17 outubro, 2021

«Bottoms Up» excluido dos PBDA!

Bem diz, e com razão, um ditado popular que o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. Quase que se aplica aos Prémios de Banda Desenhada da Amadora - PBDA. Há uma semana atrás tinha aqui publicado a listagem dos nomeados deste ano, e ainda o festival não abriu portas e já houve desenvolvimentos.
 
Rodolfo Mariano, autor de «Bottoms Up», socorreu-se das redes sociais para revelar que solicitou que a sua obra, nomeada para a categoria de Melhor fanzine/edição independente, fosse retirada do concurso. A razão, válida acrescento eu, prende-se com o facto desta obra preencher os requisitos necessários para ser admitida na categoria principal, de Melhor Obra de Autor Português, uma vez que se trata de uma edição da Associação Chili com Carne, assinada por autor português, com 64 páginas de banda desenhada, registo de ISBN n.º 978-989-8363-44-2, depósito legal e distribuição comercial, não podendo como tal ser considerado com um fanzine. 
 
O autor resolveu não aceitar aquilo que considera ser uma "despromoção". O assunto foi resolvido pela organização/júri dos PBDA com a simples exclusão da obra na categoria em que se encontrava nomeada. A categoria de Melhor fanzine/edição independente concorre agora apenas com 4 nomeados.
 
É mais um caso a que nos já habituamos nos PBDA. O deste ano ilustra bem aquilo que eu penso: o júri não deve ler as todas as obras que nomeia, preocupa-se apenas em apresentar uma listagem de obras e autores candidatos diversificada, para dar a imagem de uns prémios plurais, ou como alguém já aqui disse "para preencher quotas". Só assim se justifica, por exemplo a gritante ausência do excelente e poético «Apesar de Tudo» na categoria de Melhor Obra Estrangeira ou a inexplicável nomeação do «Vida de Adulta» na categoria de Melhor Edição Portuguesa de BD. sem que nada o justifique. Portanto nada de novo para os lados da Amadora, onde os respectivos prémios em vez de credíveis tornaram-se risíveis!

3 comentários:

Antonio disse...

E a 4 dias da abertura continuamos sem lista de autores presentes (provavelmente, nenhuns...), lançamentos, iniciativas, sessões de autógrafos, etc., etc... amadora bd, o nome diz tudo... (a caixa baixa é propositada)....

Anónimo disse...

Está tudo no site amadorabd.com António...

O Estranho disse...

@António

Está tudo no site do AmadoraBD:

- Autores, um mês antes da abertura;
- Horários/Programa, uma semana antes da abertura-

Desde DÉCADAS que tal não acontecia.

Criticar (negativamente) sem razão, também não: não é justo.