19 setembro, 2020

Colecção Novela Gráfica VI: Volume 5 - As Paredes têm Ouvidos - Sonno Elefante

Hoje é dia de Novela Gráfica. Nas bancas encontramos «As Paredes tem Ouvidos – Sonno Elefante», o 5º volume da Colecção «Novela Gráfica VI». Trata-se do primeiro trabalho em banda desenhada do autor italiano Giorgio Fratini, já anteriormente editado em Portugal, em 2008 pela editora Campo das Letras, mas que se encontra há muito esgotado. A obra inspira-se na nossa história recente, contemplando uma história de resistência anti-fascista e o seu acompanhamento da delação e prisão, em dois momentos históricos distintos, 1970 e 2006.

Giorgio Fratini viveu em Portugal no ano 2000 ao abrigo do programa ERASMUS, tendo voltado nos anos seguintes. Foi numa dessas visitas a Lisboa que descobriu que o edifício da rua António Maria Cardoso, ao Chiado, que albergou a sede da PIDE, ia ser demolido e transformado num condomínio de luxo. Este acontecimento inspirou-o a escrever a sua primeira novela gráfica, com o objectivo de resgatar do esquecimento a memória dos que passaram por aquele sinistro edifício. 

Partindo das recordações de Marisa, uma imigrante cabo-verdiana cozinheira no restaurante Filho da Mãe Preta, seguimos os destinos de duas vítimas da PIDE: o seu filho Zé, estudante de arquitectura, a quem as teorias construtivistas deixaram em apuros, e o pintor Léon, caricaturista clandestino, que depois de ter falado uma primeira vez após ter sido torturado decidiu nunca mais abrir a boca fechando-se para o mundo, adormecendo como o elefante mutilado da canção de Paolo Conte para só se deixar acordar pela morte.

Ficha técnica:
AS PAREDES TÊM OUVIDOS -  Sonno Elefante
Colecção Novela Gráfica (6ª série) - Volume 5 (de 14)
De Giorgio Fratini
Capa dura, formato 170x240mm, p/b, 120 pags.
PVP: € 10,90  |  Editora LEVOIR

Sem comentários: