01 janeiro, 2015

Cinco boas propostas de leitura para 2015

Se o ano agora terminado se revelou óptimo em termos de novos lançamentos de banda desenhada em português, que proporcionaram boas e diversificadas leituras - nos próximos dias publicarei aqui as minhas melhores de 2014 - o ano que agora começa, tambem não se deve ficar atrás. Entre as dezenas de publicações que se espera que aconteçam, chamo a atenção para cinco propostas que convém ter debaixo de olho:

1) Para começar bem o ano, temos logo a 9 de Janeiro o início da colecção BATMAN 75 ANOS. Para celebrar o 75º aniversário de uma das mais mais populares personagens do universo dos super-herois, a LEVOIR associa-se ao semanário SOL, para o lançamento de 10 livros em capa dura com uma selecção das melhores histórias do Batman, algumas inéditas em português de Camões. Ficam os títulos que compõem a colecção:

#1 Batman: Ano Um
#2 Batman: O Longo Halloween 1
#3 Batman: O Longo Halloween 2
#4 O Asilo Arkham
#5 Batman: Gótico
#6 Batman: Presa
#7 Batman: Detective
#8 O Regresso do Cavaleiro das Trevas I
#9 O Regresso do Cavaleiro das Trevas 2
#10 75 Anos Batman

2) Outro grande lançamento de 2015 será KONG THE KING a publicar pela Kingpin Books. Osvaldo Medina assume-se como um autor completo, assinando o argumento e o desenho. E a julgar por algumas pranchas já divulgadas, que podem ser vistas aqui, vêm aí coisa boa, muito boa. Ou não estivessemos aqui a falar de Osvaldo Medina. Dos melhores desenhadores nacionais, e quem sabe se não revela aqui um grande argumentista. Grande espectativa.


3) Um dos anúncios mais (in)esperados de 2014 foi que A GARAGEM DE KUBRICK, uma das melhores webcomics nacionais, da autoria da dupla JB Martins (argumento) e Carla Rodrigues (desenho), vai em 2015 ser finalmente publicada em álbum. São cerca de 50 publicações (até à data), que versam a temática cinéfila, num registo inteligente e fortemente humorístico. Será sem dúvida uma das belas surpresas do ano. Até lá podem e devem ver aqui o que estou a falar.

4) Outro dos projectos interessantes que verá a luz do dia em 2015 será o álbum PORTUGAL 2055. Objecto de uma campanha bem sucedida de financiamento através da plataforma de crowfunding PPL, trata-se de uma banda desenhada dividida em 10 capítulos, que ao longo de 80 paginas, pretende chamar a atenção para as alterações climáticas em Portugal. Atendendo ao grupo de excelentes artistas envolvidos, não espero menos que um excelente álbum.

5) A ORIGEM DO FADO, uma banda desenhada da autoria de Nuno Saraiva, que se encontra a ser publicada semanalmente nas páginas da revista TABU do semanário SOL, também deverá dar origem a um álbum. Para quem gosta do registo humorístico e peculiar de Nuno Saraiva, a publicação de um novo álbum é sempre uma boa noticia. Aguarda-se que aconteça lá para Março.

Boas leituras para o novo ano!

Sem comentários: