17 fevereiro, 2021

Com quantos livros se faz uma Bedeteca?

"Com quantos livros se faz uma bedeteca?" era a pergunta que nos últimos tempos despertava-me a curiosidade relativamente à minha colecção de álbuns/livros/revistas de banda desenhada. Um novo espaço de arrumação cá em casa deu o mote para, finalmente, dar inicio à trabalhosa tarefa, que se impunha, de contagem e catalogação de todos os meus livros e revistas. Já aqui falei nas benditas aplicações de catalogação. Suavizaram-me o trabalho. No inicio, o novo espaço era assim. Uns generosos 3,30m de comprimento por 2,30m de altura e 40 cm de largura de prateleiras.
 
 
Depois de quase duas semanas de trabalho nas horas vagas, e quase concluída a tarefa, bastante trabalhosa por sinal, e não contando ainda com umas colecções antigas da Portugal Press e da Agência Portuguesa de Revistas, e comics americanos (que entram mais tarde), dou conta que tenho, à data, registadas o numero de 2.844 edições de banda desenhada oriundas de 144 diferentes chancelas editoriais de 6 diferentes línguas. Está assim a minha bedeteca. Confesso-me deliciado a olhar para estas prateleiras.
 
 
Claro que não coube tudo aqui. Jogar com os diferentes tamanhos e formatos de edição não se mostrou tarefa nada fácil. Dou por exemplo que as bd's de autores portugueses apresentam-se de toda a forma e feito. E muito naturalmente descubro que tenho livros a mais (edições repetidas) e livros a menos (edições em falta). (Re)descobri álbuns que já nem me recordava, mas por outro lado, dou conta que me faltam álbuns que estupidamente não adquiri em devido tempo, e que muito provavelmente me vai obrigar a entrar em "procuras" nos tempos mais próximos. Por agora seguem-se leituras com a benção deste novo espaço. Alguma questão, disponham! Saudações bedéfilas!

8 comentários:

Pedro Cleto disse...

Olá Nuno,
Belo espaço!
Eu também andei em arrumações há pouco tempo, mas não me lembrei de contar as edições. Confesso que fiquei com alguma vontade...
Boas leituras!

Antonio disse...

Bem, chama-se a isto aproveitar o espaço ao milímetro, mas nem tudo é BD, certo?... Já agora qual foi o critério de arrumação - por autor, país, editora, ano, espaço disponível?. Temos obras em 2ª plano (as que não cabem em profundidade)? Temos BDs nas gavetas também?.. Chega facilmente às prateleiras superiores? Parabéns pelo trabalho árduo, mas compensador.

Nuno Neves disse...

Olá Pedro! Obrigado. Acredita que mais que a curiosidade a necessidade impunha-se na arrumação e catalogação da minha colecção. Tinha praticamente perdido o controlo sobre o que tinha e não tinha e aonde tinha. A prova disso é a pilha enorme de álbuns que tenho em duplicado :(
Agora o que digo é que com as aplicações que existem actualmente de leitura óptica do código de barras e posterior exportação para o formato excel, o trabalho de catalogação tornou-se muito mais fácil... agora claro que depende do universo de revistas e álbuns que uma pessoa tenha. Boas contagens... se for caso disso! Abraço

Nuno Neves disse...

Viva António!
O espaço é um bem escasso, logo tem de ser bem aproveitado e pensado. Foi árduo, porque tive necessidade de estar a mudar constantemente a arrumação dos livros e pensar na nova disposição.

O meu critério de arrumação foi muito sui generis. Tenho separado por super-herois, novelas gráficas, roma antiga, westerns, ficção-cientifica, star wars, mangá, autores portugueses, franco-belgas. E dentro destes géneros prevalece a série/autor.

Há prateleiras exclusivas para Hugo Pratt/Corto Maltese, Blake & Mortimer, Asterix, Michel Vaillant, Lucky Luke, Tex e com espaço porque são coleções com continuação.

O universo de super-heróis ocupam as três primeiras filas (de cima) das duas colunas a contar da esquerda. E aqui temos duas filas de livros, porque a profundidade das prateleiras (40 cm) assim o permite (felizmente). A terceira fila da segunda coluna, a prateleira reúne também as novelas gráficas americanas dos meus autores preferidos: Alan Moore, Frank Miller, Mark Millar, etc. e material da G.Floy. Há aqui mais ou menos uma harmonização em termos do formato e tamanho da edição. Nos franco-belgas isto não é possível fazer duas filas de álbuns.

A últimas prateleiras do armário estão ocupadas com jogos de tabuleiros que é outra das minhas paixões.

Não tenho toda a bd neste móvel. Tive que jogar com tamanhos e géneros, o que implicou que algumas revistas, séries e colecções ficassem arrumadas noutro armário.
As gavetas ainda estão livres, mas é possível que uma das maiores sirva para arrumar as colecções antigas da Agência Portuguesa de Revistas e da Portugal Press.

Tenho um pequeno escadote para alcançar as últimas duas prateleiras. O móvel tem 2,3m de altura.

Abraço

Antonio disse...

Obrigado Nuno, embora a os nossos gostos sejam algo diferentes e dado o interesse do tema proponho-lhe aqui o seguinte "desafio" - porque não convidar os leitores do Notas Bedéfilas a partilhar imagens das sua BDetecas? Seria uma forma interessante de avaliar a diversidade gostos e arrumações por esse país fora. Abraço.

Nuno Neves disse...

Olá António, obrigado pela sugestão. Aqui no blogue não se torna muito muito exequível, mas posso lançar o desafio no Grupo do Facebook «Banda Desenhada Portugal» onde já percebi que se encontram muitos bons coleccionadores de bd. Abraço

jose neves disse...

Olá Nuno, os albuns que tem em duplicado, não os quer vender ?
Se sim, não me quer enviar por email a lista desses livros, a ver se estou interessado em alguns.
Desde já obrigado

Nuno Neves disse...

Olá José! Sim, tenho intenção de me desfazer deles, até porque me estão a ocupar um espaço precioso aqui em casa. Estava a pensar qual seria o melhor modelo, mas provavelmente darei prioridade aos leitores aqui do blogue. Ainda tenho de arranjar tempo para os listar. Envie-me um email que torna-se mais fácil para mim depois responder-lhe. Abraço