25 novembro, 2019

Lançamento A SEITA: A Assembleia das Mulheres

Um dos interessantes lançamentos bedéfilos no último Amadora BD foi este «A Assembleia das Mulheres», numa edição de A SEITA, que nos revelou o talento de  Zé Nuno Fraga, autor dono de um traço de linha clara, bastante fluido e expressivo, que aplicou na ambiciosa adaptação da peça de teatro grega clássica, Ecclesiazusae (Ἐκκλησιάζουσαι), de Aristófanes, uma das grandes comédias de todos os tempos e considerada como uma das fundadores do teatro moderno.

«A Assembleia das Mulheres» é uma das onze peças sobreviventes do prolífico autor de comédia antiga grega Aristófanes (447 a.C. - 385 a.C.), cujas obras tinham um impacto societal semelhante ao dos média de hoje em dia, tornando-o temido pelas principais figuras atenienses. 

Considerado o “Pai da Comédia”, Aristófanes usa a sua profunda sagacidade sobre a natureza humana para explorar as consequências de uma hipotética ditadura das mulheres, introduzindo a ideia de um verdadeiro comunismo, quer material, quer sexual, e permitindo ao autor ridicularizar a política ateniense do seu tempo. Os efeitos desta revolução são mostrados de forma cómica, através das discussões e querelas entre personagens que se opõem politicamente, enquanto o autor parece nunca tomar partido claro por uma das posições, criando assim uma peça de comentário político mordaz, imparcial e intelectualmente honesto, rara mesmo nos dias de hoje.

Ficha técnica:
A ASSEMBLEIA DAS MULHERES
Adaptação de ZÉ NUNO FRAGA da peça homónima de ARISTÓFANES
Capa dura, formato 21x27,50, cores, 56 páginas.
ISBN 978-98-95457-43-4
PVP: 14€
Editora A SEITA




2 comentários:

Xico Manel disse...

Muito bom desenho, boa concepção 'teatral' e que deu uma excelente obra de bd portuguesa. Espero que o autor continue, porque o seu inicio é muito prometedor.

Nuno Neves disse...

Xico, concordo. Foi um agradável surpresa descobrir este "novo" autor, dono de um belo traço, muito na linha clara do franco-belga caricatural.