21 setembro, 2021

Lançamento A SEITA: Concerto para 8 Infantes e 1 Bastardo seguido de Niuiork

Aos poucos a obra de Fernando Relvas vai sendo recuperada em álbum. Depois do lançamento, em 2018, do álbum que reúne a série «O Espião Acácio», temos agora aquela que é considerada a sua obra de culto. Apresentado no último festival de Beja, «Concerto para Oito Infantes e um Bastardo», nasceu a partir de um convite de Jean-Pierre Dionnet para Relvas publicar na revista Métal Hurlant (Aventure), acabaria afinal por ser publicada nas páginas do jornal Se7e, a partir de Dezembro de 1982. Um clássico incontornável da BD portuguesa, cheia do noir urbano do Bairro Alto e do Cais do Sodré como Relvas gostava. Junta-se também aqui «Niuiork», uma outra aventura protagonizada por Jaca, o futuro diplomata, ribatejano e bastardo.
 
Fernando Relvas, autor português de banda desenhada por determinação, persistência ou mesmo teimosia, iniciou-se nos anos 70, iluminou os anos 80, resistiu nos 90 e continuou no novo século. Faleceu em 2017.
 
CONCERTO PARA 8 INFANTES E 1 BASTARDO
Surgiu assim o Jaca, um suburbano decidido a vencer na vida através da carreira diplomática, que nunca seguirá, pois um destino teimoso empurra-o sistematicamente para situações onde ele, Jaca, não tem bem a certeza de querer estar. Grande, de cabelo empastelado e puxado para trás, e roupa à moda da época, Jaca teria sido um pouco como o Fred, o Coiso e o seu grupo, personagens de subúrbio, caídos direitinhos dos anos setenta, agora transformados em pimpão algo pop”. 

Esta edição d’A Seita de «Concerto para 8 Infantes e um 1 Bastardo» inclui as duas histórias do Jaca publicadas no Se7e em 1982 e 1983, bem como um prefácio que contextualiza a obra e a biografia do autor, um notável texto que escreveu sobre a obra em inícios da década de 2000, um extenso caderno de desenhos e esboços inéditos, e uma bibliografia completa de Fernando Relvas.

Ficha técnica:
CONCERTO PARA 8 INFANTES E 1 BASTARDO seguido de Niuiork
Argumento e desenho de Fernando Relvas
Capa dura, formato 215 x 285 cm, p/b, 64 páginas
ISBN: 978-989-53150-1-7
PVP: € 13,00
Edição A SEITA

Sem comentários: