21 outubro, 2022

Respira-se BD nas paredes do Amadora BD!

Já tive ontem oportunidade de passar pelo AMADORA BD para um primeiro olhar, e deve dizer que gostei bastante do que vi. Em termos de arrumação do espaço nada de novo, com o núcleo central exclusivamente dedicado às exposições e a uma tenda enorme para a zona comercial. O espaço desta é que pareceu melhor organizado, com as lojas comerciais dispostas lateralmente, e os autógrafos e apresentações arrumados em cada topo. O espaço central é de circulação. Simples e funcional. As três dezenas de novidades a juntar às duas centenas de lançamentos que aconteceram ao longo do ano enchem as prateleiras!

Logo ali a primeira surpresa deste festival. Há uma nova editora de BD. O grupo Penguin Random House, anuncia a sua chancela IGUANA, dedicado às novelas gráficas. O seu primeiro título de BD é O seu nome é Banksy, de Francisco Matteuzzi e Marco Maraggi, uma busca incessante pela identidade do artista contemporâneo mais enigmático dos nossos tempos. Lançamento a 7 de Novembro.

Sigo para as exposições. Posso já dizer que estão um mimo! Logo assim dou 5 estrelas! Quem entra no edifício tem logo o já icónico corredor com o néon BD ao fundo. Experimentem entrar na primeira porta à direita. Somos recebidos na sala de estar de Julien Dubois e a partir é uma viagem imersiva nas páginas de cada livro. Em cada sala/exposição respiramos o ambiente da cada história. As dezenas de originais expostos são um regalo para a vista. E tudo devidamente enquadrado por objectos, cores, pormenores, num excelente trabalho das equipas de cenografia. Respira-se BD por todas as paredes. Saímos do edificio das exposições mais ricos do que entramos, e sentimo-nos uns privilegiados. Acreditem que vale a vista! 
 
Ficam algumas fotos, mas não muitas para não vos estragar a surpresa da descoberta!

Sem comentários: