17 novembro, 2021

Páginas Pe(r)didas!

Para quem já leu o mais recente álbum do Astérix, Astérix e o Grifo, certamente deve ter ficado com a sensação que faltava ali qualquer coisa no inicio da história, porque uma vez que passada a introdução do diálogo de César e o seu geógrafo, e ao contrário do que é habitual em anteriores aventuras, no inicio não encontramos os nossos heróis na sua aldeia, mas sim numa estepe gelada, já no fim daquela que entendemos que foi uma longa viagem. E esta famosa vinheta que foi inicialmente divulgada e que escondia o segredo da nova aventura nem sequer encontramos nas páginas do álbum.
 
 
Foi uma publicação do livreiro Manuel Jesus no grupo BD Portugal, ajudou a perceber o motivo. A famosa vinheta encontra-se incluída numa prancha que, por decisão dos autores, não foi  incluída no novo álbum. Esta prancha foi utilizada sim como página promocional para apoiar as livrarias físicas em França. Na compra do álbum, era oferecida como um página extra da história.
 
Cá em Portugal, a editora ASA, logo no início do ano, fez a distribuição de cartazes e da página junto das livrarias numa acção promocional de divulgação do álbum na sequência da sua divulgação na comunicação social. A verdade é que a distribuição das páginas passou despercebida, até porque havia a ideia que certamente viria incluída no álbum. A verdade é que não foi. A sua ausência não belisca a leitura e a compreensão da história, apenas ajudava a enquadrar melhor o início desta aventura por terras distantes. Seja como for, para quem gosta dos inícios das histórias na aldeia gaulesa, publico aqui a “página perdida”. 
 
E continuando com o tema das "páginas perdidas", aproveitando igualmente uma conversa que surgiu no grupo BD Portugal, acerca da edição da Goody d'As Melhores Histórias de Donald e Patinhas, por Don Rosa, o Nuno Redondo, disponibilizou a página 157 completa, uma vez que a publicada no livro encontra-se com tiras em falta. Os interessados podem descarregar a página aqui.

Sem comentários: