16 janeiro, 2019

Vamos lá celebrar aniversários!


2019 é um ano de aniversários redondos de algumas das personagens mais conhecidas e populares da história da banda desenhada mundial. Deste lado do oceano temos o Tintin nonagenário e o “jovem” Asterix a festejar o seu 60º aniversário; do outro lado do oceano, o Batman faz 80 anos e o Popeye celebra 90.

Por terras lusas, haverá algumas iniciativas a assinalar estas efemérides. Todas em diferentes moldes.

Comecemos pelo mais jovem, o ASTERIX. Os 60 anos já começaram a ser celebrados com a estreia de novo filme de animação, O Segredo da Poção Mágica. Segue-se a adaptação da história para álbum, e que ao contrário do que eu pensava, será numa versão de texto com ilustrações. O ponto alto das celebrações será sim um novo álbum de banda desenhada, o 38º da colecção, com edição da ASA agendado para Outubro. Entretanto pela Gália, muito naturalmente multiplicam-se as iniciativas, desde a reedição de álbuns em versão de luxo, à emissão de selos e moedas comemorativas. Um álbum de tributos, desenhado por 60 autores, também será editado, e que podia perfeitamente acontecer por cá, digo eu. Vamos esperar!

O TINTIN faz 90 anos, e o seu aniversário será assinalado em Lisboa, no dia 1 de Fevereiro, na Universidade Lusíada de Lisboa, com exibições de filmes, exposições e conferências em torno da imortal personagem criada por Hergé, com entrada livre numa organização da The Tintin Shop Lisboa. O programa completo:

- 16h30 - TINTIN E O CONGO  |  TINTIN E A LUA
Inauguração de uma mini-exposição
Projecção do filme "Na sombra de Tintin"
- 18h00 - MÚSICA : ÁRIA DAS JÓIAS
Soprano Cristina Ribeiro, acompanhada ao piano por Manuela Fonseca
- 18h30 - CONFERÊNCIA HERGÉ, TINTIN E O CONGO
Por Dominique Maricq – autor das Éditions Moulinsart
- 19h15 - PAUSA-CAFÉ E BOLO DE ANIVERSÁRIO
- 19h30 - PROJECÇÃO DO FILME NO ENCALÇO DO TINTIN
Comentado por Guilherme d’Oliveira Martins
- 20h00 - CONFERÊNCIA HERGÉ, FOTOGRAFO DE VIŇETA
Por Nino Paredes, Presidente da associação Mil Rayos!



Os 80 anos de BATMAN em Portugal serão assinalados pela sua actual editora, a LEVOIR, com uma nova colecção dedicada de 10 volumes em capa dura, todos inéditos. A partir da segunda quinzena de Fevereiro, com o jornal Público um preço de capa de 11,90€. Títulos seleccionados:
  1. Batman: Jogo Final
  2. Batman: Peso Pesado
  3. Batman: Bloom
  4. Batman: Gothtópia
  5. Batman: Noel – Um conto de Natal
  6. Batman: Ícaro
  7. Batman: Black and White - Os melhores contos noir
  8. O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar parte 1
  9. O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar parte 2
  10. Antologia Batman: 80 Anos de Aventuras

Relativamente ao POPEYE, nada há qualquer iniciativa anunciada, pelo que fica aqui o registo do seu 90º aniversário, acompanhada da primeira vez que este marinheiro, criado por Elzie Crisler Segar, surgiu na tira de quadradinhos intitulada Thimble Theatre publicada nas páginas do New York Journal.


12 comentários:

letré disse...

Já agora os 100 anos do nascimento do Eduardo Trindade Coelho com inúmeras iniciativas, ao longo do ano, pelo CPBD.

Letrée

Miguel Monteiro disse...

Esta colecção,eu vou passar. Mas folgo em saber que a parceria com o Publico ainda se mantém,...pelo menos isso quererá dizer que, possivelmente, algumas das series terão continuação, ou assim espero. Como por ex. Novelas Gráficas, uma possível 2º serie Bonneli, o 100 Balas, o Preacher, etc.

Xico Manel disse...

Nem li todos os da coleção dos 75 anos do Batman. Enjoei.
Lamentando pela Levoir, esta passo.

Nuno Neves disse...

Viva Letré, tem toda a razão. Até já tinha visto informação sobre essa efeméride e quando escrevi a publicação esqueci-me de incluir. Vou ter de me redimir. Obrigado.

Nuno Neves disse...

Olá Miguel! É sempre bom saber que por este ano a coisa ainda se mantém ainda que o ritmo de edição não seja o mesmo do ano passado. Confirmado em principio está uma nova série de Novelas Gráficas e os volumes em falta de Y. Logo se verá se há espaço para mias alguma coisa.

Nuno Neves disse...

Viva Xico! Pessoalmente ainda não decidi se faço a colecção, mas certamente que os volumes Batman Noel, porque é desenhado pelo magnifico Lee Bermejo, e O Cavaleiro das Trevas volta a atacar, que é do Frank Miller, compro certamente. Os restantes confesso desconhecer. Logo verei.

diogosr1 disse...

Também comprarei esses e provavelmente o resto da coleção. O que não alinho é na euforia exagerada de uma coleção de novelas gráficas, outra vez empaturrada de autores espanhois com interesse zero.

Xico Manel disse...

Se for necessário alguns livros de "autores espanhois de interesse zero" para ter mais obras da qualidade de "Uma Irmã" ou "Os Ignorantes", compro todas as obras de autores espanhois que a Levoir queira editar em mais coleções de Novelas Gráficas.

E nem concordo que sejam "autores espanhois de interesse zero", pois Kim/Altarriba e Paco Roca (falando de memória e dando apenas dois exemplos), embora sejam "autores espanhois", não são definitivamente "interesse zero"

:-)

Antonio disse...

Espero francamente que a Levoir melhore a qualidade das edições da coleção Novela que Gráfica que, nos últimos anos, têm andado pelas ruas da amargura. A continuar, irei directo às edições originais.... A ASA continua quase inerte em termos de edições franco-belgas - ninguém edita cá os últimos edições de Spirou, as histórias de Conan, as edições modernas, por artistas franceses, de personagens da Disney (da Glénat - lindíssimas...), autores importantes como Chabouté, Fabien Toulmé, M. Bablet, Thierry Smolderen. David B., Nicolas de Crécy, etc, etc... Isto nunca teve tão mal representado em franco-belgas como na actualidade (salvo as honrosas excepções da Arte de Autor e, esperemos, da Ala dos Livros).

diogosr1 disse...

Não entendo porque é que a ASA faz um mau trabalho e a Arte de Autor e pasme-se, a Ala dos Livros que lançou ZERO livros são honrosas excepções. Pode explicar o critério ou é apenas embirração falaciosa pela única editora que tem editado integrais de obras como: Valerian, XIII, Largo Winch, IR$, etc?

Nuno Neves disse...

Subscrevo as palavra do Diogosr1. A ASA tem apostado agora na edição integral de colecções franco-belga. Há uma franja de leitores que valorizam isso, eu incluído. Compreendo que nem todos gostem, mas queixarem-se? Há 30 editoras a produzir BD actualmente em Portugal, de diferentes origens e géneros. Oferta não falta. Felizmente. É aproveitar enquanto os ventos sopram favoráveis.

Relativamente às Novelas Gráficas, também questiono algumas das escolhas. Mas valorizo o facto de trazer uma oferta que de outra forma dificilmente seria editada em Portugal.

Optimus Primal disse...

Mais um desperdício na colecção Batman podiam editar toda a Knightfall,/Queda do Morcego,por Exemplo mas em vez disso la vem mais uma dose de Batman Velhos 52,ja editado todo nas ultimas revistas panini em Bancas,Nada de Dc You,/Rebirth etc que saiu na época que a Levoir adquiriu a Exclusividade da DC.,E de bónus tem a pior historia de sempre de Frank Miller ou das piores junto com All Star Batman.
E parece que o Superman nem teve aniversario o ano passado totalmente ignorado

https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/51dBLeFEUlL._SX326_BO1,204,203,200_.jpg