02 julho, 2013

As e-Mag's portuguesas


E-mag's. Revistas em formato digital. Começam a surgir as primeiras e-mags nacionais dedicadas à temática da banda desenhada. Até ao momento só tenho conhecimento de três projectos. E destes devo dizer que para primeira impressão gostei do que vi e li. Cada um segue um propósito bem definido, mas no conjunto, para os leitores, apresentam uma variedade interessante. Mostram que os modelos de divulgação de banda desenhada estão longe de se encontrarem esgotados, sobretudo com o alcance infinito que a sua disponibilização gratuita na internet permite alcançar. Assim que as respectivas periodicidades de publicação o permitam são projectos para se acompanhar.


Sketchbook PT
Sucedânea da revista em papel que teve uma curta existência, esta e-mag acaba de ver publicado o seu terceiro número. A periodicidade é trimestral. Apresenta-se em 54 páginas de informação onde aborda uma variedade de assuntos, entre apresentações, reportagens, critica e lançamentos. Dos projectos que aqui apresento é talvez aquele que mostra uma natureza mais genérica. Destaco sobretudo as entrevistas, que se mostram bem conduzidas e objectivas.



The Lisbon Studio
Igualmente sucedânea da versão em papel, o título não engana. O objectivo desta e-mag também não. E a sua qualidade igualmente. No primeiro número dá conhecer o trabalho e os artistas residentes do The Lisbon Studio. Para quem não sabe de que estúdio se trata, digo que reúne um conjunto de excelentes autores nacionais em áreas como a banda desenhada, a ilustração, a animação, debaixo do mesmo tecto. Quase que dispensavam apresentações, mas com esta e-mag ficamos a saber quem são e que andam a fazer actualmente. São em 134 páginas de muita ilustração, fotografia e claro está, bandas desenhadas, ainda por cima inéditas. De periodicidade bimestral.



EntropiaEzine
Nascida dentro do Grupo Entropia, o primeiro número desta e-mag saiu em Janeiro deste ano. Apresenta-se como uma «ferramenta de exposição». Dá espaço suficiente para a devida apresentação de diferentes autores nas suas diferentes vertentes artísticas. Das três, é aquela que apresenta uma maior número de páginas, um total de 164, que se traduz numa boa apresentação de um maior número de artistas e trabalhos, que vão desde da banda desenhada à ilustração, passando pela fotografia e pela literatura.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...