16 outubro, 2018

Lançamento SAIDA DE EMERGÊNCIA: Amadeo - A Vida e Obra Entre Amarante e Paris

Já nas livrarias encontramos o álbum de banda desenhada que nos conta o segredo mais bem guardado  da arte moderna. 

É assim que é apresentado o pintor português Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) na obra Amadeo - A Vida e Obra Entre Amarante e Paris, que nos conta a vida e obra deste artista pertencente à primeira vaga de pintores modernistas portugueses.

No ano em que se comemora o centenário do falecimento, o autor argumentista Jorge Pinto conta que o que mais o atraiu na história de Amadeo de Souza-Cardoso foi o inconformismo, a vontade de viver. "Gosto dos paradoxos dele, por um lado conservador e por outro furioso no modo de viver".

Amadeo - A Vida e Obra Entre Amarante e Paris
Nascido em Manhufe, Amarante, e participante ativo no movimento da vanguarda modernista parisiense, foi um permanentemente inconformado e dividido entre o provincianismo de Manhufe e o cosmopolitismo de Paris, Amadeo viveu de forma furiosa e em procura constante: de si mesmo e de novas formas de expressão artística. Recusando aderir a qualquer escola, Amadeo rompeu convenções e esteve ao lado de grandes nomes da pintura mundial, de Modigliani, seu grande amigo e parceiro, a Brancusi, passando pelo casal Delaunay. E, apesar disso, o seu nome quase caiu no esquecimento; mas está finalmente a recuperar o lugar que é seu por direito.

Ficha técnica:
Amadeo - A Vida e Obra Entre Amarante e Paris
De Eduardo Viana e Jorge Pinto
Capa dura, dimensões 21x29,7cm, cores, 96 pags.
ISBN 9789898892157
PVP: € 15,50
Editora Saída de Emergência



Sem comentários: