19 outubro, 2018

As novidades bedéfilas do 29º Amadora BD.... e que belas novidades!

Daqui a uma semana (é já dia 26) abrem as portas para mais uma edição daquele que já foi o melhor festival de banda desenhada em Portugal. Mas vícios e vicissitudes várias têm vindo a retirar protagonismo e importância ao Amadora BD. No entanto não deixa de ser um dos maiores festivais nacionais de banda desenhada e consequentemente um palco privilegiado para as editoras apresentarem e lançarem as suas novidades.

Assim, e de acordo com as intenções manifestadas por várias editoras da nossa praça, esta 29ª edição do Amadora BD promete uma onda um vagalhão de novos lançamentos. Uma vez que a organização do festival ainda não divulgou o programa (não desesperem... ainda falta uma semana), tomei a liberdade de fazer aqui um apanhado das novidades. Convido-os a descobrir o delírio visual que as capas proporcionam mas deixo o aviso: preparem as carteiras!

Começemos.

WATCHERS, da ASA marca o regresso de Luís Louro, numa edição (ou duas) que se pode dizer única pela originalidade de apresentar uma história com dois finais distintos. Apesar de já poder ser encontrado nas livrarias, a apresentação oficial do(s) álbum(ns) está marcada para Sábado, dia 27 às 16H no Amadora BD.


A G.FLOY traz-nos não uma, não duas, mas três belas novidades. Pessoalmente destaco o volume de O LEGADO DE JÚPITER. Este livro 2 encerra a saga. Depois da leitura do primeiro, é quase um castigo o tempo de espera para se terminar esta excelente leitura. Conto os dias! Para além do Legado, a editora traz-nos o terceiro volume de O IMORTAL PUNHO DE FERRO. Também fecha esta fase da história. Ambos os livros estão disponíveis a partir de 1 de Novembro, ou seja no segundo fim de semana do festival.


Podemos também contar com o regresso de Wolverine e OS HOMENS DE ADMANTIUM, escrito pelo excelente Jason Aaron. E é sabido que qualquer coisa que este menino escreve é muito bem escrito. Por isso só pode vir coisa boa!

E depois temos um lançamento camarário no Amadora BD. OS SEGREDOS DE LOULÉ é uma edição da CÂMARA MUNICIPAL DE LOULÉ. A história daquela cidade algarvia é reescrita por João Lameiras e João Ramalho-Santos e a arte é por conta do André Caetano. A apresentação oficial está marcada para o dia 10 de Novembro. Para descobrir estes segredos!


A editora ARTE DE AUTOR, que ainda recentemente publicou mais dois volumes a p/b de Corto Maltese, dá de novo um novo ar da sua graça, trazendo um novo díptico de BOUNCER, fazendo com que a colecção portuguesa fique a par com a original francesa. BOUNCER - O OURO MALDITO | O ESPINHAÇO DE DRAGÃO, que junta os volumes 10 e 11, são da autoria de François Boucq. Reúne todos os ingredientes que eu gosto: franco-belga, western e Boucq. Não é preciso dizer mais nada! Acresce a este lançamento, a adaptação de um dos contos policiais mais famosos de Agatha Christie: CRIME NO EXPRESSO DO ORIENTE. Oportunidade de ler em banda desenhada f/b Hércule Poirot.


A LEVOIR fecha no Amadora BD a comemoração dos 25 anos da VERTIGO com o lançamento de WE3 de Grant Morrison e Frank Quitely, o oitavo volume da colecção. Esta edição conta com 9 páginas inéditas de BD e 20 páginas de extras inéditos em Portugal. O lançamento está previsto para o segundo fim de semana do festival.

Da ARCÁDIA temos mais uma novidade franco-belga, finalmente com a continuação da história O COMBOIO DOS ÓRFÃOS, cujo primeiro álbum tão boa impressão deixou. No Amadora BD teremos a edição do segundo ciclo num diptico que reúne os álbuns três e quatro da serie original.


André Oliveira é um dos autores em destaque pela edição de dois livros. Primeiro com o sétimo e último volume de LIVING WILL, da AVE RARA, e depois com o ALMANAQUE, edição da BICHO CARPINTEIRO, onde André traz 22 artistas portugueses (mais um brasileiro) para desenharem as suas curtas de BD. Lançamento a 27 de Outubro, às 15H, no Amadora BD.


A POLVO aposta no luso e no brasileiro. O luso é a nossa Joana Afonso, e o seu ZAHNA, cuja pré-venda durante a última Comic-Com esgotou os exemplares disponíveis. Uma oportunidade de descobrir a Joana, ou Zahna, em versão “espada e fantasia”. A aposta brasileira é Marcelo Quintanilha. Autor repetente do festival traz-nos agora a sua mais recente obra, LUZES DE NITERÓI, em estreia mundial. Inspirado em acontecimentos reais da vida de seu pai.


A ESCORPIÃO AZUL continua a investir no seu catálogo de autores nacionais, e traz-nos mais três propostas de leitura. HUMANUS é uma obra comemorativa dos cinco anos da Escorpião Azul como chancela de banda desenhada que publica maioritariamente autores lusos. Inclui 37 autores. PEPEDELREY (1984 – 2018), é uma antologia gráfica que reúne produção artística composta por bandas desenhadas, ilustrações, cartoons, relatos e apontamentos de Pedro Pereira aka Pepedelrey.


O terceiro lançamento da Escorpião é STARLEGACY – ECOS DE UM PASSADO DISTANTE, de João Monteiro, que nos remete para um imaginário de ficção-cientifca.

Da DEVIR, (e se não houver atrasos na gráfica) temos na colecção Tsuru, que reúne clássicos mangá, a MARCHA PARA A MORTE, de Shigeru Mizuki. Baseado em factos reais e na experiência do autor enquanto soldado, e conta a história de uma companhia de infantaria japonesa, durante a II Grande Guerra, a quem é ordenado que morram em honra do seu país.


Last but not least, temos AMADEO - A VIDA E OBRA ENTRE AMARANTE E PARIS, de Jorge Pinto e Eduardo Viana, com a chancela da SAÍDA DE EMERGÊNCIA, que nos conta o segredo mais bem guardado da arte moderna. A vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, percursor do modernismo em Portugal. Já pode ser encontrado nas livrarias, mas o lançamento com a presença do autores está agendado para o dia 27, no primeiro fim de semana do festival.


Boas compras, boas leituras e sobretudo um bom festival!

12 comentários:

Anónimo disse...

Pelos vistos o que “sempre foi planeado para ser lançado no Amadora” agora foi apresentado com uma mera coincidencia temporal pela Levoir... A Levoir terá sequer espaço próprio no festival? Enfim chega ao fim esta atribulada coleção e vale a pena começar a discussão sobre o futuro da DC em Portugal. Com o fim da parceria com o Público, que editora vamos ter? A lançar um livro por mês quanto tempo até à DC escolher outra editora?

MECO disse...

E convidados? Ainda não há nada. Temos que pedir ao pessoal da WikiLeaks? :-)

O Estranho disse...

Haja "serviço cívico"!

Bem hajas, Nuno: bom trabalho!

É lamentável saber novidades do (SUPOSTAMENTE) maior festival de BD, de Portugal, através das editoras e dos bloggers. Ou seja, das editoras. Que têm de "fazer pela vidinha".
Porque a direcção do AMADOR(A) BD, não se preocupa com isso. Nem com o respeito pelo seu público. Nem com o estado de saúde da BD, em Portugal.
O que lhes interessa é promover aquelas obras herméticas, que não são de massas (pudera!), numa atitude pseudo-intelectualóide, pensando ser muito independente e "à frente".
Enfim... Misturando a verdade com a iniciativa da editora do último grande vencedor do Festival: "Toma lá meio milhão e faz um festival de treta!".
Só quero ver onde estará a "atitude punk" do Marcos Farrajota, este ano...
Espero que ele se mantenha fiel ao que sempre advogou.
ESSE é o meu interesse no "Festival".

Antonio disse...

A Oeste nada de novo... com 29 anos de existência o festival amadorense arrasta-se neste vil "RameRame" de funcionalismo público sem paixão, interesse, sem querer ultrapassar as (quase) inexistentes expectativas do um "toma lá um evento se quiseres", sem passar informação ao público, mantendo todos os vícios e defeitos das últimas edições... é triste! O público, as editores e os apreciadores de 9a mereciam melhor.

Optimus Primal disse...

"? Enfim chega ao fim esta atribulada coleção e vale a pena começar a discussão sobre o futuro da DC em Portugal. Com o fim da parceria com o Público, que editora vamos ter? A lançar um livro por mês quanto tempo até à DC escolher outra editora?"

Calma ainda fala y.O Ultimo Homem.
A Levoir nas bancas é esmagada todos os meses pela Marvel seja Panini br,Goody ou G floy e tem 0 mensais e raras ediçoes especiais do Universo Dc tirando os Batmans e a Vertigo que é MUITO POUCO....
Esperar para ver.

Gostei dos lancamentos G-fLOy especialmente o Wolverine Jason Aaron e o legado de Jupiter.
E já que estao numa de Fraction:

https://www.youtube.com/watch?v=VWnc0Q7Rc_4

https://www.marvel.com/comics/series/4889/invincible_iron_man_2008_-_2012

https://www.goodreads.com/book/show/7119358-the-invincible-iron-man-volume-1

Quanto a Levoir We3 ja saiu pela Devir em sc sem extras da versao deluxe da dc.

Nuno Neves disse...

Boas!

Sobre a divulgação, obrigado pelas palavras de “serviço cívico”. Dá algum trabalho mas faço-o com gosto.

Agora sobre a pouca ou quase reduzida publicidade que a organização do Amadora BD faz do seu festival já não nos deveria constituir qualquer surpresa. Afinal já levamos uns bons anos disto. Agora é verdade que beneficia da simpatia das editoras que agendam um bom número de lançamentos para esta altura, e isto acontece, porque as vendas no festival o justificam. Ao menos que sirva para isso. Sempre tive uma visão do festival mais comercial, divulgador do melhor que se faz lá fora e que começa já a ser editado em Portugal. A actual organização prefere seguir uma vertente mais intelectual dirigida a uma pequena minoria. Tenho para mim que a escolha do Francisco Sousa Lobo não foi inocente. Mas siga que não há mal que dure para sempre.

Respondendo ao Luís, quanto a convidados, nada de grandes nomes e penso que se prepara uma invasão brasileira de autores.

Quanto do futuro da Levoir/DC, e por arrasto como será a edição de BD em Portugal no próximo ano, já há por ai uns tópicos de discussão. Será interessante perceber se o Público falhar como é que o mercado se organizará. Voltaremos a esta discussão lá mais para a frente depois do festival e no balanço das contas deste ano.

Abraço

O Estranho disse...

Boas, Nuno.

Infelizmente, não constitui NENHUMA surpresa. É, apenas, um lamento.
Não chamaria "simpatia": estão a "fazer pela vida". "Simpatia" seria fazer algo, de modo altruísta. Que também não têm de o fazer...

Quando mencionas a escolha do Sousa Lobo, queres referir-te:

a) a um "namoro" ao Marcos Farrajota, com vista a angariar a simpatia da Chili Com Carne;

b) ao facto de a obra do autor se enquadrar nessa vertente "mais intelectual";

c) a alguns dos trabalhos do autor serem tão interessantes como um documentário sobre a vida íntima do espinafre - com todo o respeito, mas não gosto de tudo o que o autor produz - PRINCIPALMENTE a nível de argumento, considerando mesmo que alguns são fracos;

d) à existência de um "espírito de guilda", visto o director do Amador(a)BD também ser arquitecto ("maçonaria", na verdadeira acepção da palavra);

e) a uma perigosa combinação de várias (ou mesmo todas!) das hipóteses anteriores?

Abraço.

Nuno Neves disse...

"uma perigosa combinação de várias"... não diria melhor! Abraço

Luis disse...

Já há autores convidados e, como previas, não há nenhum grande nome internacional...pelo menos no primeiro fds

Como é que é possivel...naquele que se espera ser o maior festival de BD?!

Antonio disse...

A Amadora BD está, desde á alguns anos, convertida numa "quinta" do "organizador" Nelson Dona. A Amadora BD de Dave Mckean, Moebius, Art Spiegelman, Charles Burns, Chris Ware, etc. morreu à muito.. infelizmente. Mau demais....

Nuno Neves disse...

Viva Luís! Nem no primeiro nem nos restantes fins-de-semana encontramos o nome sonante que faça jus à reputação de festival internacional. A verdade é que também já não espero grandes novidades no Amadora BD relativamente à presença de autores. Felizmente temos Beja e a Comic-Con e para o ano o Coimbra BD onde se espera novidades! Abraço

Nuno Neves disse...

Caro Anónimo, que saudades do Amadora BD desses tempos.