11 janeiro, 2013

7ª edição da BDTECA - Mostra de Banda Desenhada de Odemira

A BD volta a mostrar-se no distrito de Beja. Desta vez é na vila alentejana de Odemira, onde começou a 7ª edição da BDTECA - Mostra de Banda Desenhada, que decorre na Biblioteca Municipal José Saramago daquela cidade, entre 10 de Janeiro e 30 de Março.

A BDTECA é promovida pelo Município de Odemira e pela Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos. Um programa vasto inclui Concursos de BD, exposições, feira do livro, workshops e tertúlias.

No sitio do município, pode-se ler que "para além de se divulgar este género artístico e estimular a criatividade, pretende-se afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento da Banda Desenhada na região e no país". Obviamente que iniciativas destas merecem todo o apoio e destaque aqui no blogue.

Sobre o 7º Concurso de Banda Desenhada
O prazo para entrega de trabalhos decorrerá entre os dias 10 de Janeiro e 20 de Fevereiro. O concurso é dirigido a maiores de 16 anos e tem como prémios 300 euros para o 1º classificado, 150 euros para o segundo e 75 euros para o e terceiro lugar. O tema é livre e os trabalhos devem ser apresentados em folhas de formato A3. Cada concorrente pode participar com mais do que um trabalho, desde que enviados separadamente e com pseudónimos diferentes. A identificação e contactos do autor devem constar apenas no interior de envelope fechado, com o pseudónimo no exterior. Os concorrentes deverão entregar os seus trabalhos no Balcão Único do Município de Odemira ou enviar para o Município de Odemira, na morada Praça da República, 7630-139 Odemira. A entrega de prémios e a inauguração da exposição com os trabalhos participantes no Concurso de BD decorrerá no dia 9 de Março, na Biblioteca Municipal, pelas 16.00 horas.

Sobre o programa da BDTECA
O Concurso de Banda Desenhada decorrerá entre os dias 10 de Janeiro a 20 de Fevereiro, sendo conhecidos os vencedores e expostos os trabalhos concorrentes no dia 9 de Março, na Biblioteca Municipal de Odemira.
Entre 2 de Fevereiro e 9 de Março, decorrerá a Feira do Comic Book e da BD, onde serão apresentados títulos recentes e também os clássicos deste género literário.
De 9 a 28 de Fevereiro, estará patente a exposição “Cinzas da Revolta, do álbum com o mesmo título, com argumento de Miguel Peres e desenhos de João Amaral, sobre a guerra colonial, tema nunca antes retratado em BD.
No dia 22 de Fevereiro, será realizado um encontro entre o público escolar e Hugo Teixeira, autor e ilustrador de BD.
No dia 23 de Fevereiro, o autor irá ministrar um workshop, destinado ao público com idades entre os 10 aos 18 anos.

Mais informações podem ser obtidas no sitio da CM de Odemira [link]

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...