15 julho, 2020

Balada para Sophie

Depois de muitas aventuras de «Dog Mendonça e PizzaBoy», «Vampiros» e praticamente três anos depois do último livro, o premiado «Comer / Beber», a incrível, extraordinária e fantástica dupla de autores Filipe Melo / Juan Cavia está de regresso com aquele que é um dos lançamentos mais queridos e esperados do presente ano.

Previsto para meados de Setembro, a verdade é que «Balada para Sophie», o título deste ambicioso projecto de banda desenhada, que demorou cinco anos a ser concretizado, é praticamente um vencedor antecipado. A recente (e inovadora) campanha de pré-venda feita pela editora Tinta-da-China, que incluía uma prancha original, deu uma boa indicação ao revelar-se um sucesso absoluto, que esgotou em pouco mais de dois dias os 150 livros disponíveis. Para além da originalidade, achei esta campanha absolutamente fantástica. Neste momento, para além de mim, há mais 149 leitores donos de uma página da história.

A reforçar o sucesso está igualmente o facto da obra já ter contratos de publicação para os Estados Unidos (Top Shelf Productions), França (Editions Paquet) e Polónia (Mucha).

Desta vez o Filipe, músico de vocação, dá-nos música ao longo de mais de 300 páginas numa história épica de rivalidades entre dois virtuosos pianistas numa narrativa que se desenrola ao longo de uma vida feita de escolhas. O Juan como sempre dá corpo à narrativa.

Cressy la Valoise, 1933
Dois célebres pianistas virtuosos, nascidos ambos na mesma vila francesa, cruzam se pela primeira vez no Concurso Nacional de Jovens Talentos. Julien Dubois, o herdeiro privilegiado de uma família rica, e François Samson, o invisível filho do responsável pela limpeza do teatro. Nessa noite, um deles venceu.

Cressy la Valoise, 1997
Uma enorme mansão vazia é abalada pela inesperada visita de uma jovem jornalista. Julien, agora lesionado e sob o peso do pseudónimo Eric Bonjour, deixa se levar irresistivelmente por uma nuvem de cigarros e memórias, flutuando entre a realidade e a fantasia. Vai compondo, como numa partitura, uma história sobre o preço do sucesso, redenção, pianos voadores… e sempre, sempre a sombra de Samson.

Afinal, algum deles alguma vez terá vencido? E haverá ainda alguma música por tocar?

Daqui a pouco mais de um mês e meio logo saberemos.


2 comentários:

Antonio disse...

Finalmente uma novela gráfica BD nacional de peso - literalmente. O design da capa e arte parecem-me excelentes, espero que a história corresponda... :-)

Nuno Neves disse...

A expectativa é grande e sabemos que o Filipe não nos deixa ficar mal!