26 maio, 2019

O cartaz de autores estrangeiros do XV Festival de BD de Beja

É já daqui a uma semana que teremos o excelente Festival de Banda Desenhada de Beja. E a edição deste ano é um desfilar de grandes autores. Confesso que não tenho memória de uma presença tão grande de autores estrangeiros e tão bem representados com obras por cá editadas. Contas por alto, e são autores com mais de 20 livros por cá, ou a arte de organizar um bom festival.
Alberto Varanda e Olivier Vatine viram agora ser publicado A Morte Viva (ed. ALA DOS LIVROS). O brasileiro Alcimar Frazão tem o seu Diabo e Eu editado pela POLVO. Da dupla espanhola Kim e Altarriba, que regressam a Portugal, a LEVOIR publicou, inserido nas suas novelas gráficas, dois livros biográficos, A Arte de Voar e a Asa Quebrada. Altarriba assina ainda Eu, Assassino (ed. ARTE DE AUTOR). O trio de autores Benjamin Beneteau, Denis Lapiere e Marc Bourgne são os representantes da segunda série de «Michel Vailant», cujos álbuns (7) a ASA trouxe até aos leitores portugueses. Dany assina o desenho de A Cilada dos 100.000 dardos da série «Bernard Prince», o 12º álbum que integrou a colecção dedicada pela ASA, e podemos também encontrar a sua arte em Transilvânia (edição antiga da VitaminaBD). David Sala integrou a 4ª série das novelas gráficas da Levoir com o seu O Jogador de Xadrez. Miguel Ángel Martín tem Bug e Neuro Habitat editados pela ESCORPIÃO AZUL. Peter Van Dongen foi uma das "mãos" no mais recente «Blake e Mortimer», O Vale dos Imortais (ed. ASA). Tyler Crook é o assombroso "pintor"de Harrow Couty, a série de terror do catalogo da G.FLOY. Enrique Sanchéz Abulí dispensa apresentações, é apenas o argumentista de Torpedo 1936, cuja colecção da LEVOIR é para mim uma das melhores edições nacionais de 2018.

É possível que faltem aqui referências a outras obras editadas por cá destes autores, mas a ideia não era uma listagem exaustiva, mas indicações sobre material mais recente e muitas vezes ainda disponível nas livrarias. Por outro lado ninguém vai querer carregar os livros todos. São muitos quilos às costas. Escolhas vão ter de ser feitas esta semana.

Sem comentários: