
O grande sucesso que o seu filme teve, promoveu-o a personagem principal de cartoons publicados diariamente, a partir de 16 de Setembro de 1934, em jornais americanos. A concepção da personagem foi fruto da parceria de dois colaboradores de Walt Disney: Carl Barks e Al Taliaferro, que o fazem crescer como personagem de banda desenhada. O Pato Donald não tem filiação precisa, sabendo-se apenas que foi abandonado ainda bebé à porta da Vovó Donalda, que o criou. Mais tarde passa a ter sobrinhos, uma namorada, um primo sortudo e um tio muito rico. O seu grande sucesso, que se alastrou à Europa, deve-se talvez às suas várias características: azarado e sonhador, corajoso e trapalhão e sobretudo a sua natureza irascível, que se consubstanciam em histórias de muito humor e aventura.
A primeira publicação Disney em Portugal data de 21 de Novembro de 1935. Em pouco menos de um ano, surgiu a revista Mickey que também publicava histórias do Pato Donald. Mas foi em 13 de Maio de 1981, que foi lançada a revista quinzenal Pato Donald, pela editora Morumbi, que ao longo dos anos passou por vários formatos, periodicidades e edições. Actualmente penso que não se publica qualquer história do Pato Donald em Portugal.
3 comentários:
Actualmente so tem refugo(sobras) nas Bancas.Mas Parabens Pato Donald,uma das minhas bds da infancia,pela ABRIL Morunbi/Jovem.
75 anos...bela idade! Parabéns! Já agora, Verbal, em que publicação é que foram editados em Portugal este personagem e o Mickey em 1935?!
Boas Refém, com essa tua pergunta obrigaste-me a ir ao fundo dos meus arquivos (lol) mas tenho aqui a resposta. A primeira publicação Disney em Portugal era em formato grande e a cores e chamava-se "Mickey" e é a mesma a que me refiro no texto. Era propriedade de O Primeiro de Janeiro e terminou no n.º 58.
Enviar um comentário