12 agosto, 2019

Colecção BD Novela Gráfica - Vol. 06: Gorazde - Zona de Segurança

Ainda continuando em modo intermitente (leia-se férias) serve esta nota só para dar conta da saída para as bancas na passada semana do sexto volume da Colecção Novela Gráfica que nos traz de volta o género BD reportagem, com a obra GORAZDE.

O género BD reportagem foi introduzido nesta coleçcão em 2016, na 2ª Série com a publicação de Fax de Sarajevo, relato da Guerra da Bósnia de Joe Kubert. Agora é lançado  este GORAZDE: ÁREA DE SEGURANÇA, considerada a obra-prima de Joe Sacco e o livro que fez dele um dos jornalistas mais notáveis da América.

Gorazde fica na parte mais oriental da Bósnia, uma das partes do país que mais sofreu com a guerra. Ali, a população muçulmana era cercada e assassinada pelas forças sérvias, que pretendiam fazer uma limpeza étnica na região. Numa tentativa de tentar proteger a população muçulmana, a ONU criou áreas de segurança: locais onde a população bósnia era confinada e de onde não podia sair. Isolada, atacada, bombardeada ao longo de três anos e esquecida da media internacional – o foco estava na capital, Sarajevo – a população muçulmana da cidade resistiu, entre privações e solidariedade, tragédias individuais e laços afectivos.

Entre 1995 e 1996, Sacco visitou Gorazde por 4 vezes, tendo ficado um total de 40 dias, ali entrevistou sobreviventes e refugiados, visitou hospitais e locais de conflito. Foi um dos poucos jornalistas que tirou os olhos da capital e apontou os holofotes para o interior do país.

Sem a sua intervenção, Gorazde: Área de Segurança, nunca poderia ter sido contada. O resultado é uma obra que põe a nu o lado não mostrado da Guerra da Bósnia, que conta a história de homens, mulheres e crianças que tentaram sobreviver a bombardeamentos, à fome ou a violações.

O uso do preto e branco e o detalhe dos desenhos de Joe Sacco fazem deste livro uma obra a não perder.


Ficha técnica:
GORAZDE - Zona de Segurança
Colecção Novela Gráfica (5ª série) - Volume 6
De Thilde Barboni e Guillem March
Capa dura, formato 190x260 mm, p/b, 240 pags.
PVP: € 10,90
Editora LEVOIR




Sem comentários: