27 agosto, 2021

Lançamento A SEITA / ARTE DE AUTOR: Os Olhos do Gato

Este é um lançamento surpresa, porque já não se esperava nos tempos que correm esta edição experimentalista assinada por Moebius. Trata-se de «Os Olhos do Gato», a primeira e a menos convencional das colaborações entre este autor e Jodorowsky
 
Como é dado a observar possível pelas páginas disponibilizadas, não se trata de uma banda desenhada mos moldes a que no habituamos,  mas antes de um verdadeiro poema visual, de uma simplicidade e crueldade enganadoras, que mostra uma utilização inovadora dos mecanismos narrativos da banda desenhada e do cinema.
 
Assumiu a condição de obra de culto, poética e mística, que, mais de 40 anos após a sua publicação original, mantendo intacto todo o seu fascínio, sendo agora editada em português, num formato ligeiramente maior do que o original, de modo a que o fabuloso trabalho gráfico de Moebius possa ser devidamente apreciado, como resultado de nova colaboração editorial entre A Seita e a Arte de Autor, que repetem a experiência depois da edição de «Shanghai Dream».
 
Obra singular no percurso de dois geniais criadores, «Os Olhos do Gato» é uma obra única, até na forma como aborda as convenções da BD para as subverter. Uma obra mítica, que, por ter estado indisponível durante muito tempo, foi bastante mais falada do que lida, o que ajudou ao seu estatuto de verdadeiro livro de culto. 
 
Cada vez que via uma página [de Os Olhos do Gato] o prazer espiritual que sentia era de um nível superior ao de um orgasmo. Diante dos meus olhos, tinha a prova inegável de que a banda desenhada é uma grande arte, merecedora de um respeito semelhante ao dispensado aos quadros expostos nos museus.” - Alejandro Jodorowsky (do prefácio)
 
 
 
Ficha técnica:
OS OLHOS DO GATO
Argumento de ALEJANDRO JODOROWSKY e desenhos de MOEBIUS
Capa dura, formato 215 x 285 cm, p/b, 64 págs.
ISBN: 978-989-53150-4-8
PVP: € 16,50
Uma edição ARTE DE AUTOR e A SEITA
 

Sem comentários: