21 outubro, 2021

Abrem hoje as portas do 32º Amadora BD!

Em modo presencial começa hoje mais uma edição do festival de banda desenhada Amadora BD. Toda a programação pode ser consultada aqui. A abertura ao público é a partir de amanha. Este ano o evento apresenta-se em "nova" casa (emprestada?), localizada no Ski Skate Amadora Park. 
 
Não conhecendo o espaço em si, em termos de localização não me parece que seja dos sítios mais centrais e mais acessíveis para quem não se desloque de carro. Apesar da zona ser servida por transporte público de autocarro, chamo a atenção que muito provavelmente algumas das carreiras são capazes de não funcionarem ao fim-de-semana, ou funcionando será em horários reduzidos. A organização do festival disponibiliza um autocarro Amadora BD com o seguinte itinerário:  Estação da Reboleira > Núcleo Central (Ski Skate Amadora Park) > Biblioteca Municipal > Galeria Artur Bual > Estação de comboio da Amadora.

No que toca à programação a edição deste ano promete ser um regresso aos bons tempos do festival.
 
A lista dos autores convidados é uma das boas razões para se visitar o festival. Se da parte de autores nacionais, podemos contar com o melhor  que temos, e a lista é longa e de muita qualidade; em termos de autores estrangeiros, posso citar a presença de, por exemplo, Juanjo Guarnido. Para quem leu os magníficos «Burlão nas Índias» ou «Blacksad» sabe de quem estou a falar. Alain Ayrolles, o argumentista do "Burlão" também é outra das presenças. Outro nome que se destaca é o de Frank Pê. Foi o recente vencedor do prémio Uderzo para Melhor Desenho pelo álbum «A Fera». A edição portuguesa deste álbum é precisamente um dos lançamentos deste ano no Amadora BD. Outro nome a merecer a atenção será o George Bess, autor de outro magnifico, a adaptação de «Drácula». E é inevitável não mencionar Achdé, que tão boa conta tem dado de Lucky Luke nas suas novas aventuras. Não pretendo ser aqui exaustivo, e não quero ser injusto com as demais estrangeiros, mas estes nomes citados são os que chamam a minha atenção.
 
A listagem completa dos autores, nacionais e estrangeiros, disponíveis nas sessões de autógrafos  pode e deve ser consultada aqui.

Em termos de exposições, são 13 as mostras patentes. Estão divididas entre o núcleo central (Ski Skate Park), a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos e a Galeria Municipal Artur Bual. Compreendo a ideia de espalhar o festival pela cidade, mas na óptica do visitante esta ideia não funciona de todo. Os locais são afastados uns dos outros, e mais vez coloca-se a questão dos transporte e horários de fim-de-semana.

 
E novidades? Bem, a verdade é que não deve haver carteira que resista. São mais de duas dezenas, praticamente para todos os gostos. Já tinha anteriormente feito aqui uma antevisão das principais novidades que as editoras prepararam, e nos próximos dias irei dando nota individual dos lançamentos. 

Está apresentada a edição deste ano, e encontramo-nos por lá! Bom festival!
 


2 comentários:

Zylas disse...

Credo,o crocky está feito para quem mora na Amadora só pode ser isso!?
Não indica os sentidos no IC19, Sintra-Lisboa ou Lisboa -Sintra; onde está o Hospital Amadora-Sintra que pode ser uma referência?; e esse nó de Estrada é o de Amadora-Borel ???
Confusão pá

Nuno Neves disse...

Viva Zylas, tens razão que não é dos mais elucidativos dos mapas, mas foi o disponibilizado pela organização do festival. Para quem vai de carro, e sai de Lisboa pelo IC19, sai para Alfragide Norte (não a primeira zona industrial mas a seguinte saída), encosta à esquerda, contorna a rotunda vai pela segunda saída e no final da estrada vira á esquerda. passando o campo encontra o estacionamento e o edifico do festival do lado direito.