30 janeiro, 2020

Colecção Blueberry: Volume 10 - Dust

E chegou hoje ao fim a magnifica Colecção Blueberry da ASA/Público. Nas bancas, o 10º volume, «DUST», marca o fim de uma extraordinária banda desenhada, de presença obrigatória em qualquer boa bedeteca.

Esta colecção, que incluiu o primeiro e o último ciclo completos da história, veio complementar uma primeira coleção editada em 2008. Teve o condão de reeditar álbuns há muito desaparecidos do mercado nacional, mas nem tudo foi perfeito. Apresentou algumas falhas. A primeira, e a meu ver injustificável, é a não publicação do 6º álbum da série, a história «O Homem da Estrela de Prata». Não se percebe o salto e o buraco que fica na colecção! Segue-se a questão das lombadas que formam a palavra «Blueberry». Não havia necessidade, uma vez que estes 10 álbuns constituem os 5 primeiros e 5 últimos da serie. Quando a colecção completa for cronologicamente alinhada numa prateleira vão existir 18 álbuns pelo meio a separa-los. Qual o efeito da lombada?! E para terminar, volto a tocar na mesma tecla, uma colecção destas merecia uma edição em capa dura. Já não se publica franco-belga em capa mole!

Agora resta-nos esperar para ver o que a ASA nos reserva para 2020. Se me permitem uma sugestão: «A Juventude de Blueberry». Fica a dica!

DUST
Durante o tiroteio em OK Corral, Blueberry salva Dorée Malone do assassino Johnny Ringo. Este consegue escapar, mas é morto mais tarde pelo herói. Entretanto, a história contada a Campbell é revelada: preso no Forte Mescalero com Gerónimo e os seus homens, Blueberry é libertado e visita, com a professora Caroline Younger, um orfanato onde há crianças índias retidas. Uma delas, a quem chamam “Dust”, é Natché, filho de Gerónimo. Blueberry ajuda este último a fugir com o filho e os seus camaradas e, durante a fuga, o reverendo Younger, director do orfanato, atinge mortalmente a filha por acidente...



Ficha técnica:
Dust
Colecção Blueberry - Volume 10 (volume final)
De Jean-Michel Charlier e Jean Giraud
Capa mole, cores.
PVP: € 7,90
Editora ASA

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...