11 outubro, 2022

Lançamento LEVOIR: «Clássicos da Literatura em BD» - vol. 21: Os Miseráveis - parte dois

Ainda não é desta que a LEVOIR nos surpreende, mas os leitores dos clássicos da literatura em banda desenhada podem estar satisfeitos porque duas semanas depois do lançamento da primeira parte da adaptação de Os Miseráveis, de Vitor Hugo, chega hoje às livrarias a segunda parte, correspondente ao 21º volume da colecção.

Neste segundo volume, o autor continua a relatar o relacionamento conflituoso da população com o Estado e a atitude arbitrária da polícia. A história tem como cenário a França no século XIX, época de grande tumulto.

Jean Valjean e Cosette continuam a esconder-se do inspetor Javert que os encontra em Paris. Valjean consegue abrigo num convento onde passa a trabalhar como jardineiro e Cosette torna-se uma das jovens internas no colégio.  Na obra, as injustiças sociais são denunciadas, evidenciando o motivo que podem levar as pessoas ao crime. O pobre não deve ser excluído por não ter património material ou até cultural, pois o indivíduo não deve ser julgado pelo que tem, mas pelo que é. O criminoso pode ser uma vítima do meio. Ele não é criminoso apenas por ser criminoso, mas pelas circunstâncias que o obrigaram a seguir aquele rumo. As pessoas não nascem más, são condicionadas ao mau. Muitas vezes, pela falta de escolha ou por não terem tido o direito a preferência pessoal.

O argumento é de Daniel Bardet e os desenhos de Bernard Capo.

Ficha técnica:
Os Miseráveis - parte dois
Colecção «Clássicos da Literatura em BD» - Livro 21
Adaptação de Daniel Bardet e os desenhos de Bernard Capo
Capa dura, formato 210 x 285 mm, cores, 64 págs.
ISBN 9789896828998
PVP: € 13,90
Edição LEVOIR
 

Sem comentários: