação de todos aqueles que identifica como ameaça, não distinguindo criminosos de inocentes. A necessidade em apagar todas e quaisquer ligações que possam conduzir a investigação até si obrigam-no a arriscar mais. Fá-lo de forma inteligente. Mas é sabido que toda a acção provoca uma reacção.

A morte de todos ao agentes do FBI que estavam no Japão a trabalhar no caso é um perfeito exemplo. Por mais calculista que se possa ser há sempre variáveis que não controlamos. E a introdução na história da personagem da noiva de um dos agentes do FBI cumpre exemplarmente este papel. Conforme observamos pelas conclusões que L retira depois de desenvolver um exemplar exercício de lógica. Por outro lado, L assume igualmente um maior protagonismo na história. Na necessidade de dirigir pessoalmente a investigação, sai da cómoda posição de trabalhar no anonimato passando para o palco principal, contribuindo assim para um maior antagonismo com Kira.
E assim de forma inteligente, num crescendo de tensão, vão-se definindo os desenvolvimentos que terão certamente consequências futuras para ambos os protagonistas. E tudo isto torna a leitura de Death Note cada vez mais viciante. Com a edição deste segundo volume, e parece que com o terceiro em preparação, a Devir continua manter altas as espectativas dos leitores portugueses! Assim seja e assim continue!
(a página apresentada à direita para ilustrar o texto não pertence à edição portuguesa da Devir)

Death Note – Encontro
Autores: Tsugumi Ohba (argumento) e Takeshi Obata (desenho)
Volume 2, preto e branco, TPB
Editora: Edições Devir, 1ª edição de Abril de 2012
A minha nota:


09 junho, 2012

Exposição: cirandara

 
É hoje inaugurada, às 17h00, no Espaço Estúdio, situado na Praça da República, em Nisa, Portalegre, a exposição de banda desenhada "cirandara" da autoria de Sónia Oliveira. A autora tem desenvolvido ilustração e banda desenhada desde 2004 tendo iniciado em 2006 a sua colaboração com as edições:nelsondematos realizando para estas as ilustrações de capas de autores como José Cardoso Pires e Pepetela. Teve uma história, O Marinheiro de Amesterdão, publicada na Zona Negra 2.

Prancha da história "O Marinheiro de Amesterdão"

07 junho, 2012

Novos lançamentos da ASA

A editora ASA, espera-se que ainda durante este mês, prepara-se para libertar para os habituais pontos de venda, três (leia-se quatro dado que um dele se apresenta em formato duplo) novos álbuns de banda desenhada, apostando na continuação de séries já publicadas.


Asteroid Fighters - Os Óráculos

    Dois anos e meio depois de Asteroid Fighters -  O Inicio, surge agora o segundo álbum desta série escrita e desenhada por Rui Lacas.

    Sinopse:
    Após o primeiro cataclismo, em 2012, o planeta Terra vivia há quase 100 anos sem sobressaltos, defendido por uma nova tropa de elite, munida de indivíduos superpoderosos, os “Asteroid Fighters”. Agora, a Terra depara-se com uma nova e inesperada ameaça…
    Otipep, o vilão que é irmão gémeo do Pepito, que opera a partir da sua base lunar secreta, enviou um Asteroide artificial constituído por uma substância explosiva na sua tentativa de vingança contra os Asteroid Fighters e a vida no Planeta! Um grupo selecionado de Asteroid Fighters pereceu na tentativa de destruir esta colossal bomba, e todos os esforços estão a ser feitos para impedir a sua colisão com o nosso planeta… Conseguirão os defensores da Terra vencer mais esta batalha contra o mal?







    Bouncer 6 - Viúva Negra | Bouncer 7 - Coração Dividido

      O retomar de uma excelente série de western, escrita por Jodorowsky e desenhada por Boucq, e logo em álbum duplo que coloca a colecção portuguesa a par e passo da colecção francesa.

      Sinopses:
      Tomo 6 - Bouncer preparar-se para entrar em confronto com uma temível personagem: A Viúva Negra. Esta última está determinada a apropriar-se da principal riqueza da região, ou seja, um rio subterrâneo. Entretanto, Bouncer é também alvo das tentativas de sedução da professora primária...

      Tomo 7 - Os segredos da bela "Viúva Negra" vão ser revelados neste álbum. Bouncer vai descobrir toda a verdade que esta misteriosa e manipuladora mulher esconde e o confronto entre os dois é inevitável, especialmente quando a professora primária também se envolve nesta guerra...




      Philip e Francis - A Armadilha Maquiavélica

        Uma série humorística que constitui uma paródia às aventuras de Blake e Mortimer, da autoria de Veys (argumento) e Barral (desenhos), são estas aventuras de Philip e Francis, que a ASA agora recupera, depois da Gradiva ter publicado em 2005 o primeiro álbum Ameaças ao Império.

        Sinopse:
        O professor Philip e o capitão Francis são os faróis da civilização ocidental, os pilares da sabedoria britânica. Mas o que teria acontecido se Philip tivesse interrompido os seus estudos, e se Francis nunca tivesse feito parte do exército? O mundo seria outro? Os nossos atrapalhados heróis foram parar a um mundo paralelo. Estão em Londres onde tudo está literalmente virado de pernas para o ar! Aqui, o típico autocarro de 2 andares possui 3, enquanto os táxis da cidade são conduzidos por cegos, já para não falar no nome das ruas que aparecem todos trocados…

        06 junho, 2012

        Lançamentos no Festival de Beja

        Já devia ter publicado isto há mais tempo, até porque os lançamentos editoriais ocorreram durante o VIII Festival de BD de Beja. São quatro publicações, de autores nacionais, que merecem a devida divulgação aqui nas notas, ou não se tratasse aqui de banda desenhada portuguesa. Assim, seguindo a ordem de apresentação que foi dada no festival temos:

        • Hän Solo de Rui Lacas - edição Polvo
        Depois do livro A Ermida lançado durante o 22º Amadora BD, Rui Lacas assina agora Hän Solo. Uma narrativa simples que segundo o autor foi construída motivada apenas pelo desejo de desenhar. A ideia inicial era contar uma grande história. Mas o processo implicava um grande argumento quando a intenção do autor era apenas desenhar. Uma conversa com o editor Rui Brito, e todo o trabalho foi recuperado para dar origem a uma historia de 60 páginas, que mostra um Rui Lacas num excelente trabalho gráfico.


















        • Efeméride n.º 5  de vários autores - edição de autor Geraldes Lino
        Geraldes Lino assumido militante da BD e dos fanzines lança agora o quinto e último fanzine Efeméride desta vez dedicado à figura de Corto Maltese. São quarenta e cinco autores convidados que dão forma à ideia de Corto Maltese no Século XXI. As pranchas originais estão em exposição no Festival de Beja. Entre trabalhos muito bons, o meu preferido pela simplicidade da mensagem vai para o da autoria de Marco Mendes. Uma combinação de elementos, incluindo o famoso Nighthawks de Edward Hopper que dá um excelente retrato do século XXI com Corso incluído, naturalmente.























        • Sangue Violeta e Outros de Fernando Relvas - edição El Pep
        Trata-se de uma edição que nasce da vontade do editor Pepe em recuperar parte da obra de Fernando Relvas há muito dada como perdida. O trabalho de recuperação e restauração completa-se nesta edição. São três historias num registo a preto e branco: Sabina, Tax Diver e Sangue Violeta que tinham sidos publicadas no extinto semanário SE7E, entre os anos de 1982 a 1988. Nas palavras do editor "são as BD's que mais marcaram a memória dos leitores do semanário. Um traço elegante e ágil, contrastado nas manchas negras num preto e branco nervoso e com um registo dinâmico do grafismo punk dos cartazes de concertos de música dos anos 80"














        • Manegas, O Indignado de Pedro Manaças - edição de autor
        Depois da sua apresentação em Abril passado em Odivelas, assistiu-se agora ao lançamento desta edição, que se apresenta um registo quase biográfico em tons humorísticos e caricaturais do seu autor Pedro Manaças, que se  faz representar pelo seu alter-ego Manegas, num período de vida que vai desde dos seus três anos de idade até ao dia em que foi despedido do emprego de fiscal de parquímetros. O livro compila as histórias escritas e desenhadas entre 2008 e 2011 e serve essencialmente de apresentação do trabalho de Pedro Manaças.

        05 junho, 2012

        Lançamento: Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos


        É hoje lançado por volta das 18h00 no Espaço ASA na livraria Buchholz, em Lisboa, o álbum Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos. Trata-se de uma biografia de Leonardo José Coimbra, nascido em 1883, uma das principais figuras do pensamento português, que é agora retratado em banda desenhada pela arte de José Ruy, nome grande da banda desenhada portuguesa, que aos 82 anos de idade ainda continua em grande forma. A edição é da Âncora Editora.

        01 junho, 2012

        X Troféus Central Comics - Nomeados

        Cartaz da autoria de André Caetano
        Foram anunciados no primeiro fim-de-semana do festival de Beja, os nomeados para os X Troféus Central Comics. Um total de dez candidatos distribuídos por nove categorias. que aguardam agora a eleição por voto popular. De acordo com o portal da Central Comics, a votação decorrerá entre 1 de Junho e 31 de Julho, ainda que não refira em concreto como é que se irá proceder. Para já fica a lista dos nomeados deste ano:

        Melhor Publicação Nacional (TCCN)
        A Arte de Under Siege (Edições Asa)
        As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy vol.2 – O Apocalipse (Tinta da China)
        É de Noite que faço as Perguntas (Saída de Emergência)
        Futuro Primitivo (Associação Chili com Carne)
        Pontas Soltas – Cidades (Edições Asa)
        Pop Rock: Trabalhadores do Comércio (Tugaland)

        Melhor Publicação Estrangeira (TCCE)
        As Águias de Roma I (Edições Asa)
        Blankets (Devir Edições)
        Mattéo – Segunda Época (VitaminaBD)
        Os Emigrantes (Kalandraka)
        Os Incontornáveis da BD: O Gato do Rabino (O Público/Asa)
        Scott Pilgrim 4 – Agora é a Sério (Booksmile)

        Melhor Publicação Clássica (TCCC)
        Adele Blanc-Sec vol.3 (Edições Asa)
        Corto Maltese – As Etiópicas (Edições Asa)
        Dragon Ball 15 – Rivais Poderosos (Edições Asa)
        Lance vol.3 (Libri Impressi)
        Os Incontornáveis da BD: O Vagabundo dos Limbos (O Público/Asa)
        Os Incontornáveis da BD: Max Fridman (O Público/Asa)

        Melhor Publicação Humor (TCCH)
        As Odisseias de um Motard vol.5 (Motorpress)
        Baby Blues 28 – Corta! (Bizâncio)
        Dilbert – Liberdade é só mais uma Palavra para as Pessoas descobrirem que és Incompetente (Edições Asa)
        Há Piores (Polvo Edições)
        Tudo sobre os Solteirões (Edições Asa)
        Zits 16 – Dá-lhe Gás (Gradiva)

        Melhor Publicação Independente (TCCI)
        A Ermida (Polvo )
        Li Moonface (Pedranocharco)
        Lodaçal Comix (Ruru Edições)
        O Pequeno Deus Cego (Kingpin Books)
        Venham +5 vol.8 (Bedeteca de Beja)
        Zona Monstra (Associação Tentáculo)

        Melhor Publicação Técnica (TCCT)
        BDjornal (Pedranocharco)
        Catálogo Tinta nos Nervos (Museu Colecção Berardo)
        Catálogo World Press Cartoon 2011 (WPC/C.M.Sinta)
        Rotas e Percursos – Veneza, percurso com Corto Maltese (O Público/Asa)
        Rotas e Percursos – Florença (O Público/Asa)
        Tintim e a Alph Art (Edições Asa)

        Melhor Obra Curta (TCCO)
        A Garagem de Kubrik; Carla Rodrigues & J.B. Martins (Total Film)
        Animália; Pedro Carvalho e André Oliveira (in Zona Monstra)
        Eu sou uma Nódoa; Nuno Duarte (in Tertúlia BDzine #159)
        Lig & Mandu: A Alegoria do Palhaço; Nelson Martins & Pedro Couto e Santos (in Tertúlia BDzine #163)
        Onde Jaz o teu Sorriso; Joana Afonso (in BDLP #1)
        Seattle; Dinis Conefrey e Maria João Worm (in Venham +5 vol.8)

        Melhor Argumento (TCCArg)
        André Oliveira (Zona Monstra)
        David Soares (É de Noite que faço as Perguntas)
        Filipe Melo (As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy vol.2)
        Hugo Jesus (Pop Rock: Trabalhadores do Comércio – Inbictus)
        João Mascarenhas (O Menino Triste: Punk Redux)
        Rui Lacas (A Ermida)

        Melhor Arte (TCCArt)
        Filipe Andrade (A Arte de Under Siege)
        José Garcês (O Lince Ibérico)
        Jorge Coelho (É de Noite que faço as Perguntas)
        Pedro Brito (Pop Rock: UHF)
        Ricardo Cabral (Pontas Soltas – Cidades)
        Rui Lacas (A Ermida)